Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da crise econômica mundial, iniciada em 2008, assinale a opção correta.
A crise econômica iniciou-se na Grécia, na Espanha, em Portugal e na Irlanda, em 2008, em razão da especulação imobiliária e do excesso de moeda circulante no mercado.
A crise começou com a alta dos preços das ações que, em parte, ocorreu em razão de uma nova forma de especulação financeira, na qual grupos de megainvestidores agiam em conjunto para forçar altas nos preços das ações.
Em 2008, foi deflagrada a crise das hipotecas imobiliárias nos EUA, com a quebra do banco Lehman Brothers. Basicamente, os problemas começaram porque as instituições financeiras emprestaram dinheiro para quem não podia pagar, provocando falência de bancos e a intervenção governamental.
A crise econômica de 2008 iniciou-se na União Europeia e espalhou-se pelo mundo, afetando o mercado imobiliário nos EUA.
A principal causa da crise econômica, que abalou o mundo ocidental, foi a quebra da bolsa de Nova Iorque, fator determinante da intervenção do governo norte-americano na economia.
Considerando as questões econômicas, políticas e sociais do mundo contemporâneo e suas múltiplas implicações na atualidade, assinale a opção correta.
Entre os cinco países que representam o grupo do BRICS, a Inglaterra possui maior poder econômico e representatividade no cenário mundial. A crise europeia não afetou o desempenho comercial entre os demais países pertencentes ao grupo.
O retorno do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de Cuba, onde se submeteu a um tratamento contra o câncer, não devolveu a estabilidade política ao país, uma vez que os governistas planejavam a posse do presidente, mas os opositores já pensavam em uma nova eleição.
Depois do massacre na escola primária Sandy Hook, em Newtown, no estado americano de Connecticut, em que morreram vinte crianças e oito adultos, o presidente Barack Obama decretou uma lei que proíbe a venda de armas de qualquer tipo de calibre nos EUA. A sanção da lei contou com o apoio irrestrito da população e dos partidos Democrata e Republicano.
Um fato marcante no ano de 2012, para a sociedade brasileira, foi a legalização do aborto pelo Supremo Tribunal Federal, decisão que confere à mulher o direito de interromper a gravidez sem necessidade de recorrer à justiça.
Um momento que marcou história na economia mundial foi o rebaixamento da nota de crédito da potência econômica ____________________, em 5 de agosto de 2011, que passou de AAA, o chamado triple A, para AA+, segundo a agência de classificação de risco ____________________________, devido à crescente dívida e do pesado déficit no orçamento do país. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Rússia / Fitch Ratings
Grã-Bretanha / Moody´s
Japão / Dominion Bond Rating Service (DBRS)
Espanha / Rating and Investment Information (R&I)
Estados Unidos da América / Standard & Poors (S&P)
O quadrinho mais famoso que fala da Segunda Guerra Mundial e das bombas atômicas é Gen, Pés Descalços. Gen, aliás, é um mangá um quadrinho japonês do artista Keiji Nakazawa, lançado em 1970. O livro tem traços autobiográficos, pois Nakazawa também perdeu a família no ataque atômico. A humanidade entrou na era atômica em 6 de agosto de 1945, quando uma bomba nuclear norte-americana atingiu a cidade japonesa de
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
Sobre o conflito retratado na Síria, país governado por Bashar al-Assad, desde o início desta década, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Aliada dos EUA e União Europeia, mantém uma relação conflituosa com Rússia, China e demais nações árabes da Ásia.
( ) Localiza-se na área central do continente asiático, tendo como base de sua economia a exploração de petróleo.
( ) Possui, aproximadamente, 90% da população de religião islâmica formada por árabes, sírios, curdos, turcos etc.
( ) Reivindica a devolução das Colinas de Golã, área ocupada por Israel, na Guerra dos Seis Dias.
A sequência está correta em
O novo relatório da Comissão de Investigação da ONU sobre direitos humanos na Síria, divulgado em junho de 2013, afirma que a Organização tem motivos para acreditar no uso de armas químicas em confrontos no país nos últimos meses. Segundo o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, que preside a Comissão Internacional de Inquérito, há denúncias recebidas sobre o uso de armas químicas pelos dois lados. A maioria se refere ao seu uso pelo governo. Sobre este conflito, é correto afirmar que
teve início a partir da onda de revoltas denominada Primavera Árabe, que ocorreu em vários países de origem árabe.
resulta do extenso conflito que o país trava com Israel pela retomada da Colina de Golã, perdida na Guerra dos Seis Dias.
ocorre devido ao apoio aos EUA, exercido pela Síria, atraindo grupos terroristas para lutar contra o rei Abdullah al-Hussein.
tem como causa a acirrada disputa religiosa e política impingida pelos grupos Hamas e Fatah pelo controle político do país.
é o mais longo conflito interno do Oriente Médio, onde vários grupos étnicos se uniram para destituir o ditador Hafez al-Assad.
Acerca do Protocolo de Kyoto, um acordo internacional destinado a diminuir os gases do efeito estufa, é INCORRETO afirmar que
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
O conflito retratado pela ONU no texto, incluído historicamente numa série de revoltas populares denominada Primavera Árabe, abrangeu alguns países do Oriente Médio e do norte da África. Sobre a Primavera Árabe, é possível afirmar que
Leia a notícia relacionada às relações internacionais do Brasil.
O Brasil comemorou [outubro de 2011], em uma nota da Chancelaria, a admissão da região como Estado pleno da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
"O governo Brasileiro felicita a região por sua admissão [na Unesco], primeira agência especializada do sistema das Nações Unidas que admitiu a região como membro pleno", diz em nota o Ministério das Relações Exteriores.
Depois de dar seu voto favorável à causa da região, a chancelaria brasileira felicitou
a Palestina.
o Curdistão.
a Chechênia.
a Caxemira.
Kosovo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...