Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a temática por ele abordada, julgue os itens subseqüentes.
A extensão e a diversidade da bacia hidrográfica brasileira fazem do país o pulmão do mundo, como ele é universalmente conhecido há tempos.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a importância do tema por ele focalizado, julgue os itens subseqüentes.
O conceito de desenvolvimento sustentável, que a Rio-92 se encarregou de introduzir no vocabulário político internacional, como lembra o texto, implica crescimento econômico que permita bem-estar material a todos, vinculado à preservação do meio ambiente e das tradições culturais. Em suma, um desenvolvimento que atenda às necessidades atuais do planeta sem comprometer as gerações futuras.
Sobre o desmatamento na Amazônia, é correto afirmar:
O Plano de Controle e Prevenção ao Desmatamento – conhecido como Plano Desmate – lançado pelo governo federal em 2004, conseguiu conter a destruição da floresta Amazônica nos últimos dez meses.
Segundo os cientistas, as queimadas que provocam desmatamento podem ser responsáveis pela estiagem que fez secar, neste ano, o rio Manaquiri, afluente do Solimões.
A floresta Amazônica tem sido derrubada nos estados do Pará e do Mato Grosso do Sul para dar lugar ao plantio de três importantes produtos agrícolas exportados pelo Brasil: soja, café e trigo.
Desde a criação do Plano Desmate, passaram a funcionar na Amazônia Legal 25 bases regionais de vigilância aparelhadas com radares, satélites e helicópteros que fiscalizam e inibem as ações locais de desmatamento.
Depois que a Europa, nosso principal comprador de mogno, criou, em 2002, leis que proíbem a importação de madeira extraída de forma ilegal, o desmatamento na Amazônia vem diminuindo sensivelmente.
O Protocolo de Kyoto, formalmente em vigor a partir de fevereiro de 2005, é uma tentativa global — apesar de não contar com a adesão de alguns países de peso, como os Estados Unidos da América — para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Segundo o texto IV, a capital do Tocantins tem todas as condições de se aproveitar de uma das possibilidades abertas no Protocolo: lucrar financeiramente com uma boa ação ambiental. Isso é possível porque o Protocolo
permite aos países poluidores pagar para manter suas emissões de gases causadores do denominado efeito estufa, enquanto países não desenvolvidos, com florestas e projetos de energia renovável, podem receber esses pagamentos porque retiram gases poluentes da atmosfera ou deixam de produzi-los.
admite ajuda financeira e cooperação técnica por parte dos organismos internacionais, como Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, a todo e qualquer país que, mesmo altamente poluidor, se comprometa a reduzir a emissão de gases poluentes tão logo atinja um nível razoável de desenvolvimento.
fixa a data em que as capitais situadas no hemisfério sul passariam a receber subvenção da Organização das Nações Unidas para a elaboração e a entrada em vigor de seu plano estratégico de desenvolvimento sustentável, tarefa pioneiramente cumprida por Palmas, como informa o texto.
determina que as multas a serem pagas pelos países que mais poluem a atmosfera sejam depositadas no Banco Mundial e, a partir de um prazo mínimo de carência, sejam transformadas em empréstimos a fundo perdido para os municípios que se comprometam a preservar sua área verde.
estabelece prêmio pecuniário, cujo valor será definido pela Corte Internacional de Justiça, para todas as regiões do planeta que nos próximos dez anos reduzirem à metade o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera.
Tendo o texto IV como referência inicial e considerando a temática por ele focalizada, julgue os itens seguintes.
I Os números apresentados no texto demonstram que a construção de uma nova cidade para ser a capital do estado de Tocantins correspondeu a uma espécie de tragédia ambiental, praticamente dizimando a flora nativa.
II Infere-se do texto que o Protocolo de Kyoto, ainda que considerado tímido em suas metas e não mais que um passo inicial entre os muitos que terão de ser dados, busca ser uma saída para a superação de problemas que levam a um perigoso desequilíbrio do ecossistema mundial.
III Ao responder afirmativamente aos projetos citados no texto, relativos ao carbono, Palmas inscreve-se entre os que acreditam que o progresso, necessário e vital, deve subordinar-se a alguns preceitos essenciais, como a indispensável preservação do meio ambiente e o absoluto respeito à vida.
IV Investir em pesquisas e projetos voltados, entre outras possibilidades, para o plantio de árvores, a regeneração de áreas degradadas, a conservação do solo e a recuperação de rios é a forma pela qual os maiores poluidores do planeta podem adquirir créditos de carbono dos países em desenvolvimento.
V Para os críticos do Protocolo de Kyoto, sua maior falha reside em não estimular ações consistentes de desenvolvimento sustentável, fixando-se em uma posição idealista de mera preservação ambiental.
A quantidade de itens certos é igual a
Atualidades - Meio Ambiente - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2005
O número de mortes no campo vem crescendo nos três últimos anos. A maioria dessas mortes ficou concentrada na região norte do país. Em fevereiro de 2005, a morte da missionária americana Dorothy Stang, naturalizada brasileira, ganhou repercussão internacional. Dorothy liderava o "Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança", a oeste do estado do Pará, na cidade de
A devastação das matas brasileiras, salvo raras exceções, obedece a um ciclo perverso que se processa em etapas e devora um campo de futebol a cada quatro mi- nutos. Com a abertura das estradas, primeiro chegam os madeireiros, em busca de árvores nobres. Depois vêm os carvoeiros, que ateiam fogo para "limpar" o que res- tou. Em seguida, o plantio varre os terrenos, em geral com monoculturas regadas a agrotóxicos, cujo destino final muitas vezes é o leito dos rios. Para fechar o ciclo vem a pecuária, que estende um tapete de capim na terra para engordar o gado, que pasta até o solo ficar impermeável, e improdutivo. O resultado é um clima de sertão árido, numa região antes temperada pelas chuvas tropicais. Com o ritmo de destruição ace- lerada, aponte a mata brasileira que mais sofreu devastação:
Floresta Amazônica
Floresta das Araucárias.
Mata Atlântica
Pantanal Matogrossense.
Floresta dos Manguesais
O garimpo é uma das modalidades de exploração da terra na Amazônia. Um dos problemas decorrentes desta atividade extrativista na região tem sido a:
má distribuição da população
acelerada expansão urbano-industrial
invasão das terras indígenas
exploração da mão-de-obra africana
deficiência dos recursos energéticos
Assinale a alternativa que indica a distribuição das chuvas e das temperaturas mensais na cidade de Santos.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
A provável razão para que o Brasil esteja tão atrasado na reciclagem de determinados materiais descartados após o uso é a ausência de atrativo econômico a quem se dispõe a recolhê-los para posterior venda.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...