Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema por ele abordado, julgue os itens subseqüentes.
Por seu fraco nível de desenvolvimento econômico, um dos mais baixos do mundo, a América Latina ainda não sofre os efeitos da degradação ambiental, o que explica ainda que não justifique a ausência de políticas públicas, nessa região, voltadas para a proteção do meio ambiente.
A revista Veja publicou em 09.08.2006 a seguinte notícia: "A China não pára: é, de longe, o país que mais cresceu desde 1980. Uma média de 9,6% por ano neste quarto de século. Significa dizer, por exemplo, que nos últimos três anos acrescentou quase um Brasil inteiro a seu PIB".
Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que reúne fatores capazes de explicar, CORRETAMENTE, o crescimento econômico chinês:
elevados investimentos em educação, avanço tecnológico e flexibilização do regime;
grande oferta de energia, incentivo à exportação e boa rede ferroviária;
grande produção agrícola, longas jornadas de trabalho e população urbana idosa;
portos marítimos modernizados, crédito oficial generoso e predomínio de população urbana;
baixo percentual de pobres, salários altos e recursos naturais abundantes.
Texto I (para as questões de 39 a 43).
O caráter estratégico do Oriente Médio para a economia mundial vincula-se ao petróleo. A respeito do tema, assinale a opção correta.
Embora todos os países da região sejam grandes produtores de petróleo, problemas de variada natureza impedem sua comercialização pelos mercados mundiais, pelo menos na quantidade necessária ao atendimento da demanda internacional.
Países árabes, como o Irã, têm reduzido sua capacidade de processamento do petróleo como forma de pressão contra a política externa norte-americana conduzida pelo governo George W. Bush.
Apesar da evidente intenção de ocupar espaços momentaneamente abandonados pelos árabes, as exportações petrolíferas israelenses não são capazes de suprir o mercado consumidor do Ocidente.
Conquanto seja um recurso natural renovável, mas perigosamente poluente, o petróleo continua sendo essencial no sistema produtivo contemporâneo porque ainda não se conseguiu encontrar outra fonte de energia que possa substituí-lo.
Os preços internacionais do petróleo seguem as leis do mercado, oscilando também em face das mais diversas crises e, não raro, são determinados pelo uso político que deles fazem os grandes produtores e exportadores
Considere as afirmativas abaixo.
I. A agricultura foi sempre o tema de maior discórdia. Países em desenvolvimento querem fim de subsídios que distorcem os preços e o comércio de produtos, mas, UE e EUA relutaram e fizeram propostas de redução do protecionismo consideradas insuficientes pelos países em desenvolvimento.
II. Bens industriais, de maior peso para os países desenvolvidos, foram os bens mais negociados na Rodada do Uruguai, na década de 1990. A UE e os EUA queriam propostas mais avançadas de corte nas tarifas por parte dos parceiros em desenvolvimento.
O resultado da posição dos países a que as afirmativas se referem pode ser associado:
"Uma vitrine para o mundo. Com obras monumentais realizadas em tempo recorde e campanhas patrocinadas pelo governo para ensinar boas maneiras à população, a China quer aproveitar as Olimpíadas de 2008, que irá sediar, para impressionar o planeta com seu projeto de grandeza."
(Revista Veja, 9 de agosto de 2006, página 114)
Assinale a alternativa correta em relação ao tema China.
A China é hoje um pólo mundial da indústria automobilística e já ocupa o segundo lugar no ranking mundial de produção de veículos, atrás apenas dos Estados Unidos.
A China possui território pouco menor que o Brasil, com 8,3 milhões de km2, porém sua população é o dobro da brasileira.
O volume de investimentos estrangeiros no Brasil superou os feitos na China em pelo menos 3 vezes, no ano de 2005.
Por ser um país com regime comunista, a renda per capita na China é praticamente igual em todas as províncias, não havendo distorções regionais.
Um dos efeitos de grande número populacional na China é a diáspora. O Brasil foi o país que recebeu a maior quantidade de chineses nos últimos 5 anos, ficando a maior parte deles na cidade de São Paulo.
A imagem do Brasil e os produtos associados a ela estão mesmo fazendo sucesso lá fora. Tomem-se os exemplos dos cavalos e dos vinhos brasileiros, que sempre tiveram em comum a falta de prestígio internacional, se comparados aos similares argentinos e chilenos. Uma série de vitórias em páreos importantes nos Estados Unidos vem mudando a imagem dos animais nacionais no exterior. A égua Farda Amiga, cujo treinador é paulista, foi a melhor entre as potrancas de três anos no ano passado. Proprietários americanos têm vindo ao país para levar revelações, que também já brilham nos hipódromos de lá. Qual das seguintes alternativas, se verdadeira, mais fortaleceria a conclusão do texto acima?
O frango brasileiro sofreu uma queda de 25% no consumo na região do Oriente Médio, desde o início da Guerra do Iraque.
Para proteger as confecções locais, o governo japonês impôs uma sobretaxa de 35% sobre as importações de lingerie brasileira.
O Chile está comprando vinho brasileiro, engarrafando-o sob o rótulo de marcas locais e revendendo com sucesso no exterior.
Os cavalos brasileiros que vêm vencendo páreos nos Estados Unidos têm em comum o fato de serem treinados por treinadores paulistas.
Muita gente ao redor do mundo consome grande variedade de produtos fabricados no Brasil sem ter consciência disso.
Nome do órgão internacional que tem como meta o controle monetário dos países, do qual o Brasil é um dos participantes:
ALCA
OEA
FMI
FAO
N.R.A.
Atualidades - Economia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
"A globalização indica um potencial crescente de comunicação e conexão entre as estruturas econômicas, culturais e políticas dos vários países do mundo. Esse processo, no entanto, se manifesta de forma desigual." (BARBOSA, Alexandre de Freitas. O mundo globalizado. São Paulo: Contexto, 2003 p. 16.).
Na prática, a desigualdade de que trata o texto é revelada pela afirmativa:
As nações globalizadas são as mais invulneráveis à internacionalização.
Uma crise social em um país africano desvaloriza a moeda em outro país europeu.
Qualquer nação dispõe de vantagens regionais para realizar suas políticas comerciais.
A alteração da taxa de juros norte-americana traz impactos para a economia brasileira.
Os países globalizadores sofrem freqüentes ataques especulativos contra as suas moedas.
Atualidades - Economia - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No espaço econômico globalizado, deve-se levar em conta a existência da regionalização, sobre a qual se pode afirmar:
Está presente no processo de reordenação econômica, em que megablocos econômicos, como o Mercosul, se destacam pela plena unificação dos países latino-americanos.
Manifesta-se através da formação de blocos econômicos, como, por exemplo, o Nafta, que engloba países da América Saxônica e Latina, como o México, Chile e Venezuela.
Materializa-se com o aumento dos fluxos de capitais que ultrapassam as fronteiras políticas dos Estados, pois, com a globalização, não existem mais barreiras protecionistas nacionais.
Busca a retirada das barreiras que dificultam os fluxos de mercadorias, capitais, informações e indivíduos, estabelecendo acordos que resultam em mercados comuns, uniões aduaneiras ou simplesmente zonas de livre comércio.
Tem, nas alianças comerciais bilaterais, seu mais evidente agente estimulador, uma vez que a união aduaneira, através de blocos econômicos, não obteve sucesso, devido à acirrada competição econômica dos países que os compõem.
No primeiro trimestre de 2006, no Brasil, o aumento do litro do álcool na bomba dos postos de combustíveis tem sido motivo de fortes preocupações para todos os proprietários de veículos movidos a álcool ou bicombustível. Sobre a atual situação brasileira, em relação ao álcool, pode-se dizer que:
I. A produção alcooleira no Brasil é reconhecida internacionalmente como programa alternativo de fabricação em larga escala de um combustível limpo.
II. A redução do percentual de álcool na gasolina acarretará o aumento da poluição atmosférica.
III. A ausência de subsídios aos produtores de álcool e aos usineiros tem sido apontada como a principal causa da quebra da produção.
É correto o que consta APENAS em
I.
I e II.
I e III.
II.
II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...