Questões de Artes da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A partir da imagem e das informações apresentadas acima e no que se refere ao uso da cor em projetos de design, assinale a alternativa correta.

  • A. Considera-se cores-luz primárias: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • B. No processo subtrativo são consideradas cores-pigmento básicas: o amarelo, o magenta e o cyan.
  • C. As três cores-luz primárias projetadas em igual intensidade produzem uma luz negra (preto).
  • D. Consideram-se primárias as cores que são formadas pela soma de outras cores.
  • E. As cores complementares ocupam posições laterais na construção de círculos cromáticos.

Um designer gráfico precisa ter consciência de todo o processamento existente para definir as cores que serão utilizadas para impressão final do projeto. Com base nessa afirmativa, observando o círculo cromático, assinale a alternativa correta.

  • A. As cores básicas da mescla subtrativa são o vermelho, o verde e o azul.
  • B. Na síntese subtrativa, ao misturar o amarelo com o ciano obtém-se o vermelho.
  • C. A síntese aditiva é o conjunto de cores que é utilizada em impressões.
  • D. Na síntese aditiva, misturamos pigmentos coloridos que atuam como seletores ou filtros de luz.
  • E. Em condições ideais, a mistura subtrativa das cores primárias dá como resultado o preto.

Em relação ao uso e técnica da cor, assinale a alternativa correta.

  • A. A capacidade de refletir a luz é uma propriedade de algumas cores.
  • B. A saturação da cor varia de acordo com a quantidade de preto contido na cor.
  • C. A saturação da cor é um fenômeno que acontece quando a cor tem sua força máxima, sem a necessidade de adição de branco ou preto.
  • D. Quanto maior a porcentagem de branco existente em uma cor, menor será sua capacidade de reflexão.
  • E. Qualquer alteração em uma das três dimensões da cor (matiz, tonalidade e saturação) não interfere nas propriedades das outras duas.

No início da fabricação do papel eram inúmeros os formatos existentes. Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de padronização dos formatos. O padrão internacional para tamanho de papéis ISO 216 é com base no padrão alemão DIN 476.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. A maior parte dos tamanhos padronizados de papéis recebem nomes acompanhados por números. O tamanho do papel tende a ser maior à medida que o número do nome do papel aumenta, como do A3 para o A4.
  • B. No decorrer do século XX, o padrão internacional foi adotado em todos os países do mundo, incluindo EUA e Canadá, países que também adotaram inteiramente o sistema métrico.
  • C. Por terem todos a mesma proporção, o padrão ISO 216 facilita o redimensionamento de documentos entre seus tamanhos, prevenindo perda de imagem.
  • D. Os atuais padrões de papel no Brasil derivam dos formatos tradicionais Letter, Legal e Tabloide.
  • E. Onde vigora o padrão ISO, a espessura e densidade de um papel é expressa em gramas por centímetro quadrado (g/cm²), unidade batizada de gramatura.

Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os tipos móveis utilizados séculos antes na Coréia e na China configuravam a alternativa “artesanal” ao difícil trabalho do copista secular.
  • B. A tipografia trata igualmente um título e um texto, sem preocupação com o tipo, tamanho ou cor.
  • C. Existem regras para o uso de fontes tipográficas na composição de projetos gráficos.
  • D. A moda e as tendências colocam em evidência tipos novos, o que faz com que os tipos mais clássicos sejam cada vez menos utilizados.
  • E. Nos últimos anos, verificou-se o renascimento da caligrafia, técnica que está assumindo um lugar muito importante nos materiais utilizados em projetos gráficos.

Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. Com surgimento no mercado de sistemas de escaneamento de alto rendimento e de baixo custo, a fotografia digital e os sistemas de impressão digital em larga escala não estão interferindo nas habilidades que o mercado exige dos designers gráficos.
  • B. Muitas dessas profissões, algumas com altíssimo grau de especialização, estão desaparecendo ou tiveram que mudar rapidamente seu campo de atuação.
  • C. A área denominada pré-impressão, como etapa preparatória dos processos de impressão, tende a se consolidar, cada vez mais, no mercado de trabalho.
  • D. Alguns programas de informática usados habitualmente incluem sistemas automáticos de fechamento de arquivos, sem permitir detecção de erros.
  • E. A grande pressão exercida pelas exigências por prazos e por melhores custos fazem com que a maioria dos profissionais de design gráfico não precisem assumir, como parte de sua atuação, tudo aquilo que era de responsabilidade de dezenas de outros profissionais.

A tendência do homem ocidental é ler da esquerda para a direita e do alto para baixo. O movimento da leitura tem começo em algum ponto um pouco acima do centro da página, para depois percorrê-la. O ponto assinalado com um círculo na imagem recebe o nome de:

  • A. área principal.
  • B. área secundária.
  • C. área morta.
  • D. centro óptico.
  • E. centro geométrico.

Tendo como base a lista técnica de verificação do documento, assinale a alternativa correta.

  • A. Os elementos que não devem ser cortados pelo refile ficarão localizados respeitando-se uma margem de 3 a 5 mm para fora da borda da folha.
  • B. As medidas da folha devem corresponder às medidas do produto ainda não refilado.
  • C. As imagens e textos devem localizar-se dentro da folha, mesmo quanto aos sangrados.
  • D. Qualquer elemento impresso que deva chegar até a borda do papel no produto terminado deverá estar no limite da borda.
  • E. Não devem existir objetos na área de trabalho ao redor da folha. Os gráficos e textos colocados nessa área durante a criação da peça devem ser eliminados para evitar confusão no momento da execução dos fotolitos.

Acerca da lista técnica de verificação na paginação, assinale a alternativa correta.

  • A. As imagens devem ser inseridas a partir dos arquivos originais correspondentes.
  • B. Os elementos com mais de duas cores em gradiente, efeitos de lente, sombras ou texturas não precisam ser convertidos em bitmap.
  • C. Objetos muito complexos (com mais de mil nós), geralmente produzidos pela conversão de texto em curvas ou traçado automático de bitmaps podem ser utilizados sem restrição.
  • D. Para garantir que uma linha possa ser copiada em uma chapa, em condições ótimas, essa deve ter uma espessura mínima de 1 ponto.
  • E. Mudanças de tamanho ou rotações imperceptíveis (estender a 100,1%, girar 0,01o) que não produzem mudanças visíveis, não causam problemas ao se processar um arquivo.

A respeito da lista técnica de verificação das cores, assinale a alternativa correta.

  • A. Para compor uma cor desejada (CMYK) é possível combinar as quatro cores possíveis, sem problemas de registro durante a impressão.
  • B. A sobreposição de quatro cores, em percentual elevado, não causa danos ao resultado final de um trabalho impresso.
  • C. Se a impressão for em quadricromia, é preciso verificar se não há valores marcados como tintas de cor sólida (Pantone® ou outras).
  • D. Trabalhos com textos em corpos muito pequenos (menos de 9 pontos) ou linhas muito finas (menos de 1 ponto) podem ser impressos em qualquer qualidade.
  • E. Ao se usar a escala Pantone® em um trabalho não há a necessidade de se informar à gráfica qual o número de código da tinta a ser utilizada no processo de impressão.
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