Lista completa de Questões de Atualidades do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fim de contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, o governo brasileiro mantém um sítio eletrônico onde é possível acessar obras de domínio público ou com a devida autorização para sua divulgação.
Encontra-se em fase de votação, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei, encaminhado pelo governo federal ao Congresso Nacional, que trata da modernização da Lei de Direito Autoral.
Em 2012, o Senado Federal apresentou o relatório final da comissão parlamentar de inquérito que apurou irregularidades nas atividades do ECAD.
A experiência histórica vivida pelo Brasil, entre 1946 e 1964, pode ser identificada como a de difícil e complexo aprendizado democrático. Crises políticas de acentuada gravidade se sucederam, num contexto em que não faltaram o suicídio de um presidente da República, a tentativa de golpe para impedir a posse de outro, a renúncia de um terceiro poucos meses após empossado e, por fim, a derrubada do último governo civil que antecedeu aos vinte e um anos de regime militar. A propósito desse quadro histórico, assinale a opção correta.
A deposição de Getúlio Vargas, em 1954, deveu-se à ação conjunta de setores empresariais, da imprensa, da hierarquia católica e de comandos militares, todos ideologicamente sintonizados com o Partido Social Democrático, o PSD.
A eleição presidencial de Juscelino Kubistchek, em 1955, foi apoiada por partidos teoricamente antagônicos, a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o que explica a consagradora votação obtida pelo candidato mineiro.
Nos tensos dias entre a saída de cena de Jânio e a chegada ao poder do Vice-Presidente Goulart, a solução política encontrada para contornar o veto militar a Jango foi a adoção do parlamentarismo, experiência inédita na República brasileira.
A decisão de matar-se foi o último gesto político do Presidente Jânio Quadros, forma dramática de denunciar à opinião pública a ação virulenta de seus opositores e que acabou por lançar o país em autêntica guerra civil.
Diferentemente de outras tentativas de golpe de Estado ocorridas no período republicano, independentemente de terem sido vitoriosas ou não, a ruptura institucional de 1964 foi conduzida por militares das três Armas, o que excluiu a participação de segmentos civis.
Entre 1964 e 1985, a vigência de um regime politicamente autoritário coincidiu com o aprofundamento da urbanização da sociedade brasileira, com a continuidade do processo de modernização da economia e, malgrado as evidentes limitações políticas existentes, com a contínua ampliação do número de eleitores. Relativamente a esse período da História brasileira, inclusive quanto ao esgotamento do ciclo militar, assinale a opção correta.
Sob o ponto de vista da economia, o primeiro governo do ciclo militar voltou-se para o combate à inflação, mas, entre 1969 e 1973, apoiando-se em fartos empréstimos externos e no controle dos salários, a obtenção de elevados índices anuais de crescimento permitiu que se falasse em milagre brasileiro.
A chegada dos militares ao poder explica-se, em primeiro lugar, pela força das armas e, secundariamente, pelo apoio ainda que velado de parte da grande imprensa e da cúpula da Igreja Católica, já que a maioria da população defendia as reformas de base implantadas pelo pessedista João Goulart.
Em dezembro de 1968, a edição do Ato Institucional n. 5 foi a primeira demonstração do regime militar de que reconhecia a necessidade de se proceder à abertura política, ainda que essa distensão fosse lenta, gradual e segura, sob estrito controle dos detentores do poder.
O regime militar sustentou-se politicamente na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), cujas bases espalhadas pelo país afora, notadamente no interior, garantiram-lhe sucessivas vitórias eleitorais, a exemplo da de 1974, que praticamente aniquilou a oposição alinhada no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Há consenso entre os analistas da cena política brasileira de que dois acontecimentos a vitória da emenda constitucional das Diretas Já! e do movimento pela Anistia ampla, geral e irrestrita foram decisivos para selar o fim do regime militar e a volta do poder civil.
Conforme José Eustáquio Diniz Alves, durante os anos de 1950 e 1980 a economia brasileira cresceu, em números redondos, a uma média de 7%, enquanto a população cresceu 2,8% ao ano. A renda per capita cresceu 4,2% ao ano. A essa evolução estão relacionados diversos fenômenos econômicos e sociais. A seguir são enunciados três fenômenos econômicos sociais
I. Esses trinta anos marcaram o melhor período de crescimento de toda a história brasileira. II. Nesse período, no Brasil ocorreu a passagem de uma sociedade rural e agrária para uma sociedade urbana e industrial. III. O desenvolvimento industrial esteve associado a um grande aumento da produtividade do trabalho. Esse avanço, entretanto, foi acompanhado de crescente desigualdade na distribuição da renda. Quanto a esses enunciados a opção correta é:Apenas o I está correto.
Apenas o II está correto.
Apenas o III está correto.
Todos estão corretos.
Nenhum está correto.
Independentemente dos diversos enfoques teóricos, é normal a ocorrência de déficits fiscais. Os seguintes enunciados se referem à questão do equilíbrio entre receitas e gastos públicos.
I. A dificuldade revela incúria do governante porque os países são entidades homogêneas, que têm receita e despesa previsíveis, o que torna possível gerir os recursos públicos de forma a equilibrar receita e despesa. II. O Estado obtém receitas provenientes principalmente de impostos e deve prestar bens e serviços. As receitas e os gastos, entretanto não são distribuídos da mesma forma entre os diferentes segmentos da população. III. O problema político de todo governo que se disponha a fazer um ajuste fiscal é que não é possível alterar a definição da incidência do ajustamento. Quanto a esses enunciados a opção correta é:Apenas o I está correto.
Apenas o II está correto.
Todos estão corretos.
Nenhum está correto.
No Plano de Metas, do governo JK, para o período correspondente entre os anos 1955 e 1960:
buscou diversificar a produção e implantar uma estrutura de mercado baseada no modelo de concorrência perfeita.
eliminou toda forma de subsídio e qualquer estímulo para a expansão do setor secundário da economia.
combateu a entrada de capital estrangeiro e foi financiado exclusivamente com poupança privada doméstica.
manteve sob controle a inflação.
dava tratamento especial aos setores de siderurgia, refino de petróleo, energia e transporte, com a orientação de maior parte dos investimentos públicos.
O Golpe Militar adotou inicialmente um discurso desenvolvimentista em oposição ao populismo de Goulart e um comprometimento com o crescimento econômico. Suas ações tinham como propósito:
romper relações com os organismos financeiros internacionais.
reduzir a dívida externa brasileira.
dar início ao processo de privatização da economia brasileira.
combater o modelo de desenvolvimento capitalista.
maior abertura da economia brasileira para o capital externo.
A greve dos policiais militares da Bahia teve início na noite de 31 de janeiro. Cerca de 10 mil PMs, de um contingente de 32 mil homens, aderiram ao movimento. A paralisação provocou uma onda de violência em Salvador e região metropolitana. O número de homicídios dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado. A ausência de policiamento nas ruas também motivou saques e arrombamentos. Centenas de carros foram roubados e dezenas de lojas destruídas. Sobre o assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A volta às aulas de estudantes de escolas públicas e particulares, que estava marcada para 6 de fevereiro, foi prejudicada. Apenas os alunos da rede pública estadual iniciaram o ano letivo. As instituições particulares decidiram adiar o retorno dos estudantes. ( ) Para reforçar a segurança, a Bahia solicitou o apoio do Governo Federal. Cerca de três mil homens das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança foram enviados a Salvador. As tropas ocupam bairros da capital e monitoram portos e aeroportos. ( ) A categoria faz reivindicação de apenas quatro pontos: a criação de um plano de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade e anistia. ( ) Dois dias após a paralisação, a Justiça baiana concedeu uma liminar decretando a ilegalidade da greve e determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), que comanda o movimento, suspenda a greve. Doze mandados de prisão contra líderes grevistas foram expedidos.V/ F/ V/ F
F/ V/ F/ V
V/ V/ F/ V
V/ V/ V/ F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...