Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Honduras, país localizado na América Central, enfrenta grave crise institucional desde a deposição de seu presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. A respeito dessa crise, julgue os itens seguintes.
Após sua deposição, Zelaya ficou preso por duas semanas antes que fosse expulso do país pelos militares hondurenhos.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Honduras, país localizado na América Central, enfrenta grave crise institucional desde a deposição de seu presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho de 2009. A respeito dessa crise, julgue os itens seguintes.
O governo norte-americano retirou sanções econômicas contra Honduras e apoiou abertamente a retirada de Zelaya do poder, tendo sido o único país das Américas a reconhecer, de imediato, o novo governo hondurenho.
Com relação ao tema abordado no texto e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.
O Chile viveu, em 2010, a alternância de governantes: a presidente Michelle Bachelet deixou o cargo com elevada popularidade e foi substituída pelo empresário Sebastián Piñera, vitorioso nas eleições de janeiro.
A exemplo do que ocorreu no Haiti em fevereiro último, o Chile também foi vítima de um forte terremoto, que provocou mais mortes naquele país que na pequena nação centro-americana.
A mineração é atividade de baixa significância para a economia chilena, que se apoia quase exclusivamente no turismo.
O episódio mencionado no texto foi o primeiro acidente ocorrido na mina San José, que se destacava mundialmente pela elevada segurança de suas operações.
Cortado de norte a sul pela Cordilheira dos Andes e banhado pelo Oceano Atlântico, o Chile é um país de alto potencial de desenvolvimento do turismo ecológico.
Nos últimos meses, o país Honduras tem vivido momentos de incertezas políticas. Sobre a situação política de Honduras, analise as sentenças abaixo:
I. O governo brasileiro adotou uma política de neutralidade e distanciamento, não se pronunciando sobre as questões internas do país.
II. Os dois presidentes, o deposto e o interino, envolvidos na crise política, são do Partido Liberal.
III. A deposição do presidente hondurenho Roberto Micheletti foi um dos fatores da crise política.
IV. Um acordo foi selado, em fins de outubro do corrente ano, tendo como um de seus pontos a transferência da autoridade das Forças Armadas para o Supremo Tribunal Eleitoral.
Das sentenças acima, estão corretas apenas:
I, II e IV;
I e III;
II e III;
II e IV;
III e IV.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A Segunda Guerra (1939-1945) foi decisiva para a nova configuração geopolítica mundial, assentada em bases bastante distintas das existentes até então. No que concerne ao cenário vivido pelo mundo nas décadas que se seguiram ao fim do conflito, em 1945, é correto afirmar que
a bipolaridade mundial passou ao largo dos aspectos ideológicos, concentrando-se na disputa de poder econômico entre duas superpotências.
esgotou-se o modelo de exploração neocolonial decorrente da expansão imperialista, de que seria exemplo o surto de independência afro-asiática.
a Europa reafirmou sua hegemonia política, ainda que tenha perdido a força econômica de que dispunha desde o século XIX.
a denominada Guerra Fria correspondeu ao quadro de acirrada competição entre uma Alemanha em recuperação e um Japão que buscava reconstruir-se.
o conceito de Terceiro Mundo perdeu densidade e importância em face de uma nova realidade econômica mundial marcada pela cooperação entre países.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A URSS saiu da Segunda Guerra como a única potência em condição de fazer frente aos EUA, ao tempo em que liderava a formação do bloco de países socialistas. No que se refere ao processo de construção e de crise do socialismo soviético, assinale a opção correta.
Perestroika a Glasnost vinculam-se à vitoriosa reestruturação econômica e abertura política da URSS conduzida por Brejnev.
A iniciativa privada foi decisiva para o êxito dos planos quinquenais adotados pela URSS durante o governo de Stálin.
A economia soviética preteriu a industrialização e voltou-se enfaticamente para a agricultura, tendo por meta a produção de alimentos.
A construção da moderna URSS fez-se naturalmente, sem que o Estado impusesse pesados sofrimentos à população.
Um dos pilares do sistema socialista soviético foi a organização da economia mediante a elaboração de sistemático planejamento.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Protagonista de um dos mais espetaculares êxitos econômicos do mundo contemporâneo, a China conheceu uma difícil trajetória desde 1949, quando Mao Tsé-Tung assumiu o poder e proclamou a República Popular. O atual milagre chinês resulta da
abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping nos anos 1980, sob controle estatal, mas admitindo capitais privados.
Revolução Cultural comandada por Mao Tsé- Tung entre as décadas de 1960 e 1970, que recompôs o modelo socialista.
crise financeira mundial de 2007-2008, que tornou imprescindível a ativa presença chinesa no comércio global.
enorme disponibilidade de matéria-prima em seu território e de mão de obra farta, bem preparada e com alta remuneração.
grande oferta de produtos tecnologicamente sofisticados no mercado mundial, facilmente comercializados apesar dos elevados preços.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2010
Com a maioria da população formada por muçulmanos Sunitas, é uma região rica em minério e petróleo localizada entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, situada nos Montes Cáucaso. Declarou independência no final do século XX, mas foi dominada pelo exército russo que alegou estar combatendo grupos terroristas islâmicos nesta região, que foi anexada pela Rússia ainda na época dos czares. Trata-se:
Chechênia.
Kosovo.
Geórgia.
Ucrânia.
Bósnia.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Em 3 de dezembro de 2009, Orlando Zapata, um pedreiro e encanador de 42 anos que lutava contra o regime castrista em Cuba, decidiu parar de se alimentar como forma de protesto contra as más condições de tratamento na prisão em que estava. As acusações que o levaram à prisão são desacato, desobediência e desordem pública. Estava preso desde 2003 e veio a falecer no dia 23 de fevereiro de 2010. O castrismo como cita o enunciado, começou:
Quando Raul Castro, irmão de Fidel, assumiu o poder devido à doença do irmão, causando a partir daí, protestos por parte da população.
Com um movimento que teve apoio de estudantes universitários e camponeses, na década de 90 do século XX, e que se opunham ao governo ditatorial de Fidel Castro.
O movimento nasceu quando Fidel Castro, então um ditador, cancelou as eleições marcadas para junho de 1952. Fulgêncio Batista, então um dos candidatos, organizou uma força rebelde para depor o governo.
Quando Fidel e Che Guevara foram libertados por uma anistia a presos políticos e se exilaram no México.
Quando Fidel Castro assume a liderança de Cuba, através da Revolução Cubana, instituindo uma ditadura e permanecendo cerca de 49 anos no poder.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O Brasil considera prioritários a estabilidade política e o fortalecimento institucional da integração na América do Sul. Acerca desse assunto, julgue C ou E.
O Estado Plurinacional da Bolívia, novo nome oficial da Bolívia, constitui o reconhecimento do pluralismo étnico no país e da necessidade de sua afirmação por meio de políticas públicas em matérias como educação e saúde, resultado da valorização do patrimônio cultural tradicional indígena, uma das prioridades do governo do presidente boliviano Evo Morales.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...