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Toda a legislação pós 1988 e 1996 aponta o grande projeto democrático de construir uma escola aberta, inclusiva, com qualidade e com aprendizagens significativas. No entanto, a realidade aponta formas insidiosas de exclusão social, em especial
o analfabetismo, o semi-analfabetismo, a evasão e o fracasso escolar, a elevada porcentagem de crianças analfabetas com escolarização (analfabetas funcionais).
a gestão democrática das escolas públicas.
a integração da escola com a comunidade escolar e educativa.
o baixo nível da escola pública, associado a um forte processo seletivo.
a teoria expressa nos parâmetros curriculares e amplamente vivenciada nas salas de aula.
Por intermédio do FNDE, o Ministério da Educação dá assistência financeira a projetos educacionais com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Para 2007, o orçamento do FNDE para projetos educacionais é de, aproximadamente:
400 milhões de reais.
200 milhões de reais.
600 milhões de reais.
500 milhões de reais.
300 milhões de reais.
Com relação à educação no Brasil, julgue os próximos itens.
A educação dos pobres no Brasil não recebeu historicamente atenção adequada da classe política nacional.
Com relação à educação no Brasil, julgue os próximos itens.
No Brasil, as políticas públicas para a educação são de longo prazo e há visão de conjunto dos diversos sistemas educacionais existentes no país.
Com relação à educação no Brasil, julgue os próximos itens.
A educação no Brasil tem servido apenas à formação de uma reserva de trabalho desempregada.
Com relação à educação no Brasil, julgue os próximos itens.
A educação tem papel primordial na participação social e na construção da cidadania no Brasil e no mundo.
Texto para as questões 16 e 17
Tomando-se o texto acima como referência inicial, é correto afirmar que
a educação nacional, em todos os níveis, alcança, progressivamente, níveis internacionais adequados.
o mundo desenvolvido vem melhorando os níveis educacionais globais em ritmo próximo ao do Brasil.
o esforço brasileiro de universalização do acesso ao ensino fundamental ainda não mudou por completo o mapa da qualidade da educação básica no país.
a situação do quadro educacional brasileiro vem piorando a cada ano.
o ensino fundamental no Brasil não carece de novos investimentos, uma vez que todos os esforços necessários já foram feitos pelos governos nacionais das últimas décadas.
Texto para as questões 16 e 17
Ainda tomando como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta.
A forma de avaliação na educação deve ter um caráter meramente punitivo.
A educação tem como função primeira formar a pessoa para o mercado de trabalho.
Freqüentar a escola e atender às tarefas básicas é suficiente para a formação educacional e cidadã do indivíduo.
O entendimento pleno de um texto lido e a capacidade de crítica ao texto são competências relevantes no processo educacional.
A avaliação das competências tem pouca relevância para a função da educação na sociedade contemporânea.
A educação brasileira
está, como afirmam os relatórios de agências e instituições mundiais, em níveis bastante comparáveis aos dos países desenvolvidos.
não enfrenta mais, na educação básica, o drama da evasão escolar.
tem demonstrado incapacidade para matricular as crianças no ensino fundamental.
não possui um sistema de pós-graduação universitária que contribua para formar os gerentes do Estado e das empresas nacionais.
tem feito, no âmbito do sistema educacional dos países do MERCOSUL, um esforço oficial de construção de valores em favor da idéia da integração na região.
O sistema educacional brasileiro já está preparado para oferecer aos alunos as condições essenciais para a prática desportiva.
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