Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A industrialização, tal como mencionado no texto, amplia consideravelmente o potencial econômico dos municípios, entre outras razões, por se tratar de uma atividade que, além de seu próprio peso, agrega inúmeros outros serviços em torno de si.
Consultorias, instituições financeiras, empresas de segurança e fornecedores de maneira geral são exemplos expressivos e conhecidos de atividades econômicas que costumam fixar-se em áreas onde as fábricas se instalam.
Tendo um baixo índice de urbanização, com uma população majoritariamente rural, o Brasil ainda deverá levar anos para ter a solidez industrial que lhe permita situar-se entre as vinte economias mais poderosas do planeta.
De maneira geral, a frágil estrutura ferroviária e o sofrível estado de conservação das rodovias brasileiras são considerados entraves ao maior dinamismo da economia nacional, pois dificultam o transporte e majoram o preço final das mercadorias.
Integralmente construída e em plena operação, a Ferrovia Norte-Sul já desempenha o papel que dela se esperava: aproximar áreas produtoras e consumidoras do país e permitir o escoamento da produção brasileira, sobretudo a de grãos, pelos portos do Centro-Oeste, mais modernos e com menor custo operacional.
Destacam-se como importantes atividades econômicas do estado de Tocantins:
refinação de petróleo e indústria alimentícia.
indústria eletroeletrônica e exploração de minerais.
turismo de negócios e produção automobilística.
produção agrícola e criação de gado.
extração de carvão mineral e fabricação de autopeças.
Assinale a proposição correta com referência à missão do BADESC.
Constituir-se no principal instrumento fi nanceiro para solução dos problemas habitacionais dos estados da região sul do Brasil, através do fi nanciamento de habitações populares em conjunto com a COHAB (Companhia de Habitação de Santa Catarina).
Constituir-se no principal instrumento fi nanceiro e de informações ao desenvolvimento do Estado de Santa Catarina, através da aplicação de recursos fi nanceiros e tecnológicos para a modernização da estrutura produtiva e da infraestrutura.
Constituir-se no principal instrumento para o fi nanciamento, ao consumidor fi nal pessoa física, de bens de consumo não duráveis, produzidos em outras regiões do país, onde os custos de produção sejam mais baixos, assegurando o crescimento da produção e o desenvolvimento da indústria de Santa Catarina.
Constituir-se no principal instrumento fi nanceiro ao desenvolvimento de Santa Catarina, através do fi nanciamento das importações de produtos de grande consumo popular, oriundos dos países asiáticos, desonerando os seus custos e permitindo a sua venda a baixo preço.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, bem como as características marcantes do atual modelo econômico mundial, julgue os itens subseqüentes.
Diante da concorrêcia internacional, o Brasil é exemplo de economia que avança além de seu território colocando seus produtos e serviços no disputado mercado mundial.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele abordado, bem como as características marcantes do atual modelo econômico mundial, julgue os itens subseqüentes.
A área das telecomunicações, citada no texto, constitui um dos setores da economia contemporânea em que mais se fazem sentir os avanços tecnológicos, que exigem elevados investimentos para a conquista de mercados.
Com respeito à época de fundação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, aponte a alternativa que reúne, respectivamente, (1) uma característica da conjuntura econômica do País naquele momento e (2) um dos objetivos da instituição ao ser criada:
(1) o desenvolvimento econômico se caracterizava pela progressiva emergência de um sistema cujo principal centro dinâmico era o mercado externo; (2) incrementar as importações e exportações brasileiras, de forma a promover o equilíbrio da balança comercial;
(1) a economia brasileira havia alcançado um certo grau de articulação entre as distintas regiões, mas a disparidade de níveis regionais de renda havia aumentado notoriamente; (2) financiar grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura no Brasil;
(1) o repentino barateamento das mercadorias concorrentes importadas desencorajava investimentos em setores do mercado interno; (2) impulsionar projetos ou atividades que, comprovadamente, alcançassem autosustentabilidade financeira e viabilidade econômica;
(1) verificava-se um crescente equilíbrio nos níveis de renda per capita, graças aos baixos custos de subsistência da mão-de-obra urbana; (2) fortalecer a capacidade gerencial das empresas privadas para a manutenção dos postos de trabalho;
(1) confiante na potencialidade de seus recursos naturais, o País apostava na produtividade agrícola extensiva a todo o território nacional; (2) contemplar financiamentos de curto prazo e custos competitivos para a importação de máquinas e equipamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...