Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em que século começou a construção do convento de São Boaventura?
XIX
XVIII
XVII
XVI
XX
Joaquim Manuel Macedo, importante escritor brasileiro e originário de Itaboraí, escreveu um romance singular na literatura brasileira. Qual o título do romance?
O Cortiço
Triste fim de Policarpo Quaresma
O Guarani
Quincas Borba
A Moreninha
Qual o significado da flecha presente no Brasão de Armas de Itaboraí?
alusão aos índios
um símbolo de precisão
alusão a uma meta de progresso
alusão à guerra rudimentar
um símbolo específico da cidade
Você teve êxito e foi aprovado no Concurso Público para Guarda Municipal de Belo Horizonte. Em seu primeiro serviço na Estação Rodoviária da Cidade, você é interpelado por um casal de turistas que deseja conhecer a estátua do famoso escritor mineiro Roberto Drumond, autor dentro outros, do livro "Hilda Furacão". Como você conhece bem a cidade – percorreu as principais praças de Belo Horizonte para estudar – de imediato lembra da foto abaixo e responde aos turistas: "bastam dirigirse à Praça:"
Marque a alternativa CORRETA
Benjamim Guimarães.
Duque de Caxias.
Diogo de Vasconcelos.
Floriano Peixoto.
A Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem tem valor simbólico para Belo Horizonte. Assinale a opção abaixo, que NÃO corresponde com a realidade daquela Matriz:
A construção se processou de forma acelerada, não obstante as dificuldades de recursos materiais, humanos e financeiros, à época.
É um símbolo de fé, modernidade e tradição.
Ocupou o mesmo local da antiga Matriz que foi demolida.
Foi construída segundo padrões estéticos e arquitetônicos do neogótico, estilo que já era utilizado no Brasil junto ao ecletismo.
"A Praça da Liberdade coroa de Minas estava posta em sossego. E era um sossego cheio de graça. No fundo, o Palácio da Liberdade vigiava. Mesmo sendo apenas um nome, a divina Liberdade encantava a Praça. Vinha o passado e sentase num banco, tomando a fresca ou tomando luar. Vinha o presente, ajeitavase ao lado dele. Os dois puxavam uma dessas infindáveis conversas mineiras, saborosas e lendas. As palmeiras ouviam. Os Fícus ouviam. E calavam, num calar mineiro. Mas o progresso exige fontes luminosas musicais".
O texto acima consta do livro "Sobre Belo Horizonte" organizado por Marcelo Pinheiro cujo autor é:
Carlos Drumond de Andrade.
Abílio Barreto.
Mário de Andrade.
João Alphonsus.
Questões de 01 a 10 = Conhecimentos Gerais
Foi o 1o Cardeal do Brasil:
D. Joaquim Arco Verde;
D. Eugênio Sales;
D. Jaime de Barros Câmara;
D. Paulo Evaristo Arns.
Conforme divulgado pela imprensa de todo o país, morreu, no dia primeiro de junho de 2.007, a poetiza Marly de Oliveira. Ela publicou dezesseis livros de poemas e organizou as obras completas do marido. O marido de Marly de Oliveira era o famoso escritor:
Vinícius de Moraes.
Jorge Amado.
João Cabral de Melo Neto.
Ferreira Goulart.
Atualidades - Cultura - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Cabaceiras, no interior da Paraíba, ganhou o apelido de Roliúde Nordestina, com direito a letreiro de identificação na entrada da cidade. A brincadeira com a Hollywood norteamericana se deu pelo fato de que vinte e dois filmes tiveram o município como cenário. O idealizador do projeto Roliúde Nordestina, Wills Leal, diz que essa cidade aponta razões que levam os diretores a escolhê-la, como cenários desérticos, luminosidade, variedade de sets e mão-de-obra barata, além de ser a cidade onde menos chove no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, fato que reduz tempo e custo de filmagem. Um desses filmes é
Casa de Areia.
Terra em Transe.
O Céu de Suely.
O Pagador de Promessas.
Cinema, Aspirinas e Urubus.
Considerando-se o moderno conceito de cultura, de viés acentuadamente antropológico, e os dispositivos constitucionais vigentes, tanto em termos nacionais quanto paraenses, uma política cultural conduzida pelo poder público não envolve aspectos de
proteção às manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, além das de outros grupos presentes na formação brasileira.
proibição de existência de fundos de fomento à cultura nos estados, como meio de impedir a malversação dos recursos financeiros.
garantia do pleno exercício dos direitos culturais e de acesso às fontes da cultura nacional, sem qualquer forma de exclusão.
apoio e incentivo à valorização e à difusão das manifestações culturais, em suas mais distintas formas e modalidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...