Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a cultura do Rio Grande do Norte, analise as assertivas abaixo:
I. O Instituto Histórico Geográfico, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e a Associação Norte-Rio-Grandense de Anatomia, são importantes entidades culturais com sede na Capital do Estado.
II. O forte dos Reis Magos, marco inicial da ocupação do território é hoje um monumento tombado.
III. As festas dos Santos Reis e Nossa Senhora dos Navegantes – Procissão de Barcos, que acontecem em Janeiro, constituem um dos principais eventos culturais do Estado.
IV. A gastronomia do Estado foi herdada da cultura dos índios, dos negros e dos povos colonizadores. Portanto, se apresenta bastante variada. Está(ão) correta(s) apenas a(s) assertiva(s):
Sobre a época do milagre econômico (1968 - 1973) considere as três afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Foi um período marcado por elevadas taxas de crescimento econômico sendo que os setores de bens de consumo duráveis e da construção civil estão entre os mais importantes em termos de crescimento econômico do período.
II. Foi marcado pela redução do número de empresas estatais, iniciando-se ali o processo de privatização.
III. Houve expansão do crédito doméstico destinado ao consumidor além da ampliação do endividamento externno do país.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas a afirmativa a I está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Atualidades - Direitos Humanos / Distribuição de Renda - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2006
O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH foi criado pela Organização das Nações Unidas, na década de 1990, para avaliar o nível de desenvolvimento humano dos países. O IDH é considerado o indicador socioeconômico mais amplo e completo porque leva em consideração três aspectos importantes que são
Expectativa de vida, grau de escolaridade e renda per capita;
Poder de compra, grau de escolaridade e longevidade da população;
Produto Nacional Bruto, grau de escolaridade e fecundidade da população;
Renda per capita, poder de compra e longevidade da população;
Taxa de natalidade, taxa de mortalidade e renda per capita.
Quanto a chamada crise da dívida externa brasileira da metade da década de 80 é correto afirmar que:
enfrentou-se a crise com a geração de superávits comerciais e, para tanto, a adoção de um regime de câmbio nominal fixo foi fundamental.
apesar da elevação da taxa de juros norte-americana em 1979 não houve dificuldade nos anos 80 em se obter recursos no sistema financeiro internacional, uma vez que o problema era o pagamento dos juros da dívida já existente.
a redução das taxas de crescimento econômico e a desvalorização da taxa de câmbio permitiram geração de superávits comerciais necessários para pagar os encargos da dívida externa.
a recessão ocorrida no Brasil dificultou ainda mais o enfrentamento da crise da dívida dado o efeito que esta recessão tinha de diminuir as exportações brasileiras.
houve uma diminuição da inflação na primeira metade da década em função da recessão.
A partir do texto acima e do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
Tal como está organizada a educação brasileira na atualidade, o ensino médio, citado no texto, corresponde à etapa conclusiva da educação básica.
Atualidades - Direitos Humanos / Distribuição de Renda - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Texto II (para as questões 44 e 45).
Uma economia destruída, com cerca de 80% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, e necessitando da presença de força militar externa para garantir a própria segurança interna. Eis o cenário atual do Haiti, o primeiro país americano a abolir a escravidão e independente desde 1804, constituindo-se na primeira república negra do continente. Relativamente à situação vivida pelo país na atualidade, assinale a opção incorreta.
O Haiti conheceu uma das mais truculentas ditaduras de que se tem notícia, a de François "Papa Doc" Duvalier, substituído pelo filho Jean-Claude Duvalier, o "Baby Doc", derrubado por uma irrupção popular.
A mais recente crise haitiana teve como protagonista o padre Jean-Bertrand Aristide, presidente eleito duas vezes, mas que foi levado à renúncia no auge de manifestações e da insurreição armada que contestavam a legitimidade de sua vitória eleitoral.
Enfraquecida e passando por indisfarçável crise de identidade, a ONU sentiu-se incapaz de atuar no Haiti conflagrado, razão pela qual alguns países, tendo à frente o Brasil, resolveram enviar militares para tentar apaziguar a nação caribenha.
A presença de militares do Brasil no Haiti não constitui novidade. Missões na fronteira Egito-Israel, na República Dominicana, em Angola e no Timor Leste são exemplos de uma tradição brasileira em participar de operações dessa natureza, geralmente com finalidade pacífica ou humanitária.
A posição do Brasil foi marcante na definição do resultado eleitoral que, neste ano de 2006, garantiu a vitória, em primeiro turno, do candidato René Préval, antigo aliado de Aristide.
No primeiro semestre de 2006, em meio a um conjunto de denúncias de corrupção envolvendo políticos e funcionários dos poderes Executivo e Legislativo, a imprensa também passou a divulgar o que ficou conhecido como "Escândalo dos Sanguessugas", envolvendo:
A partir do texto acima e do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
O caráter masculino e machista da sociedade brasileira, herdeiro da tradição patriarcal que remonta ao período colonial, explica o ainda modesto número de mulheres que conseguem chegar à educação superior.
A vida internacional do Brasil é conduzida pela política externa e pela diplomacia. A respeito desse tema, julgue os próximos itens.
A vocação internacional do Brasil é conseqüência natural de seu tamanho geográfico e de sua história.
Atualidades - Violência, Segurança Pública e Outros - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Segundo a agência BBC-Brasil, em matéria de 16.06.2006, "a investigação sobre a atuação da polícia no episódio que levou à morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, em Londres, em julho do ano passado, não deve ser concluída antes de agosto". O brasileiro foi morto a tiros na estação de metrô de Stockwell. Os policiais da Scotland Yard afirmaram que ele foi confundido com um
assaltante de bancos.
alto dirigente do IRA.
fugitivo da prisão de Manchester.
terrorista.
estuprador
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...