Questões de Artes da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

De que período é essa imagem?

  • A. Renascimento
  • B. Maneirismo
  • C. Classicismo
  • D. Romantismo

No livro Conceitos Fundamentais da História da Arte (1989), Wolfflin divide as formas gerais de representação em cinco pares de conceitos: forma aberta e forma fechada; linear e pictórico; plano e profundidade; pluralidade e unidade; e clareza e obscuridade. De acordo com essa conceituação a gravura de Goya apresenta:

  • A. forma fechada, pictórica, profundidade, pluralidade e clareza.
  • B. forma aberta, clareza, pluralidade, unidade e pictórico.
  • C. forma aberta, pictórico, linear, obscuridade e unidade.
  • D. forma fechada, linear, plano, clareza, unidade.

 

Estendendo as colocações do texto para o trabalho em sala de aula, a função prioritária da imaginação, no processo de ensino/aprendizagem da arte, seria a de propiciar ao aluno a

  • A. imaginação de formas artísticas autênticas para o mercado de arte.
  • B. criação de significações pessoais acerca da arte e do mundo.
  • C. criação de soluções plásticas inovadoras para as propostas sugeridas pelo professor.
  • D. imaginação de situações criativas para o seu cotidiano escolar.

Com base no texto, conclui-se que o processo criador se realiza por meio de duas ações fundamentais, que contemplam

  • A. abstrair e criar.
  • B. intuir e contemplar.
  • C. elaborar e configurar.
  • D. pensar e sentir.

No ensino de artes visuais, o processo de avaliação mediadora tem por intenção

  • A. promover melhores oportunidades de desenvolvimento dos alunos e de reflexão crítica da ação pedagógica, mediante desafios intelectuais, artísticos e estéticos.
  • B. averiguar o desempenho artístico dos alunos, com base nos resultados estéticos e cognitivos obtidos por meio de avaliações críticas e pontuais.
  • C. aferir os processos cognitivos, estéticos e artísticos dos alunos, por meio da análise criteriosa e específica dos trabalhos artísticos e estéticos.
  • D. propiciar situações de acolhimento, afeto e diálogo entre alunos e professores, por meio de ações pedagógicas quantitativamente distribuídas em atividades artísticas e intelectuais

No ensino pós-moderno de artes visuais, a autoavaliação é uma importante ferramenta no processo de avaliação, pois propicia ao aluno

  • A. tomada de consciência sobre seu processo de aprendizagem, de se perceber aprendendo e de querer aprender mais.
  • B. capacidade de se conhecer como produtor de arte e de desejar continuar aprendendo cada vez mais para ser um artista.
  • C. percepção da sua capacidade de auto-aprender sobre os processos de aprendizagem artística, conscientizando- se mediante a vivência da arte.
  • D. conscientização do seu processo de auto-aprendizagem sobre a arte, despertando sua percepção para aprender cada mais.

Em um trabalho pedagógico de artes visuais, o exercício reflexivo e crítico sobre essa notícia favorece a compreensão

  • A. da cor rosa como a preferida das mulheres com câncer de mama.
  • B. das representações visuais do feminino em nossa cultura.
  • C. da necessidade urgente de estabelecer uma cor como símbolo do feminino.
  • D. da expressividade da cor rosa na arte contemporânea de artistas feministas.

Segundo Ostrower (1983, p.235), “o vermelho, o verde, ou qualquer outra cor, pode vir a ter significados múltiplos e até bem diversos, uma vez que a expressividade da cor dependerá das funções que desempenhe”. Segundo esse entendimento, a cor desempenha uma função conceitual e informativa de caráter

  • A. objetivo
  • B. direto
  • C. dispersivo
  • D. subjetivo

 

A imagem que se vê é uma fotografia de uma performance. O resultado da composição apresenta uma

  • A. verticalização da composição com eixo descentralizado, recurso muito usado no barroco.
  • B. espacialização elíptica de linhas em torno da figura principal, reforçando o efeito dramático do romantismo.
  • C. composição piramidal de equilíbrio estático, esquema clássico do Renascimento.
  • D. acentuação do rebatimento geometrizado para enfatizar o contaste claro/escuro da composição maneirista.

Observe o diálogo de formas e os jogos das linhas que estruturam a cadeira red and blue do arquiteto holandês Gerrit Rietveld e responda.

Em que estilo da arte moderna essa cadeira é inspirada?

  • A. Artes e ofícios
  • B. Suprematismo
  • C. Cubismo
  • D. Fauvismo
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...