Questões sobre Relações Pessoais

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Leia o trecho a seguir:
“Pode ser definido como os esforços conjuntos de um grupo ou sociedade visando à solução de um problema. Possibilita a troca de conhecimentos entre especialistas de diversas áreas, além de oferecer maior agilidade e dinamismo.” (Fonte adaptada: https://www.sbcoaching.com.br/)
Podemos afirmar que trata-se de uma descrição sobre:

    A) Trabalho em equipe.

    B) Relacionamento pessoal.

    C) Meios de comunicação.

    D) Retroalimentação.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma reclamação registrada por um cidadão significa um risco para a instituição e para os serviços públicos ofertados, pois sempre causa a abertura de um processo administrativo que leva à exoneração do servidor responsável.

II. Utilizar trajes incompatíveis com o ambiente profissional é um fator favorável ao bom atendimento em uma instituição pública, sendo recomendável que os servidores públicos adotem essa atitude.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma reclamação registrada por um cidadão significa um risco para a instituição e para os serviços públicos ofertados, pois sempre causa a abertura de um processo administrativo que leva à exoneração do servidor responsável.

II. Utilizar trajes incompatíveis com o ambiente profissional é um fator favorável ao bom atendimento em uma instituição pública, sendo recomendável que os servidores públicos adotem essa atitude.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma reclamação registrada por um cidadão significa um risco para a instituição e para os serviços públicos ofertados, pois sempre causa a abertura de um processo administrativo que leva à exoneração do servidor responsável.

II. Utilizar trajes incompatíveis com o ambiente profissional é um fator favorável ao bom atendimento em uma instituição pública, sendo recomendável que os servidores públicos adotem essa atitude.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. Dessa forma, a ética é o conjunto de normas socialmente estruturadas que definem como a natureza funciona e como os seres vivos interagem entre si.

    B) Sendo um produto histórico e social, a ética ilumina a consciência humana, à medida que sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social e definindo o que é virtude, o que é bom ou mal. A ética é, portanto, atemporal e sua definição independente dos indivíduos ou da sociedade, pois é um conceito natural.

    C) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão que utiliza os serviços ali prestados, está colaborando com os demais servidores, pois sua atividade pública é responsável pelo adequado funcionamento da entidade onde trabalha e seus serviços são úteis à sociedade.

    D) A esfera privada da vida dos servidores públicos não possui qualquer relação com a sua atuação profissional. Assim, um indivíduo que assume uma função pública pode, a qualquer momento, realizar atos contrários à moral, à ética ou às leis, inclusive contribuindo para comportamentos discriminatórios, desde que o faça fora do seu local de trabalho.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. Dessa forma, a ética é o conjunto de normas socialmente estruturadas que definem como a natureza funciona e como os seres vivos interagem entre si.

    B) Sendo um produto histórico e social, a ética ilumina a consciência humana, à medida que sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social e definindo o que é virtude, o que é bom ou mal. A ética é, portanto, atemporal e sua definição independente dos indivíduos ou da sociedade, pois é um conceito natural.

    C) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidadão que utiliza os serviços ali prestados, está colaborando com os demais servidores, pois sua atividade pública é responsável pelo adequado funcionamento da entidade onde trabalha e seus serviços são úteis à sociedade.

    D) A esfera privada da vida dos servidores públicos não possui qualquer relação com a sua atuação profissional. Assim, um indivíduo que assume uma função pública pode, a qualquer momento, realizar atos contrários à moral, à ética ou às leis, inclusive contribuindo para comportamentos discriminatórios, desde que o faça fora do seu local de trabalho.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor deve evitar tratar o visitante da organização de forma ética.

II. No atendimento ao usuário dos serviços, o servidor deve evitar dizer a verdade.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O servidor público deve cumprir com zelo as tarefas do cargo na instituição em que trabalha.

II. O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) O servidor público deve ser cortês, ter urbanidade, disponibilidade e atenção no exercício do seu trabalho. Deve, também, respeitar a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, nunca demonstrando preconceito ou distinção de raça, sexo, nacionalidade ou de qualquer outro tipo.

    B) Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços públicos e aperfeiçoar o processo de comunicação e contato com os cidadãos são atitudes incongruentes com a função de um servidor público no âmbito da instituição.

    C) No exercício do direito de greve, todos os servidores públicos devem manter-se desatentos em relação às exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. Assim, é possível garantir que os cidadãos estarão amparados em relação aos serviços públicos essenciais.

    D) O trabalho do servidor público é regido por princípios éticos que se materializam na prestação dos serviços de forma incongruente e despropositada, conforme determinam os princípios constitucionais da Administração Pública.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) Em uma instituição pública, todas as informações são sigilosas. Assim, é dever do servidor público resguardar tais informações e impedir que os dados sobre qualquer ação pública sejam de conhecimento dos cidadãos.

    B) É esperado que o servidor público tenha consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos e que a sua função exige que esse profissional busque realizar uma adequada prestação dos serviços à população.

    C) Ter domínio da norma culta da língua portuguesa é um fator prejudicial à qualidade do atendimento ao cidadão em uma instituição pública, pois a norma culta torna a comunicação incompreensível a qualquer indivíduo.

    D) No atendimento a um cidadão, o servidor público deve evitar utilizar uma linguagem clara ou fazer perguntas que permitam ao usuário dos serviços expor de forma clara suas necessidades ou demandas para a organização.

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