Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
(Aspectos Locais de Piracicaba) - O nome da cidade de Piracicaba vem do tupi-guarani e significa:
"lugar para peixe livre".
"lugar onde se vive".
"lugar onde o peixe revive".
"lugar onde o peixe vive".
"lugar onde o peixe pára".
Leia atentamente:
Sobre essa crise no setor aéreo, assinale a alternativa que NÃO expõe corretamente uma causa para essa crise:
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40.
Se, ao longo da história, o rio São Francisco integrou parte do Sudeste a parte do Nordeste, na atual paisagem brasileira o jovem estado do Tocantins caracteriza-se geograficamente como zona de transição e unidade federada que conecta as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Ainda tendo o texto como referência inicial, julgue os seguintes itens, relativos às posições referentes às mudanças legislativas, no Brasil, em relação ao aborto.
A polêmica em torno do aborto gera também uma discussão ética e moral com relação à vida.
Atualidades - Direitos Humanos / Distribuição de Renda - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Tendo esse texto como referência inicial e considerando a amplitude e as repercussões do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
As ONGs, que emergiram no cenário mundial especialmente na segunda metade do século passado, sobretudo a partir de suas últimas décadas, refletem um novo tipo de comportamento da sociedade contemporânea, assinalado pela organização de diversos setores sociais com vistas a interferir na tomada de decisão em áreas distintas ou a influenciá-la.Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a diversidade dos temas por ele tratados, julgue os itens que se seguem.
Citado no texto, o Protocolo de Kyoto obriga os países ricos a reduzirem as emissões de gás em um período de tempo determinado.
Texto para as questões 8 e 9
(Jornal de Piracicaba – 27/01/2007) – "O evento deve reunir 30 embarcações de Piracicaba e região num percurso de aproximadamente 70 quilômetros pelas águas do Rio Piracicaba. Durante o passeio - que tem a saída marcada para hoje, às 9h, na rampa do Largo dos Pescadores, na Rua do Porto - cerca de 50 mudas de árvores devem ser plantadas nas margens do rio. O evento, que já se tornou tradição na cidade e marca a abertura anual da utilização náutica do Rio Piracicaba, deveria ter acontecido no domingo passado, 21, mas foi adiado pelos organizadores em função da alta vazão apresentada pelo rio durante o final de semana. Idealizador do projeto e membro da comissão organizadora, o navegador José Luiz Guidotti acredita que as chuvas dos últimos dias provocaram acúmulo de sujeira nas margens do rio."
A notícia refere-se ao
Navegar é Preciso.
13º Passeio Ecológico.
13º Arrastão Ecológico.
Piracicaba Ecologia.
16º Festival da Ecologia.
Segundo dados do IBGE (2000) a partir da promulgação da Constituição de 1988, surgiram 1307 novos municípios no Brasil. A grande maioria dos municípios criados recentemente possui um número de habitantes menor que 20 mil, sendo que 74% destes têm menos de 10 mil habitantes. Baseado no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
Muitos municípios novos estão perdendo população, devido à falta de oportunidades para os jovens e apresentando um crescimento negativo.
Os municípios novos estão recebendo investimentos e recursos fiscais, previstos na Constituição, suficientes para superar suas dificuldades.
Os governos municipais têm conseguido executar todas as obras necessárias ao progresso dos seus municípios.
Todas as comunidades com mais de 5 mil habitantes devem se emancipar.
Os municípios novos não estão precisando de recursos financeiros do governo estadual e federal, pois conseguem sua auto-sustentabilidade.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40.
Se, para o governo federal, o que conta é tão-somente a transposição, para quem se opõe ao projeto a questão prioritária é não mais que assegurar o fluxo natural do rio São Francisco, mantendo-o nas condições em que se apresenta hoje.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...