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A redivisão política do país de forma ampliada e considerando os aspectos ocupação, vitalização e recuperação de nossas fronteiras, além de estratégico-militar, somente foi concretizado em 13 de setembro de 1943, através do Decreto-Lei n° 5.812. [...] A criação de Territórios Federais decorrera por imperativos geopolíticos e de defesa da soberania do Brasil sobre regiões fronteiriças e estratégicas. (SANTOS, Fernando Rodrigues dos. História do Amapá: da autonomia territorial ao fim do janarismo. Macapá: Editora Gráfica O Dia, 1998, p. 24-25)
Sobre a criação do Território Federal do Amapá é correto afirmar que:I A autonomia territorial alcançada pelo Amapá foi questionada pela maioria dos políticos e empresários do Pará. Em função disso, o governador Magalhães Barata, em telegrama enviado ao presidente Getúlio Vargas, declara que a criação do Território do Amapá foi unilateral e desnecessária.
II Não se procedeu de forma democrática. Não houve consulta plebiscitária, nem entendimento com o Governador do Estado do Pará, Estado do qual foram desmembradas as terras para constituir o Território Federal do Amapá.
III Para governar o Amapá se manifestaram dois pretendentes, Emanoel de Almeida Moraes e Janary Gentil Nunes. Getúlio Vargas nomeia Janary, tendo em vista seus méritos militares, não haver exercido função civil e amplo conhecimento da região que iria governar.
IV Houve um impasse quanto ao estabelecimento da capital do território, havendo uma capital de direito (Mazagão) e outra de fato (Macapá). Impasse esse resolvido pelo Presidente da República em Decreto- Lei que determinou que Macapá passasse a ser a capital do Território Federal do Amapá.De acordo com os seus conhecimentos, sobre a Colônia Agrícola de Clevelâdia, fundada em 1922, no município de Oiapoque, é incorreto que:
A localização geográfica do Estado do Amapá é considerada uma vantagem comparativa frente a outros estados da Amazônia porque
é o único da Amazônia cortado pela Linha do Equador.
a fronteira do Estado do Amapá com Guiana Francesa e o fácil acesso ao transporte flúviomarinho representam oportunidades de acesso a mercados internacionais.
a fronteira do Estado do Amapá com a República da Guiana garante o escoamento de seus produtos para os grandes centros de desenvolvimento internacionais.
a fronteira do Estado do Amapá com o Estado do Pará permite o escoamento de matéria-prima para ser beneficiada na região sul do país.
a maior parte da floresta amazônica está concentrada na superfície territorial do Estado do Amapá.
Identifique abaixo projetos de desenvolvimento sustentável implantados no Estado do Amapá.
A Escola Bosque do Bailique e o Centro de Cultura Negra.
A implantação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana e a construção da usina hidrelétrica de Coaracy Nunes.
A criação da cooperativa dos castanheiros e a implantação do Projeto Jari.
A Usina Termoelétrica de Santana e a construção do Trapiche Eliezer Levy.
A restauração da Fortaleza de São José e a exploração de manganês na Serra do Navio.
O Estado do Amapá possui nove Unidades de Conservação que representam 18,8% da área total do Estado. Em qual das unidades citadas abaixo é permitido o uso sustentável dos recursos?
Reserva Biológica do Lago Piratuba.
Reserva Biológica do Parazinho.
Estação Ecológica do Jari.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
Parque Nacional do Cabo Orange.
Os projetos sustentáveis para a geração de emprego e renda, implantados através do PDSA, têm como princípio básico:
o aumento do índice de exportação a partir de atividades econômicas que priorizem o atendimento das necessidades dos países e estados fronteiriços.
inibir o desenvolvimento do setor industrial a fim de proteger os recurso naturais do Estado do Amapá.
a agregação de valor aos produtos locais, a fim de diversificar a base econômica e gerar mais empregos.
a concentração das atividades econômicas na capital do Estado, onde o índice de desemprego é maior.
a realização de parcerias com madeireiras internacionais para a exploração dos recursos florestais com maior eficiência.
A população indígena do Amapá é constituída de cerca de 5.500 indivíduos pertencentes as etnias Caripuna, Galibi, Palikur e Waiãpi. Para garantir a qualidade de vida que esses povos desejam manter ou recuperar é necessário, entre outras ações,
coibir ações que promovam o intercâmbio entre índios e não índios.
garantir um ensino igualitário, de acordo com os conteúdos empregados nas demais escolas públicas do Estado.
promover ações de capacitação em técnicas de conservação e aproveitamento racional dos recursos naturais.
reunir todas as etnias em uma mesma área.
a formação de agentes de saúde e de professores indígenas, respeitando os interesses culturais de cada grupo.
O Zoneamento Ecológico Econômico - ZEE pode ser considerado importante para o desenvolvimento sustentável do Estado do Amapá porque
fornece as informações para que o zoneamento urbano seja feito respeitando as potencialidades e as características ecológicas e econômicas encontradas na capital do Estado.
identifica as zonas de maior importância ecológica e econômica onde serão concentrados os esforços e recursos para implantação dos grandes projetos de desenvolvimento.
fornece as informações necessárias para o ordenamento do território e planejamento do uso sustentável dos recursos de acordo com as potencialidades sociais e vulnerabilidades naturais.
garante a repartição dos recursos financeiros gerados pelo desenvolvimento sustentável de acordo com as potencialidades ecológicas e necessidades econômicas das zonas rurais.
identifica as zonas com maior abundância de recursos naturais exploráveis onde serão implantados projetos de crescimento econômico e ordenamento territorial.
Atualidades - Amapá - - 0000
A economia do Estado do Amapá é diretamente dependente
da Área de Livre Comércio.
do crescimento populacional.
da importação de matéria-prima.
dos recursos naturais locais.
do extrativismo mineral.
Atualidades - Amapá - - 0000
A Lei Estadual de Proteção e Acesso à Biodiversidade – Lei nº 0388/97 – foi decretada e sancionada estabelecendo, dentre as disposições gerais, que
é de competência das comunidades locais e dos povos indígenas do Estado do Amapá fiscalizar a utilização dos recursos biológicos existentes em suas reservas.
os recursos genéticos localizados no Estado do Amapá não poderão ser pesquisados e manipulados por instituições de outros países.
o direito ao aproveitamento da diversidade genética e biológica existente nas áreas indígenas, do Estado do Amapá, é exclusivo dos povos indígenas.
não será permitida a manipulação e o uso para fins comerciais, em outros estados, dos recursos biológicos e genéticos existentes nas áreas indígenas do Estado do Amapá.
as comunidades locais e os povos indígenas têm direito à participação nos benefícios econômicos e sociais decorrentes dos trabalhos de acesso a recursos genéticos localizados no Estado do Amapá.
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