Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue os itens subseqüentes.
De maneira geral, nos países pobres ou em desenvolvimento, onde vive a minoria mas fundamentalmente pobre da população do planeta, a questão do desenvolvimento é central e prioritária e, no mais das vezes, este se dá de maneira predatória, voltada para o lucro imediato, o que acaba por comprometer sua sustentabilidade.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue os itens subseqüentes.
Ao longo da história, não faltam exemplos de exploração inadequada dos recursos naturais. Nos dias de hoje, há o caso conhecido de avançado processo de desertificação, não raro determinado pela expansão da fronteira agrícola sobre áreas florestais e pelo corte indiscriminado de árvores.
Vários autores têm afirmado que o Nordeste rural vem apresentando uma taxa de crescimento extremamente elevada da população de aposentados e pensionistas. NÃO seria uma das explicações para esse fenômeno:
a maior disseminação das relações capitalistas no campo;
o aumento do grau de sindicalização dos trabalhadores rurais;
o aumento das migrações campo-cidade;
o envelhecimento da população rural;
a fixação pela Constituição de 1988 do direito de aposentadoria sem necessidade de contribuição prévia.
Tendo o texto acima como ponto de partida para a análise do atual cenário econômico e social brasileiro, julgue os itens subseqüentes.
Infere-se do texto que, na atualidade, as maiores taxas de urbanização do Brasil estão presentes na região nordestina, o que se explica pelos pólos de desenvolvimento que se multiplicam pelo interior de seus estados.
A 'desconcentração concentrada'- a que se refere o texto demonstra que a assimetria continua marcando a trajetória do Brasil. As cidades do interior que ingressaram no grupo das mais ricas, citadas no texto, estão localizadas no Sudeste do país, a reiterar as diferenças com outras regiões, como o Norte e o Nordeste.
Atualidades - ONU - Orgnização das Nações Unidas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Atualidades - ONU - Orgnização das Nações Unidas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Referido no texto V, o Conselho de Segurança da ONU é um órgão decisivo na estrutura da ONU, justamente por tratar de questões que afetam a segurança e a paz internacionais. Hoje, o Conselho é formado por 15 membros temporários e por 5 permanentes, que têm direito a veto. Assinale a opção que identifica corretamente os Estados a que pertencem os membros permanentes do referido conselho.
Atualidades - ONU - Orgnização das Nações Unidas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base nas informações contidas no texto V e relativamente à proposta de reforma do Conselho de Segurança da ONU apresentada pelo G4, no qual se inclui o Brasil, assinale a opção correta.
Os EUA apóiam a proposta por acreditarem que, com ela, a ONU se fragiliza, o que amplia o poder mundial norte-americano.
O interesse da China em ver o Conselho de Segurança modificado atende à sua estratégia de conquistar novos mercados para sua crescente produção industrial.
A crônica pobreza da África, que submete o continente à necessidade de ajuda constante dos países ricos, retira de seus Estados qualquer força eleitoral nas votações ocorridas na ONU.
Para o Brasil, ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU significa, entre outros aspectos, maior visibilidade e reconhecimento internacional para o país.
O pleito brasileiro de ocupar uma cadeira permanente no Conselho de Segurança é apoiado coletivamente pela América Latina, a começar pelos seus parceiros do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Atribua a letra (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, marque a opção que contenha a seqüência correta.
( ) Para fins de concessão de benefício tributário, a origem de um produto nem sempre coincide com a sua procedência.
( ) O "Formulário A", documento expedido pela Secretaria de Comércio Exterior (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), é o instrumento que atesta a origem do produto para fins de concessão de tratamento tributário diferenciado no âmbito do Sistema Geral de Preferências.
( ) O Acordo sobre Regras de Origem da OMC define, para cada Capítulo do Sistema Harmonizado, o critério utilizado para se conferir origem aos produtos do Capítulo.
( ) Entre os critérios possíveis para se conferir origem estão, por exemplo, o salto na classificação tarifária e a agregação de valor.
( ) Segundo o Acordo sobre Regras de Origem da OMC, as regras de origem não-preferenciais devem ser definidas de maneira positiva (ou seja, devem indicar o que confere origem, e não o que não confere origem). Normas negativas, contudo, podem ser empregadas para esclarecer uma norma positiva.
( ) O Certificado de Origem Mercosul apresentado será desqualificado pela autoridade aduaneira, para fins de reconhecimento do tratamento preferencial, quando ficar comprovado que não acoberta a mercadoria submetida a despacho, por ser originária de terceiro país ou não corresponder à mercadoria identificada na verificação física, conforme os elementos materiais juntados.
Assinale a seqüência correta.
Atualidades - Organismos Internacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, relativos à política internacional e à ação diplomática brasileira na atualidade.
A começar pelos Estados Unidos da América (EUA), a atual potência hegemônica, há consenso quanto à necessidade de reformulação do Conselho de Segurança da ONU, inclusive no que concerne à ampliação dos membros permanentes com direito a veto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...