Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às negociações comerciais regionais, julgue os itens que se seguem.
O Protocolo de Colônia para a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos no MERCOSUL, assinado em 1994, nunca vigorou, privando os países integrantes do MERCOSUL de qualquer acordo intrabloco sobre investimentos.
O estudo da economia internacional, incluindo-se aí a análise dos blocos econômicos e do processo de globalização econômica, é crucial à compreensão das economias de mercado, em um mundo interconectado. Com base nessa análise, julgue os itens seguintes.
Entre os objetivos do NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), é possível citar a eliminação das barreiras comerciais entre os países-membros, a promoção da concorrência e o aumento das oportunidades de investimentos, em sua área de atuação.
O estudo da economia internacional, incluindo-se aí a análise dos blocos econômicos e do processo de globalização econômica, é crucial à compreensão das economias de mercado, em um mundo interconectado. Com base nessa análise, julgue os itens seguintes.
O MERCOSUL constitui um exemplo de mercado comum, em que as políticas econômicas são independentes.
Julgue os itens a seguir, relativos à atualidade internacional.
Em 2010, a Venezuela tornou-se membro pleno do MERCOSUL.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos relevantes da atualidade.
No início de 2011, por terem Argentina e Brasil deixado de exigir licenças prévias de importação, o MERCOSUL passou a ser uma real zona de livre comércio.
Desde 1999, os dezenove países que possuem as maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia, formaram o G-20. Sobre esse grupo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre os países pertencentes ao grupo, há apenas três latinos que são Argentina, Brasil e México.
( ) A liderança do grupo está a cargo dos países integrantes do BRICs Brasil, Rússia, Índia e Coreia do Sul que se revezam anualmente.
( ) Embora seja a maior economia do mundo, os EUA se recusam a fazer parte do G-20, participando apenas do G-9.
A sequência está correta em:
V, V, V
V, F, V
V, F, F
F, F, F
F, V, F
Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que:
I- a aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento.
II- o Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco.
III- a Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes.
IV- não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
Analise as afirmativas abaixo, sobre as características do MERCOSUL, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ). São Parceiros do Brasil no Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Venezuela.
( ) O Brasil apresenta vantagens em relação aos outros parceiros, uma vez que sua economia possui grande capacidade instalada para atender o Mercosul.
( ) O Mercosul tem como objetivo integrar política, social e economicamente os países membros, por meio de medidas sócioeducativas, incentivando todos os tipos de trocas possíveis.
( ) O Mercosul tem como objetivo buscar estabelecer uma tarifa externa comum que é, na realidade, um conjunto de tarifas que incidem sobre as importações realizadas pelos países-membros do bloco.
Acerca de conceitos relativos à economia e, especialmente, à economia brasileira, julgue os seguintes itens.
Entre os países do MERCOSUL, o Brasil é o que mais depende desse bloco, no que diz respeito a importações, que, em 2007, advieram, principalmente, dos Estados Unidos da América e do Canadá, além da Comunidade Europeia.
O país de origem do ex-ativista é a
Grécia.
França.
Espanha.
Bélgica.
Itália.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...