Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os manifestantes da foto têm como foco de protesto a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), que conduz as negociações da Rodada de Doha.
Dentre os alvos dos protestos, destaca-se a seguinte diretriz da Rodada de Doha:
fragilização do comércio multilateral.
consolidação do protecionismo econômico.
liberalização do comércio mundial.
aprofundamento da estatização do comércio.
expansão dos subsídios econômicos domésticos.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
Uma jovem de 17 anos, viúva de um militante islâmico de Cáucaso Norte, foi a autora de um dos ataques suicidas no metrô de Moscou, na última segunda-feira (29), confirmaram autoridades russas nesta sexta-feira. O número de mortos subiu para 40, após a morte de um dos feridos que estava hospitalizado. Ao menos, 90 pessoas ficaram feridas nos ataques. (Revista Veja, 07/04/2010)
O atentado ao metrô em Moscou, no último dia 29 de março de 2010, é visto por analistas e jornalistas como uma ação estratégica dos extremistas chechenos, segundo eles, como troco aos agravos de mesma monta cometidos contra o seu povo.
O atentado está ligado diretamente a:
Perseguições puramente religiosas, num país em que é obrigatório seguir a religião ortodoxa.
Questões políticas que ainda persistem nas regiões separatistas do Cáucaso.
Questões relacionadas à formação de uma nova URSS, com autonomia de cada estado, como era antes.
Luta entre comunismo e capitalismo, único motivo de tensões que ainda permanece nessas regiões.
Questões étnicas ligadas à defesa pelos chechenos da existência de uma raça ariana pura no Cáucaso.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em 1.º de dezembro de 2009, passou a vigorar o Tratado de Lisboa, que trouxe significativas mudanças institucionais à União Europeia, com o fim de tornar o bloco mais eficiente na tomada de decisões. Esse tratado
implantou o sistema rotativo da presidência do bloco, em que o chefe de Estado de cada país administra a União Europeia por dois anos.
instituiu a unanimidade obrigatória para a tomada de decisões políticas em substituição ao sistema de maioria simples.
vedou a saída de países do bloco, haja vista que a União Europeia se tornou oficialmente uma federação.
vedou a saída de países do bloco, haja vista que a União Europeia se tornou oficialmente uma federação.
criou o cargo de comissário de relações internacionais, qualificado como alto representante.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2010
Assinale a única alternativa correta nas suas referências à invasão espanhola à Ilha de Santa Catarina, em 1777.
Os espanhóis, devido à prolongada permanência em terras catarinenses (1777-1815), deixaram uma grande infl uência. Na ilha e arredores a língua, bem como a culinária, a religião muçulmana e as festas castelhanas, predominaram até o fi nal do século XIX.
A força naval espanhola não obteve sucesso em manter o domínio da cidade face à pronta reação das tropas alojadas nas fortalezas de Santa Cruz do Anhatomirim, Ratones e São José da Ponta Grossa.
Os espanhóis saquearam as poucas propriedades da população. As fábricas de pano de algodão que existiam foram destruídas, bem como a Armação de Nossa Senhora da Piedade onde se produzia azeite de baleia.
A Ilha de Santa Catarina só foi restituída a Portugal em 1815, quando da vinda do Príncipe Regente para o Brasil. Graças a um acordo com a Espanha, as últimas tropas se retiraram.
Apesar da existência de diversas fortalezas, construídas para defender a ilha, os espanhóis quase não encontraram resistência.
As notícias dos dois textos anteriores reportam-se a casos de mau uso do dinheiro público, situação que traz graves consequências à sociedade. Os textos relatam fatos ocorridos, respectivamente, em
Anápolis (GO) e em Roraima.
Dourados (MS) e no Amapá.
Campo Grande (MS) e em Rondônia.
Manaus (AM) e no Acre.
Boa Vista (RR) e no Amapá.
O Ministério da Saúde promoveu recente campanha nacional de vacinação visando imunizar a população brasileira contra o vírus H1N1, que provoca a doença chamada
poliomielite.
febre amarela.
hepatite B.
influenza A.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito dos grandes fluxos populacionais internacionais, julgue os itens que se seguem.
Fluxos populacionais podem ser causados por conflitos armados, como no caso de colombianos que se refugiam em países vizinhos.A respeito dos grandes fluxos populacionais internacionais, julgue os itens que se seguem.
Países como o Equador dependem das divisas enviadas pela população que vive no exterior.Atualidades - Saúde - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Segundo a lei antifumo do Estado de São Paulo, que proíbe fumar em lugares fechados de uso coletivo, só se pode saciar a dependência de nicotina em locais abertos. O exemplo paulista propagou-se. As assembleias legislativas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais apressaram-se em aprovar também suas leis antifumo. Há, é claro, divergências de uma lei para outra, variações entre os estados, mas todas têm um propósito emergencial. Assinale tal propósito emergencial:
Eliminar a possibilidade de menores se aliciarem no vício do fumo.
Exterminar a propaganda de cigarros das novelas e comerciais de televisão.
Impedir que os cigarros sejam comercializados livremente.
Banir a fumaça do tabaco, principalmente dos ambientes fechados.
Garantir a limpeza das ruas, predominantemente sujas com tocos de cigarro.
A respeito dos grandes fluxos populacionais internacionais, julgue os itens que se seguem.
Os países europeus não oferecem obstáculos aos imigrantes vindos de países pobres, em razão do envelhecimento da população europeia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...