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A cidade de Goiás, a 370 km de Brasília, tenta retomar a vida normal após a enchente do rio Vermelho que afetou pelo menos 80 das 800 casas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e consideradas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como patrimônio cultural da humanidade. Voluntários da cidade tentam recuperar documentos e objetos de valor inestimável: "Para qualquer cidadão vilaboense — assim é chamado quem nasce nessa cidade, em uma referência a seu antigo nome, Vila Boa — cada documento ou casarão que se perde é como um pedaço nosso que se vai. Faço esse serviço por amor à cidade, à nossa história", ressaltou o artista plástico Divino Magalhães.
Em face do texto acima e com relação à proteção de bens de valor histórico, artístico e cultural, julgue os itens que se seguem.O tombamento de edifícios ou bairros inteiros não "congela" a cidade, impedindo sua modernização. A proteção do patrimônio ambiental urbano está diretamente vinculada à melhoria da qualidade de vida da população, pois a preservação da memória é uma demanda social tão importante quanto qualquer outra atendida pelo serviço público. Preservação e revitalização são ações que se complementam e, juntas, podem valorizar bens que se encontram deteriorados.
Ao contrário dos EUA, por exemplo, onde o carvão desempenha papel fundamental como fonte geradora de energia, no Brasil, são as hidrelétricas que respondem majoritariamente por essa função. Na administração Fernando Henrique Cardoso, o país colocou em prática uma política de privatização em diversos setores da economia, mas, no campo da energia elétrica, resultados adversos aos esperados levaram o governo, logo nos primeiros dias de 2002, a anunciar sensíveis alterações em sua política para o setor. Antes, apagões e racionamento encarregaram-se de mostrar as graves deficiências nessa área estratégica, tendo o governo sentido a necessidade de, após infrutífero silêncio, formalizar a existência da crise e instituir um grupo especial para gerir o problema.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, relativos à crise de energia pela qual passa o Brasil.No auge da crise, a constituição de um grupo gestor fortaleceu a posição do Ministério das Minas e Energia na estrutura de poder do Estado, conforme apontado consensualmente pelos analistas. A pasta foi entregue a um técnico, sem filiação partidária, que ganhou plena autonomia para propor e gerir as políticas públicas para o setor.
Há um cheiro podre de Colômbia no ar brasileiro. Não temos ainda, é evidente, um Estado paralelo corrupto e criminoso atuando em função do narcotráfico. Mas a comparação com o desgoverno colombiano já soou mais forçada. E o que importa, como gosta de dizer o presidente, é o rumo que o país vai tomando. Em que, exatamente, está se transformando esta sociedade? O seqüestro e assassinato inomináveis de Celso Daniel acrescentam uma pedra triste à gangsterização da sociedade brasileira. A expressão é dura, decerto, mas o que foi a era Collor se não um filme B de gangsterismo de Estado patrocinado pelas elites do Sudeste rico do país?
Será que o crime no Brasil chegou aos níveis de sofisticação e planejamento das grandes famílias mafiosas? Em vez de "crime organizado", não será o Brasil, definitivamente, desorganizado e, portanto, incapaz de enfrentar o crime, a fome, a miséria, a injustiça e o que mais vier? A polícia é que é desorganizada. A Justiça é desorganizada. Depois da morte do prefeito Celso Daniel, anunciam grupos de trabalho, aumento do efetivo policial, Exército e Polícia Federal na investigação. Mas de polícia inteligente ninguém fala. De Justiça eficiente e dura ninguém diz nada.
Tendo os textos acima por referência, julgue os itens seguintes, que focalizam a violência que, no Brasil dos dias atuais, atinge elevadas proporções e mobiliza distintos setores da sociedade para debatê-la e enfrentá-la.No caso do primeiro texto, a referência ao primeiro governo eleito diretamente após a queda do regime militar não se dá aleatoriamente: alvo de um processo de impeachment, o presidente — cuja eleição fora apoiada pelas "elites do Sudeste rico do país", temerosas da vitória de uma candidatura de esquerda — foi afastado do poder após uma CPI ter apontado a sua participação, ainda que implícita, em rede de corrupção à sombra do Estado.
As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
A grande qualidade do sistema partidário brasileiro consiste na sua pequena fragmentação e na sua consistência nos diversos estados e regiões.
As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
Os movimentos de reforma partidária no Brasil têm consistentemente conseguido constranger, estruturalmente e por meios da legislação, a facilidade com que partidos políticos são formados, dissolvidos ou mesmo fundidos, a fidelidade partidária e a transparência no financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais.
As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
A fragilidade dos partidos deve-se, em grande parte, às instituições que controlam o potencial de conflito e de desagregação da sociedade brasileira, tais como o poder moderador, no Império, o controle do processo eleitoral e do Legislativo na política dos governadores, na Primeira República, e o sistema consociativo que, segundo Bolívar Lamounier, adota representação proporcional nas eleições para a Câmara Federal e o regime presidencialista forte e centralizado.
As novas democracias latino-americanas conseguiram, em parte, manter um sistema partidário com características definidas e a longo prazo. O Brasil desenvolveu um sistema partidário de relativa fragilidade, mas os partidos competem no mercado eleitoral e atuam como agentes ativos no processo decisório. Acerca desse assunto, julgue os itens abaixo.
No Brasil, a característica fundamentalmente desagregadora dos partidos brasileiros foi passada ao sistema político e ao Legislativo.
Tendo por referência o texto acima e a realidade brasileira atual, julgue os itens que se seguem.
A década passada também assistiu à chegada da mulher à cena política: datam dessa época os primeiros cargos eletivos disputados e vencidos pelas mulheres brasileiras.
Com relação à recente crise de energia ocorrida no Brasil e ao que informa o texto IV, julgue os itens seguintes.
Em municípios onde foram criadas alternativas para minimizar a falta de iluminação, o índice de atropelamentos mostrou inversão na tendência de queda.
Com relação à recente crise de energia ocorrida no Brasil e ao que informa o texto IV, julgue os itens seguintes.
O consenso em torno da privatização das estatais do setor elétrico teve no governador Itamar Franco seu maior símbolo: adversário declarado do presidente Fernando Henrique Cardoso, conduziu a venda da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), atuando de comum acordo com o governo federal.
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