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As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
A fragilidade dos partidos deve-se, em grande parte, às instituições que controlam o potencial de conflito e de desagregação da sociedade brasileira, tais como o poder moderador, no Império, o controle do processo eleitoral e do Legislativo na política dos governadores, na Primeira República, e o sistema consociativo que, segundo Bolívar Lamounier, adota representação proporcional nas eleições para a Câmara Federal e o regime presidencialista forte e centralizado.
As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
No Brasil, a característica fundamentalmente desagregadora dos partidos brasileiros foi passada ao sistema político e ao Legislativo.
Como uma espécie de anjo da morte, a AIDS está se espalhando pela África subsaariana e é, agora, a maior causa de mortes no continente mais pobre do mundo, de acordo com o relatório relativo ao ano 2001 do Programa da AIDS das Nações Unidas (UNAIDS). Essa parte da África continua sendo a região mais atingida pela pandemia, com 70% — ou 28,1 milhões de pessoas — do total de infectados pelo vírus HIV. A ONU estima que 3,4 milhões de pessoas na África subsaariana tenham sido infectadas em 2001, em um total de 5 milhões de novas infecções em todo o mundo. Mais da metade dessas pessoas são mulheres. A África do Sul ainda é o país mais afetado da região.
Apesar dos números chocantes, como os apresentados pelo texto, sabe-se que a disseminação da AIDS no continente africano, especialmente na porção centro-meridional de seu território, atravessa estágio de franco declínio, o que permite vislumbrar, a curto e a médio prazos, a reversão do atual quadro.
Como uma espécie de anjo da morte, a AIDS está se espalhando pela África subsaariana e é, agora, a maior causa de mortes no continente mais pobre do mundo, de acordo com o relatório relativo ao ano 2001 do Programa da AIDS das Nações Unidas (UNAIDS). Essa parte da África continua sendo a região mais atingida pela pandemia, com 70% — ou 28,1 milhões de pessoas — do total de infectados pelo vírus HIV. A ONU estima que 3,4 milhões de pessoas na África subsaariana tenham sido infectadas em 2001, em um total de 5 milhões de novas infecções em todo o mundo. Mais da metade dessas pessoas são mulheres. A África do Sul ainda é o país mais afetado da região.
Há um componente novo, já detectado pelos analistas da dramática situação africana, que chama a atenção pelo que apresenta de inusitado e improvável, mas que efetivamente ocorre na região: à medida que aumenta o número de infectados pelo HIV, fortalecem-se os laços familiares para enfrentar a doença, o que acaba por se refletir no aumento da produção agrícola e da renda auferida.
Como uma espécie de anjo da morte, a AIDS está se espalhando pela África subsaariana e é, agora, a maior causa de mortes no continente mais pobre do mundo, de acordo com o relatório relativo ao ano 2001 do Programa da AIDS das Nações Unidas (UNAIDS). Essa parte da África continua sendo a região mais atingida pela pandemia, com 70% — ou 28,1 milhões de pessoas — do total de infectados pelo vírus HIV. A ONU estima que 3,4 milhões de pessoas na África subsaariana tenham sido infectadas em 2001, em um total de 5 milhões de novas infecções em todo o mundo. Mais da metade dessas pessoas são mulheres. A África do Sul ainda é o país mais afetado da região.
A tese de que a AIDS não pode ser vista como uma doença propícia a gerar negócios lucrativos, graças ao alto preço dos medicamentos usados em seu tratamento, sofreu rude golpe quando a Organização Mundial do Comércio (OMC), no final de 2001, adotou a resolução que proíbe a quebra de patentes de fármacos, atingindo frontalmente países como o Brasil, dispostos a produzirem genéricos — bem mais baratos — para o tratamento de seus pacientes infectados pelo HIV.
A localização geográfica do Estado do Amapá é considerada uma vantagem comparativa frente a outros estados da Amazônia porque
é o único da Amazônia cortado pela Linha do Equador.
a fronteira do Estado do Amapá com Guiana Francesa e o fácil acesso ao transporte flúviomarinho representam oportunidades de acesso a mercados internacionais.
a fronteira do Estado do Amapá com a República da Guiana garante o escoamento de seus produtos para os grandes centros de desenvolvimento internacionais.
a fronteira do Estado do Amapá com o Estado do Pará permite o escoamento de matéria-prima para ser beneficiada na região sul do país.
a maior parte da floresta amazônica está concentrada na superfície territorial do Estado do Amapá.
Identifique abaixo projetos de desenvolvimento sustentável implantados no Estado do Amapá.
A Escola Bosque do Bailique e o Centro de Cultura Negra.
A implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana e a construção da usina hidrelétrica de Coaracy Nunes.
A criação da cooperativa dos castanheiros e a implantação do Projeto Jari.
A Usina Termoelétrica de Santana e a construção do Trapiche Eliezer Levy.
A restauração da Fortaleza de São José e a exploração de manganês na Serra do Navio.
O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?
Reserva Biológica do Lago Piratuba.
Reserva Biológica do Parazinho.
Estação Ecológica do Jari.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
Parque Nacional do Cabo Orange.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Seis dias e seis noites em Doha restituíram a capacidade da OMC de transformar discórdia em concórdia e dissiparam a sombra de Seattle. Nada mais oportuno, dada a assustadora acumulação de perigos. Um fracasso teria condenado a OMC à inação. A pressão para que os países renegassem o internacionalismo, assumissem as reclamações protecionistas feitas pelos populistas e seguissem aferrados às estreitas prioridades nacionalistas era enorme. Mesmo assim, eles não se dobraram. Os ministros dos 142 países-membros da OMC chegaram à rodada de negociações decididos a conceber um programa equilibrado. Declaramos claramente que os direitos dos países pobres têm primazia sobre as patentes de medicamentos na área de saúde pública. Na esfera da agricultura, o mandato de negociação oferece aos países em desenvolvimento a possibilidade de obter benefícios comerciais substanciais.
Um dos problemas políticos mais sensíveis criados pela Conferência de Doha, na opinião de boa parte de seus participantes e de analistas internacionais, foi a admissão da China na OMC, acompanhada pela de Taiwan como Estado independente, mas não como parte integrante do território chinês, como queria Beijing.
Os projetos sustentáveis para a geração de emprego e renda, implantados através do PDSA, têm como princípio básico:
o aumento do índice de exportação a partir de atividades econômicas que priorizem o atendimento das necessidades dos países e estados fronteiriços.
inibir o desenvolvimento do setor industrial a fim de proteger os recurso naturais do Estado do Amapá.
a agregação de valor aos produtos locais, a fim de diversificar a base econômica e gerar mais empregos.
a concentração das atividades econômicas na capital do Estado, onde o índice de desemprego é maior.
a realização de parcerias com madeireiras internacionais para a exploração dos recursos florestais com maior eficiência.
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