Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
valorizam a cultura do Centro-Oeste, seus mitos indígenas e lendas populares.
utilizam temas ecológicos expressos de forma abstrata e hiper-realista.
expressam temas regionais com linguagens próprias da arte moderna.
privilegiam grandes murais de tendências nativista.
retratam poeticamente temáticas locais, como o bovinocultura e a fauna pantaneira.
cientista Émile Durkheim, descobridor do gene causador de desvios de personalidade.
escritor holandês Émile Durkheim, autor do mais vendido best seller policial de todos os tempos.
professor de direito escocês Émile Durkheim, maior estudioso de crimes por quebra de sigilos de dados.
sociólogo francês Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da à sociologia autor do livro "O suicídio".
Em 1969, publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou o Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. Assinale a seguir, o nome desse escritor.
Henfil.
Ziraldo.
Jô Soares.
Monteiro Lobato.
Mauricio de Souza.
Considerando as relações entre a religião e a política no Brasil, julgue os itens a seguir.
As posições contra homossexuais, negros e indígenas, defendidas pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, encontram apoio irrestrito em toda a comunidade evangélica nacional.
Após invadirem o nordeste brasileiro, os holandeses conquistaram o apoio de alguns importantes senhores de engenho e proprietários de terras. Esse apoio foi obtido com a ajuda de várias medidas empregadas pelo governo de Maurício de Nassau, dentre as quais podemos destacar
a introdução de novas técnicas de cultivo da cana e a organização de um governo democrático.
o estimulo à produção de diversas culturas, sem ênfase na exportação do açúcar, e ao desenvolvimento do mercado interno.
a tolerância religiosa e a distribuição dos lucros da Companhia das Índias Ocidentais entre a elite local.
a concessão de empréstimos e a taxação de impostos mais baixos que os cobrados por Portugal.
a urbanização das regiões dominadas e a igualdade de tratamento aplicada a holandeses, portugueses, judeus e negros.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2013
A Grécia contra os gregos (Zero Hora, 13/02/12)
A onda de violência que toma conta da Grécia e que estampa a manchete acima demonstra o descontentamento da população com
a expulsão do país da União Europeia promovida pelo Fundo Monetário Internacional.
o cancelamento das eleições parlamentares marcadas para março próximo.
as medidas de austeridades tomadas pelo governo para tentar solucionar a crise econômica do país.
a grande entrada no país de imigrantes vindos da África incentivados pelo governo grego.
os incentivos concedidos pelo governo às empresas multinacionais instaladas no país.
Após a expulsão dos holandeses, a administração portuguesa incentivou o povoamento do oeste da Paraíba. As práticas adotadas para concretizar essa ocupação foram
o incentivo às entradas e a autorização para a livre mineração, uma vez que nesse período foram descobertas dezenas de jazidas de ouro na região, em torno das quais se formavam os primeiros arraiais.
a instalação de fazendas de criação de gado bovino em áreas bem servidas por rios, e a fundação sistemática de povoações, freguesias e vilas que garantiam a posse portuguesa daquele território.
a construção de quartéis e a transferência dos engenhos de cana-de-açúcar situados próximos ao litoral para o sertão, a fim de promover o desenvolvimento de núcleos urbanos no interior.
o estímulo e o patrocínio, por parte da Coroa Portuguesa, às famílias europeias pobres que, ao emigrarem, recebiam sesmarias e volumosos recursos para se instalarem em lugares isolados.
o apoio aos missionários e a estratégia governamental de fazer vistas grossas à instalação de quilombos, favorecendo a abertura de caminhos e o início de alguma atividade agrícola produtiva no sertão.
a pecuária, que empregava em grande escala o trabalho do escravo africano, ter se tornado uma atividade menos expressiva do que a produção açucareira.
a produção de açúcar ser feita em áreas reduzidas, com mão de obra familiar e indígena, o que diminuia o interesse dos produtores de mão de obra escrava.
a cultura de cana na capitania não ter sido tão marcante como na Bahia ou em Pernambuco, o que ocasionou menor necessidade de mão de obra africana.
a economia do estado não ter sido voltada para a troca externa, como na Bahia ou em Pernambuco, o que restringiu o comércio de escravos negros na região.
as lavouras do estado serem voltadas à produção de gêneros alimentícios, realizadas em pequenas unidades onde trabalhavam apenas alguns escravos.
Vidas Secas, romance publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. Vidas Secas é um romance de
Jorge Amado.
Monteiro Lobato.
Graciliano Ramos.
Machado de Assis.
Luis Fernando Veríssimo.
Energia é a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico tem de realizar trabalho. Sobre o tema energia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A energia eólica é a energia produzida pela força dos ventos.
( ) A biomassa é um recurso natural não-renovável, que produz energia por meio da matéria inorgânica.
( ) As usinas hidrelétricas geram energia por meio do aproveitamento da força das águas de um rio e não geram nenhum tipo de impacto.
A sequência está correta em
F, F, V
F, V, V
V, V, F
V, F, V
V, F, F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...