Questões de Artes da SOLER Instituição Soler de Ensino

Lista completa de Questões de Artes da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Não diz respeito a Arte e a Cultura Egípcia:

  • A.

    A construção de pirâmides.

  • B.

    Os hieróglifos; a escrita como ornamento.

  • C.

    A “Lei da Frontalidade”; a frontalidade das figuras existente na pintura.

  • D.

    A busca incessante pela perfeição e o naturalismo.

“Em 1917, o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) enviou esta obra para o Salão dos independentes, em Nova York, onde haveria um concurso de arte. A obra, à qual Duchamp deu o título de Fonte, é um mictório invertido. Ele assinou a peça usando um pseudônimo. O trabalho foi desclassificado, mas o gesto de Duchamp entrou para a história”.

O fato de o artista tirar um objeto da sua função original, atribuindo-lhe em seguida um novo significado faz com que em arte o mesmo receba o nome de:

  • A.

    instalação.

  • B.

    objeto de arte; ready-made.

  • C.

    assemblage.

  • D.

    performance.

“Buscando inspiração da África, ele descobriu, nas máscaras de madeira e folhas, na policromia das esculturas e nas pinturas corporais, toda a força da arte negra, fazendo do seu trabalho uma obra-prima do Modernismo”. O trecho acima se refere a:

  • A.

    Cardosinho.

  • B.

    Da Vinci.

  • C.

    Picasso.

  • D.

    Portinari.

Qual o autor do mural “Guernica”, que representa os horrores da guerra civil espanhola de 1937?

  • A.

    Leonardo da Vinci.

  • B.

    Pablo Picasso.

  • C.

    Cândido Portinari.

  • D.

    Velásquez.

A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. É considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu um estatuto de ícone cultural, a par da Mona Lisa de Leonardo da Vinci. O texto acima diz sobre:

  • A.

    O grito, de Munch.

  • B.

    A criação do homem, de Michelângelo.

  • C.

    O nascimento de Vênus, de Botticelli.

  • D.

    O homem amarelo, de Anita Malfatti.

Ele criou ideias de que a partir de um ponto no espaço o dançarino poderia torcer dobrar, esticar o tronco e outras partes do corpo para frente e para trás; mostrou que outras direções deveriam ser exploradas em todos os sentidos. Suas propostas estão presentes ainda hoje nos estudos e treinamentos de muitos educadores e artistas da dança em vários países. Estamos falando de:

  • A. Mikail Baryshnikov.
  • B.

    M.Rambert.

  • C.

    Rudolf Laban.

  • D.

    Rudolf Dalcroze.

As manifestações culturais brasileiras expressam características herdadas, principalmente, dos indígenas nativos, dos colonizadores europeus e dos negros africanos trazidos como escravos.

Identifique a manifestação popular mais diretamente vinculada à herança cultural dos negros africanos.

  • A.

    Bonecos Gigantes, em Pernambuco.

  • B.

    Farra do Boi, em Santa Catarina.

  • C.

    Afoxé Filhos de Gandhi, na Bahia.

  • D.

    Folia de Reis, em Minas Gerais.

O que justifica a inserção da arte no currículo escolar é:

  • A.

    Seu valor intrínseco como construção humana, como patrimônio comum a ser apropriado por todos.

  • B.

    A escolha de cada escola pela implantação da disciplina de arte no currículo.

  • C.

    O desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a organização de eventos na escola.

  • D.

    Realização de um trabalho de qualidade por parte dos educadores na formação de artistas.

O ponto é uma marca visível com contorno imperceptível. A linha é um traço contínuo, visível ou imaginário que separa dois planos.

O traço é uma linha ou conjunto de linhas que revela um movimento lento e progressivo.

As marcas correspondem a uma série de impressões deixadas pela passagem ou ação de alguém.

As manchas são zonas de contornos indefinidos que criam áreas de luz e sombra.

*Ponto, linha, traço, marcas e manchas compõem mais especificamente...

  • A.

    Uma fotografia.

  • B.

    Uma colagem.

  • C.

    Um desenho.

  • D.

    Uma instalação.

Em fevereiro de 1922 um grupo de jovens artistas, entre eles Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Mario de Andrade e Anita Malfatti, patrocinados por membros da elite paulistana, promoveu no Teatro Municipal de São Paulo, um evento que promoveu a renovação das artes no Brasil. Esse evento é lembrado como:

  • A.

    Semana de Arte Moderna.

  • B.

    Semana da Contestação.

  • C.

    Revolução Cultural.

  • D.

    Revolução Paulista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...