Lista completa de Questões de Atualidades para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dos nomes abaixo, qual foi o último imortal a tomar posse na Academia Brasileira de Letras?
Marco Maciel
Moacyr Scliar
Zélia Gattai
Lili Marinho
Paulo Celho
Essa tradicional atividade pecuária vem sendo impulsionada na Região Central do Rio Grande do Norte em razão de apresentar um clima semi-árido considerado favorável ao desenvolvimento do rebanho, além do apoio dado pelo Estado. Outra atividade econômica vem sendo desenvolvida principalmente nos estuários dos rios potengi e curimataú, sendo responsável pela geração de emprego e renda, mas por outro lado, pela degradação parcial das áreas de manguezais. As atividades econômicas citadas acima são, respectivamente:
A caprinocultura e a monocultura da cana-de-açúcar
A pecuária bovina de corte intensiva e a carcinocultura
A caprinocultura e a carcinocultura
A carcinocultura e a rizicultura
A carcinocultura e a atividade pesqueira
Atualidades - Geral - - 0000
Observe a tabela:
O crescimento da população agravou as questões de saneamento básico e os problemas ambientais do município de Manaus. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
O crescimento da malha urbana foi acompanhado pelo adensamento dos serviços básicos de infra-estrutura.
A ocupação dos igarapés e a dispersão dos bairros periféricos encareceu a oferta dos serviços de saneamento básico.
As descargas orgânicas e de coliformes fecais, provenientes de esgotos domésticos, contaminam os corpos d'água que banham a cidade.
A poluição do igarapé de Tarumã-Açu, afluente do rio Negro, pode contaminar as águas que são captadas para o abastecimento urbano.
Os serviços de esgotos sanitários cobrem apenas uma pequena parte da superfície ocupada pela cidade.
Durante muito tempo o turismo, atividade bastante rentável, se concentrou nas áreas litorâneas do Rio Grande do Norte, em razão das praias nordestinas representarem um sonho de lazer por parte das pessoas de outras regiões do Brasil e do mundo. Atualmente, a região serrana do Estado, conhecida popularmente como "tromba do elefante" começa a desenvolver tal atividade. Somente uma alternativa abaixo contém apenas o nome de municípios localizados na área citada. Marque-a:
Serra de São Bento, Jaçanã e Caicó
Luis Gomes, Lages e Pedro Avelino
Martins, João Câmara e Santa Cruz
Luis Gomes, Portalegre e Martins
Pau dos Ferros, Riacho de Santana e Macau
Atualidades - Geral - - 0000
As figuras a seguir, obtidas por satélite, reproduzem imagens da cidade de Manaus e áreas adjacentes.
A expansão da área urbana de Manaus é explicada por algumas das razões a seguir:
I. "invasões" ao longo dos igarapés;
II. periferização planejada e ordenada;
III. instalação de bairros carentes em posição intra-urbana;
IV. arranjo espacial centro - periferia.
São elas:
somente I e II
somente I e IV
somente II e III
somente I, III e IV
todas
Embora a produção de sal-gema no Espírito Santo ponha em xeque o mercado de sal potiguar, através da concorrência, nosso Estado até o momento é destaque na exploração nacional do produto. Somente uma alternativa abaixo não contém o nome de um município que se destaca na produção salineira:
Macau
Mossoró
Tibau do Sul
Grossos
Areia Branca
Atualidades - Geral - - 0000
"Na Amazônia existe um contingente de 500 mil pequenos agricultores que praticam, para sua sobrevivência, o "encoivaramento", isto é, a derrubada da floresta seguida de queimada. Na área desmatada, agora enriquecida palas cinzas, eles cultivam por dois ou três anos, daí migrando, quando as colheitas diminuem devido ao esgotamento dos solos, para uma nova área. Essa categoria de agricultores é responsável por grande parcela da produção de farinha, arroz, feijão e milho que abastecem os centros urbanos amazônicos." (Alfredo K. O. Homma, in Extrativismo Vegetal na Amazônia.)
As estratégias de proteção da floresta amazônica não oferecem alternativas para essa categoria de produtores agrícolas. Caso essas estratégias viessem a ser adotadas, elas provocariam as seguintes conseqüências, À EXCEÇÃO:
do desequilíbrio nos níveis de emprego.
da elevação do custo de vida.
do inchamento dos núcleos urbanos.
do aumento do desmatamento.
das mudanças na dieta alimentar.
No Rio Grande do Norte, a combinação correta entre zonas fisiográficas, ambientes climáticos e atividades econômicas tradicionais resultantes dessa interação está contida na alternativa:
No Rio Grande do Norte, os temas "crescimento urbano" e "empobrecimento rural" aparecem, muitas vezes, vinculados às discussões sobre o êxodo rural. Considerando-se as associações mencionadas, assinale a alternativa correta.
O alto índice de crescimento urbano e os baixos investimentos privados no meio rural provocam aumento das taxas de crescimento vegetativo.
As altas taxas de crescimento urbano no Estado produzem crise na habitação e uma superpopulação marginalizada nas áreas sertanejas.
As altas taxas de crescimento populacional decorrente da industrialização do campo, produzem a exclusão social nas cidades potiguares.
As altas taxas de crescimento urbano e o esvaziamento do campo resultam da injusta distribuição de investimentos que conduzem à exclusão social.
Calcula-se que o Rio Grande do Norte tem cerca de 90% do seu território vulnerável ao fenômeno seca, fenômeno explicável e previsível. A pobreza marcante, nas áreas atingidas por ela, tem sido apontada pelos pesquisadores como, antes de tudo, um problema político-econômico, e não, ambiental. Historicamente, a área de ocorrência da seca tem sido alvo de importantes projetos hídricos para a implantação de agroindústrias, defendidos pelos planejadores como solução para a modernização agrícola. Os investimentos de capitais, nessa área, têm gerado culturas alimentares, em nosso Estado, distintas das atividades tradicionais. Com base no texto e nos seus conhecimentos, indique a alternativa que contempla: as áreas agroindustriais, o projeto hídrico e as lavouras modernizadas no Rio Grande do Norte, respectivamente.
Vales do Apodi e Trairi – Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – frutas tropicais.
Serras Centrais – Barragem de Santa Cruz do Apodi – horticultura.
Vales do Açu e Apodi – Barragem Armando Ribeiro Gonçalves – frutas tropicais.
Serras Centrais e Vale do Açu – Barragem de Umari – horticultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...