Questões de Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quais combinações de cores do padrão CMYK devem ser utilizadas para a reprodução das três cores primárias do sistema aditivo?

  • A.

    C =100 / M = 0 / Y = 0 / K = 0

    C = 0 / M = 100 / Y = 0 / K = 0

    C =0 / M = 0 / Y = 100 / K = 0

  • B.

    C =100 / M = 0 / Y = 0 / K = 0

    C = 100 / M =100 / Y = 0 / K = 0

    C = 100 / M = 0 / Y = 100 / K = 0

  • C.

    C = 0 / M = 100 / Y = 100 / K = 0

    C = 100 / M = 100 / Y = 0 / K = 0

    C = 100 / M = 0 / Y = 100 / K = 0

  • D.

    C = 0 / M = 100 / Y = 100 / K = 0

    C = 100 / M = 100 / Y = 0 / K = 0

    C =0 / M = 0 / Y = 100 / K = 0

  • E.

    C = 0 / M = 100 / Y = 100 / K = 0

    C = 0 / M = 100 / Y = 0 / K = 0

    C = 100 / M = 0 / Y = 100 / K = 0

Conforme a teoria e os sistemas de cores, é correto afirmar que

  • A. a correlação entre as cores de escala, obtidas pelo processo de quadricromia, e as cores especiais é precisa.
  • B. a combinação de uma cor primária e de uma cor secundária gera uma cor quarternária.
  • C. matizes que se encontram próximas em um disco de cores são complementares.
  • D. na hexacromia são adicionados azul e verde às cores de seleção.
  • E. a combinação de duas cores primárias aditivas resulta em uma cor primária subtrativa.

Quais elementos caracterizam uma fonte de estilo moderno?

  • A. Presença de serifas inclinadas nas letras em caixa-baixa, ênfase humanista, transição finogrosso moderada nos traços.
  • B. Presença de serifas inclinadas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição finogrosso moderada nos traços.
  • C. Presença de serifas horizontais e finas nas letras em caixa-baixa, ênfase humanista, transição fino-grosso moderada nos traços.
  • D. Presença de serifas horizontais e finas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição fino-grosso radical nos traços.
  • E. Presença de serifas horizontais e grossas nas letras em caixa-baixa, ênfase racionalista, transição fino-grosso ausente nos traços.

A escolha da tipografia em uma composição gráfica obedece, usualmente, a três relações entre as fontes. Para a construção de uma relação concordante, é necessário utilizar somente uma _________ de fontes. Para uma composição em que os tipos estejam em _________, são utilizadas fontes de _________ distintas, mas de mesma _________. No caso de uma relação _________, deve-se optar pelo uso de fontes de famílias e estilos distintos.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. família ‒ harmonia ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • B. família ‒ conflito ‒ famílias ‒ categoria ‒ contrastante
  • C. família ‒ conflito ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • D. categoria ‒ harmonia ‒ categorias ‒ família ‒ opositiva
  • E. categoria ‒ conflito ‒ famílias ‒ categoria ‒ contrastante

Assinale a alternativa que NÃO expressa diretrizes do Estilo Internacional.

  • A. Uso de grid ou grades para composição dos layouts.
  • B. Padronização de materiais gráficos e criação de identidades visuais.
  • C. Destaque de parágrafos por linhas em branco e não por uso de recuos.
  • D. Priorização dos alinhamentos de textos.
  • E. Uso de ornamentos e afrescos.

Assinale a alternativa em que todos os itens apresentados são elementos essenciais para a construção do modelo de uma página de um periódico.

  • A. Margens – grade – colunas –medianizes – fólio
  • B. Margens – colunas – medianizes – título – corpo do texto
  • C. Título – subtítulo – fotografia – legenda – corpo do texto
  • D. Título – versalete – fólio – capitular – colunas
  • E. Margens – área de corte – fólio – texto – lombada

Considerando os princípios básicos da editoração para meios impressos ou digitais, analise as afirmativas a seguir.

I → A legibilidade de um material está relacionada às escolhas para criação do layout, levando em conta a construção das grades. A definição do tamanho das colunas não tem relação com as escolhas tipográficas, pois a fonte pode ser aumentada ou diminuída para se obter um comprimento de linha e de entrelinhamento adequado à leitura.

II → Para o projeto do design de uma página digital, deve-se considerar não apenas a tipografia e o layout, mas os modos de exibição e navegação do conteúdo. As diferentes formas de acesso a umconteúdo podem interferir em sua usabilidade e legibilidade, sendo mais usual a utilização de grades modulares ou hierárquicas para produtos digitais.

III → A transposição de um layout criado para um meio impresso para um dispositivo digital requer algumas habilidades do designer, como, por exemplo, adaptar as grades, os tamanhos de fontes e a resolução das imagens. A forma como o leitor irá interagir com o conteúdo, bem como o tipo de dispositivo utilizado não dizem respeito às premissas do designer.

 Está(ão) correta(s)

  • A. apenas I.
  • B. apenas II.
  • C. apenas III.
  • D. apenas I e II.
  • E. apenas II e III.

A concepção de uma peça gráfica e de seu layout parte,emumnível macro, da definição do ________, da________ e da grade. Emnível micro, estão as decisões referentes à ________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A. tamanho ‒ mancha gráfica ‒ página
  • B. tamanho ‒ colunagem ‒ página
  • C. formato ‒ colunagem ‒ tipografia
  • D. formato ‒ mancha gráfica ‒ tipografia
  • E. formato ‒ mancha gráfica ‒ página

Com relação aos conhecimentos de produção gráfica e preparação para impressão, associe os conceitos apresentados na coluna à esquerda às definições destacadas na coluna à direita.

A sequência correta é

  • A. 4 ‒ 2 ‒ 5 ‒ 1.
  • B. 5 ‒ 2 ‒ 4 ‒ 1.
  • C. 4‒ 1 ‒ 5 ‒ 2.
  • D. 4 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.
  • E. 5 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.

Sobre as características das cores, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

A sequência correta é

  • A. F ‒ V ‒ V ‒ V.
  • B. F ‒ V ‒ F ‒ V.
  • C. V ‒ V ‒ F ‒ F.
  • D. V ‒ F ‒ V ‒ V.
  • E. F ‒ F ‒ V ‒ F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...