Questões de Atualidades

Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Energia, petróleo e gás são fatores que se entrelaçam de forma crescente na agenda das economias nacionais contemporâneas, com forte reverberação na conjuntura econômica de todo o mundo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A disputa por recursos energéticos alimenta tensões intra e inter-estatais no mundo contemporâneo, como confirmado nos conflitos do Oriente Médio e da África.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

Uma crítica que se faz à ONU, na atualidade, é a sua insistência em tratar com exclusividade dos assuntos relativos à segurança e que possam colocar em risco a paz mundial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a questão da segurança pública no Brasil de hoje, julgue os itens de 87 a 100.

Áreas pobres, nas quais a ação do poder público inexiste ou é pouco presente, não costumam ser utilizadas por organizações criminosas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na atualidade, o Brasil é considerado um país economicamente emergente. Integrado à economia global, ele reconhece a importância dos blocos regionais como forma de melhor inserir-se no quadro econômico mundial, cuja tônica é a competitividade por mercados. Assim, ele participa, na condição de co-fundador, da (do)

  • A.

    Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

  • B.

    Pacto de Varsóvia.

  • C.

    União Européia (UE).

  • D.

    Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

  • E.

    Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

As questões de nos 41 a 43 são referentes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), aplicado em 2006 a alunos ingressantes e concluintes de 5.701 cursos, de 1.600 instituições de ensino superior do País.

Para responder às questões de nos 42 e 43, considere os gráficos apresentados a seguir, referentes às respostas dadas por 120.082 ingressantes e 71.508 concluintes de determinada área à questão que perguntava sobre o meio mais utilizado para se manter atualizado acerca dos acontecimentos do mundo contemporâneo.

Qual o tipo de midia MENOS utilizado pelos dois grupos de estudantes?

  • A. Jornais
  • B. Revistas
  • C. TV
  • D. Rádio
  • E. Internet

A respeito do Jardim Botânico, do seu papel institucional, da conduta de seus funcionários e da sua participação nas questões ambientais atuais, julgue os itens a seguir.

Pelo fato de o Jardim Botânico ser um espaço organizado, planejado e artificial, que contém exemplares de espécies plantadas em canteiros divididos em setores, não é possível realizar nele trilhas interpretativas de visitação, tal como ocorre em parques nacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele focalizado, além de aspectos marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens que se seguem.

Deduz-se do texto que a rapidez nas decisões e nas ações é a marca registrada do atual estágio da história mundial, quer em termos econômicos, quer sob o ponto de vista político.

  • C. Certo
  • E. Errado

Energia, petróleo e gás são fatores que se entrelaçam de forma crescente na agenda das economias nacionais contemporâneas, com forte reverberação na conjuntura econômica de todo o mundo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os preços atuais do petróleo no mercado internacional, considerados elevados pelos consumidores, não impactaram ainda as economias nacionais importadoras de petróleo.

  • C. Certo
  • E. Errado

As fontes naturais de abastecimento de água limpa e potável — águas de chuva, águas superficiais e águas subterrâneas — são parte fundamental do sistema ecológico e da vida humana, porém, além de ser desigual a sua distribuição nos continentes, elas vêm diminuindo devido à crescente poluição, e isso poderá vir a provocar graves problemas para a humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a questão da segurança pública no Brasil de hoje, julgue os itens de 87 a 100.

No Brasil, a segurança nas cidades é competência do governo federal.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...