Questões de Artes da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Artes da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Egito nos deixou uma riquíssima produção cultural, destacando o aspecto religioso que tudo orientava. Durante o reinado de Ramsés II, no século XIII a. C., foram construídos dois templos, dedicados à deusa Hator, como forma de demonstrar todo poder político do faraó, com estátuas gigantescas e imensas colunas comemorativas de suas conquistas. Os templos construídos durante o reinado de Ramsés II foram

  • A. o templo de Carnac e o templo de Luxor.
  • B. o templo de Ramsés II e o templo de Carnac.
  • C. o templo de Abu‐Simbel e o templo de Ramsés II.
  • D. o templo de Abu‐Simbel e o pequeno templo de Abu‐Simbel.

Em 1989 o arquiteto chinês Ieoh Ming Pei construiu na entrada do Museu do Louvre a Pirâmide do Louvre, que hoje faz parte do patrimônio cultural da França. São características da Pirâmide do Louvre construída em

  • A. metal e vidro, com 22 metros de altura.
  • B. pedra, seguindo o exemplo das pirâmides do Egito.
  • C. ferro com espaços vazados, como a torre Eiffel, mede 50 metros de altura.
  • D. concreto armado com 20 metros de altura; apresenta vitrais em forma de losangos e paredes com 50 cm de largura.

O Partenon é um templo construído em homenagem à deusa Atena. A construção assinala o apogeu da arquitetura grega. O corpo das colunas era grosso e firmava‐se diretamente no degrau mais elevado. O capitel era muito simples. A arquitrave era lisa e se apoiava diretamente nas colunas. De acordo com as características apresentadas, o Partenon foi construído no estilo arquitetônico grego denominado:

  • A. Ordem Jônica.
  • B. Ordem Dórica.
  • C. Ordem Coríntia.
  • D. Ordem Arcaica.

“Os conteúdos relativos às culturas negra, afro‐brasileira e indígena brasileira devem ser trabalhadas com os alunos sem cair no estereótipo, ou seja, de modo a valorizar essas culturas.” Considerando esta afirmativa, podem ser adotadas práticas como:

  • A. A cultura negra deve ser abordada somente em conjunto com a cultura europeia.
  • B. A temática étnico‐raciais deve ser abordada somente nas aulas de arte, em datas comemorativas.
  • C. Apresentar imagem que apresente as situações onde negros, afrodescendentes e indígenas se apresentem subjugados.
  • D. Apresentar obras que contenham histórias de reis e rainhas negros, deuses africanos e indígenas, bem como mitos afro‐brasileiros e indígenas. 

O movimento muralista mexicano, ocorrido logo após a Revolução Mexicana em 1910, até hoje é considerado a grande mobilização social da América Latina no século XX, que possibilitou uma arte pública e coletiva. Os três grandes pintores da Revolução que utilizaram a pintura “muralistas” para pintar mensagens de luta à população, foram:

  • A. Clemente Orozco; David Siqueiros; e, Diego Rivera.
  • B. Gustavo Montoya; Diego Rivera; e, Ignácio Barrios.
  • C. Ernesto Garcia Cabral; Julio Galan; e, Pancho Flores.
  • D. Ignácio Aguirre; Mário Almela; e, José Luis Figueroa.

O impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os quadros impressionistas apresentavam:

  • A. Artistas em estúdios e retratos.
  • B. Temas históricos e de denúncia.
  • C. Crítica ao sistema de governo e temas religiosos.
  • D. Paisagens de Paris, bailarinas e imagens da vida moderna.

Quem primeiro explicou cientificamente a coloração dos corpos foi Isaac Newton (1643‐1727) denominando‐a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências Newton concluiu que os corpos

  • A. possuem diferentes cores em sua composição química que se retrata na presença da luz.
  • B. não possuem cores próprias, absorvem as faixas de luz colorida, sempre refletindo uma das cores.
  • C. aparecem com diferentes cores por refletir a cor que lhe são próprias seja na presença da luz ou não.
  • D. aparecem com diferentes cores que lhe são próprias, sob a luz branca, porque refletem algumas de suas faixas coloridas mais fortemente que as outras.

O quadro “Bananal”, pintado no ano de 1927, retrata a paisagem tropical e a população negra no Brasil. Este quadro foi pintado pelo artista lituano:

  • A. Lasar Segall.
  • B. Eliseu Visconti.
  • C. Almeida Junior.
  • D. Antonio Gomide.

No texto “Segredos da África”, o ator e diretor de teatro africano, nascido em Mali, Sotigui Kouyaté, conta algumas histórias de seu povo e fala sobre a importância de homens e mulheres que são “guardiões da tradição e da cultura africana”, que transmitem essa cultura por meio de histórias passadas de geração para geração. A esses guardiões é dado o nome de:

  • A. Sotis.
  • B. Dortis.
  • C. Griots.
  • D. Priots.

Nesta obra Klimt utilizou pequenas áreas de cor e tinta feita de ouro para esconder o corpo da modelo, formando uma espécie de manto que deixa visível apenas o rosto, os ombros e as mãos. Estes desenhos que se repetem como em um mosaico nas obras de Klimt acompanham as tendências do movimento:

  • A. Art Déco.
  • B. Futurismo.
  • C. Art Nouveau.
  • D. Neoclassicismo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...