Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a diversidade dos temas por ele tratados, julgue os itens que se seguem.
O PAC consiste em um conjunto de projetos do governo federal a serem implementados com recursos exclusivamente públicos, ou seja, sem a participação de capitais privados nacionais ou externos.
No quadro abaixo, são relacionadas nominalmente algumas autoridades. Todas são do Estado de Santa Catarina. Faça a correlação da coluna da esquerda com a coluna da direita, segundo o cargo/função que é exercido por cada uma das autoridades mencionadas e assinale a seqüência correspondente:
Assinale a seqüência correta:Sobre atualidades políticas, relacionadas ao País, ao Estado de Santa Catarina e ao Município de Faxinal dos Guedes, analise as alternativas desta questão e assinale a única que está errada:
A Câmara Municipal de Vereadores de Faxinal dos Guedes é constituída de 9 (nove) Vereadores, com o mandato de 4 (quatro) anos.
Santa Catarina é dividida em 203 (duzentos e três) Municípios. A Assembleia Legislativa é constituída de 55 (cinqüenta e cinco) Deputados Estaduais.
A representação de Santa Catarina no Congresso Nacional é de 16 (dezesseis) Deputados Federais e 3 (três) Senadores.
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Vice-Presidente José de Alencar, têm mandato constitucional até o dia 31 de dezembro de 2010.
Luiz Henrique da Silveira, foi o primeiro a conseguir a reeleição para o cargo de Governador de Santa Catarina.
Sobre política e Governo no Brasil e no Estado de Santa Catarina, indique a afirmativa EQUIVOCADA:
O empresário José de Alencar, assumiu, em 01 de janeiro de 2007, a Vice Presidência da República, resultado de sua reeleição nas eleições de 2006.
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal são as casas legislativas que constituem o Congresso Nacional.
Altemir Gregolin, titular da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca, é o único catarinense a ocupar cargo, considerado de "primeiro escalão", no atual Governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
A Constituição Federal é a Lei Maior do Brasil, somente pode ser alterada com a aprovação do Congresso Nacional.
No Senado da República, o Estado de Santa Catarina é representado pela Senadora Ideli Salvatti e pelos senadores João Raimundo Colombo e Jorge Konder Bornhausen.
"DEM vai ao TSE para reaver mandatos de seis 'infiéis'
BRASÍLIA − O DEM entra na terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com seis ações para pedir de volta os mandatos de parlamentares que se elegeram pelo partido, mas depois abandonaram a legenda." Esta notícia foi dada pelo jornal "O Estado de S. Paulo", no dia 03 de novembro. O DEM (Democratas) é o partido que substituiu o
Sobre política e Governo no Brasil e no Estado de Santa Catarina, indique a afirmativa EQUIVOCADA:
Sobre política e Governo no Brasil e no Estado de Santa Catarina, indique a afirmativa EQUIVOCADA:
Luiz Inácio Lula da Silva é o Presidente da República Federativa do Brasil. Trata-se do único Presidente reeleito na história recente do País.
A representação de Santa Catarina no Congresso Nacional é de dezesseis Deputados Federais e três Senadores.
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina é constituída por 40 (quarenta) Deputados Estaduais.
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal são as casas legislativas que constituem o Congresso Nacional.
Relacione a coluna da esquerda com a da direita, conforme o cargo público que cada uma das autoridades mencionadas ocupam, e assinale o conjunto correto:
Sobre o Estado de Santa Catarina, é INCORRETO afirmar:
No ano de 2006, após a posse de Evo Morales no cargo de presidente da Bolívia, aquele país decidiu nacionalizar suas reservas naturais de hidrocarbonetos, contrariando os interesses estratégicos da Petrobrás naquele país e provocando insegurança no sistema de abastecimento de gás para uso industrial no Brasil. Diante dessa medida, o governo brasileiro estabeleceu negociações comerciais e diplomáticas, cujos resultados apontam para uma futura reestruturação nos contratos de concessão, podendo acarretar aumento nos preços do gás no país. Considerando o que prescreve a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que:
O governo brasileiro agiu adequadamente, uma vez que a República Federativa do Brasil rege-se, nas relações internacionais, pelo princípio da solução pacífica dos conflitos.
O governo brasileiro agiu adequadamente, uma vez que a República Federativa do Brasil rege-se, nas relações internacionais, pelo princípio da autodeterminação dos povos.
O governo brasileiro agiu equivocadamente, uma vez que, sendo a Petrobrás empresa pública brasileira, suas propriedades e concessões obtidas no exterior constituem território nacional brasileiro, agora violado pelos atos do governo boliviano.
O governo brasileiro agiu adequadamente, uma vez que o Brasil, por ter anexado parte do território daquele país, onde hoje se situa o Estado do Acre, possui com a Bolívia uma dívida histórica.
O governo brasileiro agiu equivocadamente, uma vez que as negociações comerciais estabelecidas legitimam o ato unilateral de nacionalização das reservas de hidrocarbonetos bolivianas perante os tratados internacionais.
Assinale a opção correta acerca de aspectos da relação entre política e economia no Brasil contemporâneo.
Os meios disponíveis para o crescimento sustentável da economia, ainda que desejados por todos no Brasil, ainda não estão postos em marcha com velocidade desejável e comparável à de países continentais e emergentes.
A carga tributária brasileira não gera ônus ao projeto de crescimento de um país com as características de emergente como é o Brasil.
A força política do presidente Lula, reforçada pelos votos obtidos na reeleição, é condição suficiente para impulsionar um projeto de modernização e crescimento acelerado nos níveis do modelo do nacional-desenvolvimentismo dos anos 60 e 70.
A economia brasileira, crescendo atualmente em níveis comparáveis aos de países caracterizados como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), demonstra capacidade operativa para ultrapassar inclusive a China.
Gastos públicos, necessários ao reforço do papel social e distributivo do Estado nacional, crescem atualmente em todas as economias globais, de capitalismo avançado ou de periferia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...