Questões de Atualidades

Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta um significativo acontecimento que, a partir de 1998, provocou uma mudança no campo da pesquisa e extração de petróleo e de gás natural no território brasileiro.

  • A. Privatização da Petrobras
  • B. Estatização da Petrobras
  • C. Fim do monopólio da Petrobras
  • D. Início da produção de petróleo em áreas continentais
  • E. Proibição da participação das empresas estrangeiras no setor energético brasileiro

Considerando a atualidade mundial, julgue os itens de 34 a 40.

Por ser a China o país com a maior reserva em moedas internacionais do mundo, Hu Jintao foi eleito diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, em substituição ao francês Dominique Strauss-Khan.

  • C. Certo
  • E. Errado

A emancipação política do município de Araçatuba é comemorada em

  • A.

    1º de janeiro de 1922.

  • B.

    2 de dezembro de 1921.

  • C.

    20 de dezembro de 1917.

  • D.

    8 de dezembro de 1908.

  • E.

    19 de agosto de 1932.

Sobre o mercado de trabalho e a estrutura ocupacional no Brasil, podemos afirmar que:

I- na distribuição setorial da População Economicamente Ativa por regiões, o Sudeste e o Centro- Oeste apresentam os maiores percentuais no setor primário. A importância regional da agropecuária ajuda a explicar esse fato.

II- o setor secundário é o mais heterogêneo de todos em função da grande diversidade de suas atividades. Nele, a construção civil é a atividade que apresenta níveis gerais de qualificação da mão-deobra mais elevados.

III- entre as principais atividades do setor terciário, podemos destacar os serviços, o comércio e a administração pública. Este setor reúne trabalhadores de níveis de qualificação e salário muito diversos.

IV- de uma maneira geral, os setores de trabalho urbano pagam salários mais elevados. A maior qualificação da força de trabalho empregada na indústria, no comércio e nos serviços é um importante fator para que isto ocorra.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

  • A. I e II
  • B. I, II e III
  • C. I e IV
  • D. II e III
  • E. III e IV

Um dos acontecimentos que marcaram o ano de 2010 foi a disseminação de informações pelo sítio Wikileaks, que tornou conhecido internacionalmente seu fundador, Julian Assange. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

Julian Assange, ex-diplomata norte-americano, é responsável pela publicação de documentos secretos relacionados à guerra do Iraque.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atualidade mundial, julgue os itens de 34 a 40.

A atual crise financeira na Europa iniciou-se a partir da decisão tomada pelo Banco Central Europeu de abandonar o lastro ouro para o euro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os indicadores socioeconômicos podemos afirmar que:

I- o IDH do Brasil não reflete as condições de vida vigentes no País como um todo, em virtude de este apresentar fortes desigualdades regionais.

II- o PIB percapta é, por si só, um dado suficiente para se avaliar as condições socioeconômicas de um país.

III- tanto a taxa de analfabetismo como o nível de instrução possuem estreita relação com o rendimento (renda) da população.

IV- o cálculo do IDH baseia-se em três indicadores socioeconômicos: a expectativa de vida, o nível de instrução e a taxa de mortalidade infantil.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. I, II e IV
  • D. II, III e IV
  • E. III e IV

Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos relevantes da atualidade.

O centenário jornal inglês News of de World foi fechado após se tornar público que a redação desse veículo de comunicação fazia escutas ilegais em telefones de pessoas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a atualidade mundial, julgue os itens de 34 a 40.

Com o objetivo de garantir a liquidez do sistema financeiro, recentemente, bancos centrais da Europa aumentaram a oferta de dólares para empréstimo aos bancos privados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas eleições de 2010, o direito constitucional de votar foi estendido efetivamente, incorporando mais um segmento de cidadãos brasileiros que já tinham esse direito previsto na Lei. O segmento do eleitorado brasileiro incorporado de fato nessas eleições corresponde ao grupo de

  • A.

    presos provisórios.

  • B.

    idosos acima de 70 anos.

  • C.

    jovens entre 16 e 18 anos.

  • D.

    adultos analfabetos.

  • E.

    comunidades indígenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...