Questões de Atualidades

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  • A.

    valorizam a cultura do Centro-Oeste, seus mitos indígenas e lendas populares.

  • B.

    utilizam temas ecológicos expressos de forma abstrata e hiper-realista.

  • C.

    expressam temas regionais com linguagens próprias da arte moderna.

  • D.

    privilegiam grandes murais de tendências nativista.

  • E.

    retratam poeticamente temáticas locais, como o bovinocultura e a fauna pantaneira.

  • A.

    cientista Émile Durkheim, descobridor do gene causador de desvios de personalidade.

  • B.

    escritor holandês Émile Durkheim, autor do mais vendido best seller policial de todos os tempos.

  • C.

    professor de direito escocês Émile Durkheim, maior estudioso de crimes por quebra de sigilos de dados.

  • D.

    sociólogo francês Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da à sociologia autor do livro "O suicídio".

Em 1969, publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou o Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. Assinale a seguir, o nome desse escritor.

  • A.

    Henfil.

  • B.

    Ziraldo.

  • C.

    Jô Soares.

  • D.

    Monteiro Lobato.

  • E.

    Mauricio de Souza.

Considerando as relações entre a religião e a política no Brasil, julgue os itens a seguir.

As posições contra homossexuais, negros e indígenas, defendidas pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, encontram apoio irrestrito em toda a comunidade evangélica nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Após invadirem o nordeste brasileiro, os holandeses conquistaram o apoio de alguns importantes senhores de engenho e proprietários de terras. Esse apoio foi obtido com a ajuda de várias medidas empregadas pelo governo de Maurício de Nassau, dentre as quais podemos destacar

  • A.

    a introdução de novas técnicas de cultivo da cana e a organização de um governo democrático.

  • B.

    o estimulo à produção de diversas culturas, sem ênfase na exportação do açúcar, e ao desenvolvimento do mercado interno.

  • C.

    a tolerância religiosa e a distribuição dos lucros da Companhia das Índias Ocidentais entre a elite local.

  • D.

    a concessão de empréstimos e a taxação de impostos mais baixos que os cobrados por Portugal.

  • E.

    a urbanização das regiões dominadas e a igualdade de tratamento aplicada a holandeses, portugueses, judeus e negros.

“A Grécia contra os gregos” (Zero Hora, 13/02/12)

A onda de violência que toma conta da Grécia e que estampa a manchete acima demonstra o descontentamento da população com

  • A.

    a expulsão do país da União Europeia promovida pelo Fundo Monetário Internacional.

  • B.

    o cancelamento das eleições parlamentares marcadas para março próximo.

  • C.

    as medidas de austeridades tomadas pelo governo para tentar solucionar a crise econômica do país.

  • D.

    a grande entrada no país de imigrantes vindos da África incentivados pelo governo grego.

  • E.

    os incentivos concedidos pelo governo às empresas multinacionais instaladas no país.

Após a expulsão dos holandeses, a administração portuguesa incentivou o povoamento do oeste da Paraíba. As práticas adotadas para concretizar essa ocupação foram

  • A.

    o incentivo às entradas e a autorização para a livre mineração, uma vez que nesse período foram descobertas dezenas de jazidas de ouro na região, em torno das quais se formavam os primeiros arraiais.

  • B.

    a instalação de fazendas de criação de gado bovino em áreas bem servidas por rios, e a fundação sistemática de povoações, freguesias e vilas que garantiam a posse portuguesa daquele território.

  • C.

    a construção de quartéis e a transferência dos engenhos de cana-de-açúcar situados próximos ao litoral para o sertão, a fim de promover o desenvolvimento de núcleos urbanos no interior.

  • D.

    o estímulo e o patrocínio, por parte da Coroa Portuguesa, às famílias europeias pobres que, ao emigrarem, recebiam sesmarias e volumosos recursos para se instalarem em lugares isolados.

  • E.

    o apoio aos missionários e a estratégia governamental de “fazer vistas grossas” à instalação de quilombos, favorecendo a abertura de caminhos e o início de alguma atividade agrícola produtiva no sertão.

  • A.

    a pecuária, que empregava em grande escala o trabalho do escravo africano, ter se tornado uma atividade menos expressiva do que a produção açucareira.

  • B.

    a produção de açúcar ser feita em áreas reduzidas, com mão de obra familiar e indígena, o que diminuia o interesse dos produtores de mão de obra escrava.

  • C.

    a cultura de cana na capitania não ter sido tão marcante como na Bahia ou em Pernambuco, o que ocasionou menor necessidade de mão de obra africana.

  • D.

    a economia do estado não ter sido voltada para a troca externa, como na Bahia ou em Pernambuco, o que restringiu o comércio de escravos negros na região.

  • E.

    as lavouras do estado serem voltadas à produção de gêneros alimentícios, realizadas em pequenas unidades onde trabalhavam apenas alguns escravos.

“Vidas Secas”, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. “Vidas Secas” é um romance de

  • A.

    Jorge Amado.

  • B.

    Monteiro Lobato.

  • C.

    Graciliano Ramos.

  • D.

    Machado de Assis.

  • E.

    Luis Fernando Veríssimo.

Energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico tem de realizar trabalho. Sobre o tema energia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A energia eólica é a energia produzida pela força dos ventos.

( ) A biomassa é um recurso natural não-renovável, que produz energia por meio da matéria inorgânica.

( ) As usinas hidrelétricas geram energia por meio do aproveitamento da força das águas de um rio e não geram nenhum tipo de impacto.

A sequência está correta em

  • A.

    F, F, V

  • B.

    F, V, V

  • C.

    V, V, F

  • D.

    V, F, V

  • E.

    V, F, F

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