Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.
O Brasil é um país pioneiro na implantação do denominado projeto de sequestro geológico de dióxido de carbono do planeta, que consiste na captura e no depósito de CO2 no subsolo, em campos marítimos e terrestres.
Com base nos gráficos anteriores, assinale a alternativa correta.
Analisando-se apenas as fontes renováveis de energia, é correto afirmar que o Brasil possui uma matriz energética mais danosa ao meio ambiente do que o planeta como um todo.
A recente inauguração de diversas usinas hidrelétricas no interior do Norte e do Nordeste do Brasil, com aproveitamento das excepcionais condições naturais, é um fator determinante para o aumento verificado na competitividade industrial brasileira nos mercados globais.
Clima, relevo, extensão territorial e disponibilidade hídrica são fatores que favorecem o Brasil na obtenção da energia de origem hidráulica. Por outro lado, nenhum desses fatores favorece a China, que utiliza excessivamente o carvão mineral, altamente danoso ao meio ambiente.
No Brasil, a agricultura energética tem contribuído significativamente para a grande participação das energias obtidas a partir da biomassa no consumo energético total do país.
O Distrito Federal é autossuficiente em energia hidrelétrica.
A maior parte da produção de petróleo no Brasil é gerada em campos marinhos, localizados na plataforma continental brasileira, principalmente nas Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos. Apesar deste histórico, o Brasil também apresenta potencial de exploração de petróleo em terra, conforme pode ser atestado pela 10a e mais recente Rodada de Licitações de Petróleo e Gás, realizada pela ANP. Nesta rodada, todas as áreas oferecidas estavam em setores terrestres, tanto em bacias terrestres quanto na porção continental de bacias que apresentam porções terrestres e marinhas. Quais são as bacias sedimentares brasileiras que estão localizadas inteiramente em terra?
Bacia do Amazonas, Bacia do Pará-Maranhão, Bacia do Paraná e Bacia Potiguar.
Bacia do Paraná, Bacia de Parecis, Bacia Potiguar e Bacia do Recôncavo.
Bacia do São Francisco, Bacia do Pará-Maranhão, Bacia do Paraná e Bacia do Recôncavo.
Bacia do Recôncavo, Bacia de Parecis, Bacia do São Francisco e Bacia do Amazonas.
Bacia de Parecis, Bacia do Paraná, Bacia do Amazonas e Bacia do São Francisco.
Para viabilizar a movimentação de petróleo, seus derivados e álcool etílico no território nacional, o Brasil dispõe de mais de 100 terminais autorizados a funcionar, com uma capacidade nominal de armazenamento de mais de 11 milhões de m3.
A maior parte dessa capacidade de armazenamento no país concentra-se em
terminais aquaviários.
terminais fluviais.
terminais terrestres.
centros coletores de álcool.
centros de produção de biodiesel.
O Brasil conta com uma estrutura de distribuição de combustíveis composta por mais de 500 bases de distribuição e mais de 36.000 postos revendedores espalhados por todo o país. Desse total, mais de 40% das bases distribuidoras e dos postos revendedores concentram-se na Região
Norte.
Nordeste.
Centro-Oeste.
Sudeste
No ano de 2008, as vendas de combustíveis das distribuidoras de produtos no mercado nacional atingiram 92,7 milhões de m3, registrando um aumento de aproximadamente 4,8% em relação ao volume vendido em 2007. A maior parte dos derivados apresentou aumento nas vendas, mas, seguindo a tendência do mercado nos últimos anos, observou-se um decréscimo nas vendas de
gás liquefeito de petróleo (GLP).
gasolina
querosene de aviação.
óleo diesel.
óleo combustível.
A sociedade moderna demanda cada vez mais energia para seu funcionamento. Para tanto, precisa-se ampliar a produção de energia para que os padrões de consumo sejam atendidos. A respeito da produção e do consumo de energia no mundo, assinale a opção correta.
A necessidade mundial por energia foi o que permitiu a estabilidade do preço do barril de petróleo mesmo durante a mais recente crise econômica mundial.
A necessidade mundial por energia foi o que permitiu a estabilidade do preço do barril de petróleo mesmo durante a mais recente crise econômica mundial.
Em razão do largo uso de energia de matriz eólica, a América do Norte tem diminuído de maneira sensível o consumo energético nas últimas duas décadas.
A demanda mundial de energia é amplamente desigual, com o Oriente Médio sendo o principal produtor e consumidor ao mesmo tempo.
O Brasil se destaca por consumir energia oriunda da hidreletricidade em proporção acima da média mundial.
A Amazônia faz parte de uma gigantesca planície com domínio de terras baixas florestadas, disposta em anfiteatro, enclausurada entre a grande barreira imposta pelas terras cisandinas e pelas bordas dos planaltos Brasileiro e Guianense. Neste espaço, o relevo de Rondônia localiza-se:
junto à planície, área na qual o processo de erosão se sobrepõe ao de sedimentação, ricaemsedimentos.
próximo à planície, onde há o predomínio do relevo tabular, intercalando chapadas cristalinas e sedimentares.
afastado da planície, com natureza cristalina onde os processos de deposição de materiais superam os de desgaste.
na área vizinha à planície, onde aparecem terras baixas e o processo erosivo supera o deposicional.
próximo à planície, onde predominam terras baixas numa área cortada de norte a sul entre os rios Ji-Paraná e Guaporé.
Na composição do PIB do estado de Rondônia, em 2007, aparece a seguinte distribuição agropecuária: 20,4%; indústria: 14,6%; serviços: 65,0%. Para um estado cujo crescimento está atrelado à expansão da fronteira agrícola, um percentual tão elevado no setor de serviços pode ser justificado a partir de:
ter atraído somente trabalhadores ligados à construção civil.
ter atraído somente trabalhadores ligados à construção civil.
ter desenvolvido uma agricultura que utiliza pouca mão de obra.
dispor de infraestrutura que estimula o desenvolvimento comercial.
incentivar a abertura de empresas vinculadas ao turismo ecológico.
O agronegócio inverte o sentido das migrações brasileiras: agora se vai do Sul e do Leste para o Norte. A população de Rondônia aumentou a taxas de 16% ao ano durante a década de 1990. A cidade de Buritis é, entre os 5 560 municípios brasileiros, a que mais recebeu migrantes nos últimos tempos 90% deles vindos das regiões Sul e Sudeste do país. Os que chegaram na última década do século passado, se diferenciam dos que vieram nos anos 70 e 80 pelo fato de:
mudarem o perfil agropecuário do estado investindo no gado leiteiro.
terem sido atraídos por terras de boa qualidade a preços mais baixos.
realizarem investimentos em cana-de-açúcar para a produção de etanol.
utilizarem mão de obra boliviana, qualificada no cultivo de oleaginosas.
utilizarem mão de obra boliviana, qualificada no cultivo de oleaginosas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...