Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os valores de enquadramento marcam a amplitude do espaço que ocupam as figuras representadas na imagem e determinam os tipos de planos. As distintas classificações de plano dependem da parte representada do personagem e do espaço que há acima e abaixo dele. Acerca disso, assinale a alternativa que corresponde ao plano americano.
O marco inferior do quadro pode cortar desde a cintura até o peito.
O marco inferior situa-se na altura dos joelhos do personagem representado.
O enquadramento restringe-se do ombro à cabeça.
Apresenta o corpo inteiro sem nenhum espaço, nem abaixo nem acima.
Representa grandes cenários.
A representação de uma duração de tempo é uma opção discursiva do texto fotográfico e pode estar relacionada com a transmissão ou não da sensação de movimento em uma fotografia. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
A respeito dos elementos da perspectiva, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Segundo as normas da ABNT, quais as dimensões do formato final de papel que correspondem ao tamanho A2?
841 x 1189 mm
105 x 148 mm
594 x 841 mm
420 x 594 mm
1189 x 1682 mm
O processo de renderização permite obter imagens fotorrealísticas de alta qualidade. Renderizar é um dos processos mais demorados de um projeto, devido aos ajustes de iluminação e material. Para economizar tempo, o AUTOCAD possui ferramentas com as quais se renderiza apenas uma parte da imagem ou um determinado objeto como teste, até alcançar os resultados desejados. Acerca disso, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.1 – 2 – 3 – 4 – 5.
5 – 4 – 3 – 1 – 2.
3 – 5 – 2 – 1 – 4.
3 – 1 – 4 – 5 – 2.
2 – 1 – 4 – 3 – 5.
No programa AutoCad, podemos inserir luzes no trabalho que estamos realizando. Sobre luz do ambiente (Ambient Light), assinale a alternativa INCORRETA.
É a luz de fundo de um ambiente que gera uma iluminação constante em todas as superfícies do desenho.
A luz projetada vem da direção frontal.
Pode-se ajustar a sua intensidade, diminuindo ou aumentando sua quantidade ou até eliminá-la completamente.
Essa luz por si só não produz imagens realísticas.
Desligando-a, é como se o desenho se encontrasse num ambiente completamente escuro.
Na construção de um desenho de retrato, utilizam-se como método auxiliar medições comparativas entre as partes que compõem o todo. No caso de um retrato em posição frontal, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Um desenho realizado só com linhas não costuma ser suficiente para definir a volumetria do representado. Para moldar as formas, o sombreado constitui o recurso mais utilizado nos manuais de desenho. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
O sombreado pode ser considerado como a técnica de representar no desenho o fenômeno das sombras.
Com cada uma das técnicas materiais de desenho utilizam-se diferentes modos de construir e aplicar as sombras.
Quanto à sua relação com a experiência visual na percepção de luzes, pode-se afirmar que em geral o sombreado dos desenhos ou pode representar uma luz concreta produzida por um foco de luz, ou pode ser totalmente convencional, seguindo um critério racional e não um critério perceptivo.
A utilização de luzes e sombras auxilia o desenhista a conseguir profundidade no desenho.
Na escala de valores obtida entre o branco e o negro, pode-se dizer que são doze as variáveis tonais distinguíveis ao olho humano.
As técnicas visuais oferecem ao desenhista uma ampla paleta de meios para a expressão visual do conteúdo. Acerca do tema, assinale a alternativa INCORRETA.
O equilíbrio pode ser conseguido de duas maneiras, simétrica e assimetricamente.
A regularidade no desenho consiste em favorecer a uniformidade de elementos, o desenvolvimento de uma ordem baseada em algum princípio ou método sobre o qual não se permitem desvios.
A unidade é um equilíbrio adequado de elementos diversos em uma totalidade que é perceptível visualmente.
A economia é a técnica de expressar a compatibilidade visual, desenvolvendo uma composição dominada por uma aproximação temática uniforme e consoante.
A agudeza, como técnica visual, está intimamente ligada à claridade do estado físico e à claridade da expressão. Através de contornos precisos, o efeito final é nítido e fácil de interpretar.
A forma e a orientação da sombra exprimem tanto a localização da fonte de luz quanto a direção de seus raios. Observe os desenhos abaixo e numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta s seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.4 - 2 - 3 - 1 - 5.
5 - 1 - 2 - 4 - 3.
2 -–4 - 3 - 5 - 1.
5 - 2 - 1 - 3 - 4.
4 - 5 - 1 - 2 - 3.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...