Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a abrangência do tema que ele focaliza e aspectos da realidade brasileira contemporânea, julgue os itens que se seguem.
Corrupção ativa é a submissão, contra a vontade, à ação de um agente corruptor.
O nome do atual Presidente do Brasil é:
"A Câmara derrubou a obrigatoriedade do imposto sindical na votação de ontem do projeto que regulamenta as centrais sindicais. Os deputados votaram uma alteração tornando facultativa a contribuição sindical equivalente a um dia de trabalho. A proposta precisa ser votada pelo Senado e sancionada por Lula. Deputados comentavam que a contribuição está prevista na Constituição, o que invalidaria a emenda." (
A questão da cobrança do imposto sindical é polêmica e marca a história das relações entre o Estado e as classes trabalhadoras e patronais no Brasil desde a chamada Era Vargas. Vista em uma perspectiva histórica, é possível afirmar que a aprovação dessa medida pela Câmara dos Deputados:
promove uma ruptura com um importante dispositivo da estrutura sindical corporativista estabelecida por Getúlio Vargas durante o Estado Novo.
segue uma diretriz estabelecida por Getúlio Vargas no sentido de dotar os sindicatos de recursos governamentais com vistas a transformá-los em entidades autônomas do poder público.
deve ser compreendida no âmbito de políticas adotadas pelos últimos governos no sentido de exercer um maior controle político-administrativo sobre a organização dos sindicatos de patrões e empregados.
visa a romper com a secular tradição de livre negociação entre as partes que sempre marcou a história das lutas trabalhistas no país.
tem como objetivo promover a modernização das relações trabalhistas no país, uma vez que coloca os sindicatos na órbita do Ministério do Trabalho, acompanhando uma tendência mundial.
Em setembro de 2007, o presidente Luís Inácio Lula da Silva discursou na abertura da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, ao lado de defender programas de ação de combate à fome, o presidente expôs algumas das principais diretrizes da política externa do seu governo.
A respeito da aplicação prática dessas diretrizes, analise as afirmativas a seguir:
I. Com vistas a afirmar a hegemonia brasileira no continente, o governo tem adotado uma dura política de enfrentamento com os nossos principais vizinhos, atitude essa que tem colocado em risco o Mercosul.
II. O governo brasileiro tem defendido uma reforma da ONU com vistas a ampliar o número de países que compõem o Conselho de Segurança da entidade.
III. Nos últimos anos, a diplomacia brasileira tem atuado no sentido de pressionar os países industrializados para que promovam a redução dos subsídios agrícolas.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Durante a campanha à Presidência da República, Lula admitiu a assessores próximos que, se eleito, substituiria dois ministros da área econômica, mesmo reconhecendo a lealdade de Mantega e a contribuição que Meirelles deu para o controle da inflação que ampliou o poder de compra dos mais pobres, sobretudo dos beneficiários do Bolsa Família. Os dois participantes do governo pertenciam a grupos antagônicos, representando
o PT e o PMDB.
desenvolvimentistas e monetaristas.
mensaleiros e éticos.
federalistas e municipalistas.
a articulação e a participação, facções do PT.
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória número 354, editada em 22 de janeiro deste ano, autorizando a remessa de R$ 20 milhões para a Bolívia. A finalidade da remessa é
combater a febre aftosa que infecta o gado boliviano na fronteira com o Brasil.
pagar impostos devidos pela Petrobrás ao fisco boliviano.
ajudar na implantação da política fundiária de reforma agrária do país vizinho.
construir uma ponte entre Puerto Suarez (Bolívia) e Corumbá (Brasil).
iniciar a construção de uma nova usina de bombeamento de gás natural para o Brasil.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40.
O governo se mantém firme na decisão de dar prosseguimento ao projeto porque dispõe da inegável simpatia dos chamados movimentos sociais e, sobretudo, sabe que conta com apoio incondicional do conjunto das bancadas com assento no Congresso Nacional.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele aborda, a questão ambiental e as desigualdades regionais existentes no Brasil, julgue os itens de 31 a 40.
A principal justificativa do governo federal para levar adiante o projeto de transposição é a imperiosa necessidade de minorar os dramáticos efeitos da seca em regiões nas quais as chuvas são escassas e a seca prolongada, como ocorre, principalmente, no Maranhão e no norte do Tocantins.
Atualidades - Política - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em março de 2007, George W. Bush visitou o Brasil; dias depois, Luís Inácio Lula da Silva esteve nos Estados Unidos. Os dois presidentes assinaram um protocolo de intenções para
diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera e deter o efeito estufa.
transferir ao Brasil a tecnologia norte-americana de produzir álcool do milho.
aumentar a extração de gás natural como fonte alternativa ao uso do petróleo.
isentar alguns produtos brasileiros de taxas no mercado norte-americano.
promover a produção de álcool e o uso internacional de biocombustíveis.
A recente disputa pela presidência do PMDB foi praticamente resolvida pela ação do governo federal. Um dos candidatos, ao renunciar à disputa, emitiu a seguinte nota: "Os acontecimentos das últimas horas enunciam opção objetiva do governo quanto à disputa no PMDB. Diante disso resta-me afastar-me em definitivo da contenda". Disputavam a presidência da maior legenda política brasileira os políticos
Orestes Quércia e Michel Temer.
Nelson Jobim e Michel Temer.
Michel Temer e Ciro Gomes.
Ciro Gomes e Nelson Jobim.
Nelson Jobim e Orestes Quércia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...