Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema nele focalizado, julgue os itens de 36 a 50.
A existência de blocos, aproximando países de uma mesma região, é uma das características marcantes da globalização, processo que se explica, entre outras razões, pela acirrada competitividade econômica dos dias atuais.
A América do Sul, região na qual o Brasil se vincula ao meio internacional por sua geografia e história, é objeto de grande debate no país. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A Venezuela, já parte integrante do MERCOSUL, teve sua adesão plenamente ratificada pelo Congresso Nacional do Brasil.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
A UE é exemplo de bloco de países de pequena dimensão e que não se envolve com os aspectos econômicos da integração.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
A criação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), processo que teve decisiva participação brasileira, insere-se, entre outras razões, no esforço de busca de um lugar no cenário competitivo da globalização, como lembra o texto.
Considerando o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 75 a 80.
O Tratado de Assunção, firmado em março de 1991 entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, tem como objetivo o estabelecimento de um mercado comum entre os quatro países, apesar de haver regulamentado apenas um mecanismo de liberalização comercial.
Considerando o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens de 75 a 80.
Por meio do Protocolo de Ouro Preto, firmado ao final de 1994, o MERCOSUL adquiriu personalidade jurídica de direito internacional, mediante o que se habilitou a negociar acordos comerciais e a praticar atos para a realização de seus objetivos.
Considerando as relações do Brasil no plano regional, julgue os itens seguintes.
A aproximação entre o Brasil e a Argentina que resultou na criação do MERCOSUL foi possível apenas após a restauração da democracia em ambos países, visto que, durante o período militar, as relações bilaterais foram marcadas pela rivalidade e pela disputa hegemônica entre ambos os países na América do Sul, o que frustrou as tentativas de entendimento em torno de questões de interesse estratégico.
Considerando a participação do Brasil em iniciativas de integração regional e seu relacionamento com os países do continente, julgue os itens seguintes.
A suspensão das negociações da Área de Livre Comércio das Américas não implicou o estancamento das relações econômicas do Brasil com os EUA, tendo o comércio entre ambos países aumentado significativamente desde então.
Considerando a participação do Brasil em iniciativas de integração regional e seu relacionamento com os países do continente, julgue os itens seguintes.
Os esforços de integração comercial, empreendidos multilateralmente na América Latina e que representam antecedentes importantes para as relações do Brasil com os sócios no Mercado Comum do Sul são o Pacto ABC (Argentina, Brasil e Chile), firmado nos anos cinqüenta, a Associação Latino Americana de Livre Comércio (ALALC) criada em 1960 e o Sistema Econômico Latino Americano (SELA) de 1975.
O crescimento econômico do Brasil é tema da ordem do dia. Novos elementos vêm sendo agregados pelos órgãos públicos e privados de pesquisa no final de 2007 e início de 2008. Assinale a opção correta relativamente a esse tema.
Quanto à paridade do poder de compra do real, o Brasil, segundo o Banco Mundial, é a sexta economia do mundo, de acordo com os dados de 2005.
O Brasil de 2007 manteve o grau de crescimento pífio do PIB do ano anterior.
O Brasil, apesar do crescimento notado nos anos recentes, diminuiu seu peso relativo na economia latino-americana.
O Brasil é a economia emergente que mais cresce nos últimos anos, particularmente quando comparada às economias da China e da Índia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...