Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Fórum Econômico Mundial, em Davos, e o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, podem formar uma força-tarefa comum para trabalhar na formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, constituído pelos países do G7 e estimulado por grandes investidores internacionais. A proposta de criação da força-tarefa foi discutida em Davos, entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Fórum Econômico, Klaus Schwab, em almoço após o discurso do presidente brasileiro, no qual lançou oficialmente a idéia.
Acerca do tema do texto acima, julgue os itens seguintes.
Os integrantes do G7, os quais, conforme o texto, constituiriam o fundo proposto por Lula, são justamente os países que formam a elite econômica mundial.
A partir da análise contida no texto acima e também considerando os múltiplos aspectos da ordem política e econômica do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.
A crise do Estado nacional, de crescente visibilidade a partir dos últimos decênios do século XX, na proporção direta em que avulta a atuação das grandes corporações transnacionais, adquire em larga porção da Ásia dimensão ainda maior. Na base da explicação desse fenômeno, como deixa entrever o texto, reside o que alguns especialistas denominam de baixa densidade histórica, que se explicaria pelo fato de serem Estados recentes, constituídos apenas no século XX.
Julgue os itens subseqüentes, com relação ao tema focalizado no texto acima.
Na opinião do autor, expressa no texto, a estratégia chinesa de inserção no mercado global lembra a experiência nipônica da segunda metade do século XIX. Com efeito, entre outros significados, a Era Meiji correspondeu à decisão japonesa de se modernizar como meio de se desenvolver pela via da não-subalternidade em relação ao Ocidente.
Julgue os itens subseqüentes, com relação ao tema focalizado no texto acima.
O Brasil teve destacada atuação na última grande reunião da OMC, realizada em Cancún, no México. Para muitos, ao chegar ao fim de seus trabalhos, tendo cumprido a extensa agenda previamente acertada, a reunião de Cancún, em vez de ter sido o fracasso que alguns apregoaram, foi plenamente proveitosa por ter levado às últimas conseqüências o debate em torno dos subsídios agrícolas que os países mais ricos teimam em continuar praticando.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele focalizado, julgue os itens seguintes.
Pela nomenclatura adotada no texto, o Chile que saiu do regime de força comandado pelo general Augusto Pinochet e que, com determinadas adaptações, prossegue no mesmo modelo econômico já na atual fase democrática, deve ser classificado como protótipo do paradigma de Estado normal.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema nele focalizado, julgue os itens seguintes.
A grande crítica que se faz ao Estado normal é que, embora não seja subserviente em relação ao centro hegemônico do sistema capitalista e não fragmente nem aliene o setor central mais vigoroso da economia nacional, acaba por transferir muita renda para o exterior e, com isso, interfere negativamente no dinamismo da economia nacional.
Tendo o texto acima por referência inicial e levando em conta as diversas implicações do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
Alguns dos mais conhecidos Tigres Asiáticos, como a Coréia do Sul e Hong Kong, devem ao excelente sistema educacional que construíram boa parte do excepcional crescimento econômico que os tornaram mundialmente conhecidos e admirados.
Tendo o texto acima por referência inicial e levando em conta as diversas implicações do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
O Japão é o exemplo clássico de país periférico na segunda metade do século XIX que, a partir de investimentos maciços na educação básica, tornou-se potência mundial em pouco tempo.
Todas as alternativas abaixo apresentam fatos atuais relacionados aos países asiáticos, EXCETO:
Hong Kong depois do choque da anexação à China, voltou a crescer economicamente com toda a força.
A China com 1,3 bilhões de habitantes é o mais cobiçado mercado do planeta. Em 2002 a economia chinesa atraiu mais investimentos diretos que os Estados Unidos.
O Japão, a segunda maior economia do mundo, nestes últimos dois anos, simplesmente perdeu o dom de crescer.
No ano de 2000 o presidente da Coréia do Sul foi o prêmio Nobel da Paz, pelo seu esforço em pôr fim aos conflitos com o regime stalinista da vizinha Coréia do Norte.
A Turquia, um aliado vital dos Estados Unidos, é o maior produtor de petróleo do mundo.
Dois terços das reservas mundiais de petróleo estão situados em países islâmicos, concentrando-se a maioria dessas reservas no:
Marrocos
Golfo Pérsico
Arquipélago das Filipinas
Sul da Nigéria
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...