Lista completa de Questões sobre Centro-Oeste para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O cerrado contém extensas áreas em condições geoambientais favoráveis à agricultura intensiva e à pecuária, sendo esta historicamente extensiva e dominante espacialmente. Nos anos 60 e 70 do século passado, por essa e outras razões de natureza geopolítica, o cerrado foi alvo de expansão da nova fronteira agrícola, baseada na modernização da agricultura (...) (GOMES, H. e TEIXEIRA NETO, A. Geografia Goiás-Tocantins. Goiânia: UFG, 1993.)
Entre as condições geoambientais do cerrado que favoreceram a expansão da fronteira agrícola, destaca-se:Na década de 1970, o cultivo da soja passou a ocupar áreas do Centro-Oeste brasileiro. A partir da década de 1990 uma nova fronteira agrícola surgiu com a expansão da sojicultura nos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará. Com relação ao cultivo da soja no Maranhão, analise as afirmativas a seguir.
I. As empresas exportadoras de soja se utilizam, além de outros modais, da logística da Estrada de Ferro Carajás para o escoamento da produção.
II. A área plantada e a produção de soja, no período de 1990 a 2005, apresentaram um grande crescimento.
III. Os principais municípios produtores de soja no Maranhão estão situados no sul do estado e na divisa com o estado do Piauí.
Assinale:
A economia agrícola regional do Centro-Oeste brasileiro tem apresentado um desempenho considerável, nos últimos anos. Esse desempenho agrícola tem como principal responsável o cultivo de:
café.
soja.
cacau.
laranja.
cana-de -açúcar.
As questões de n
com base no texto que se segue.
"Desde sua descoberta casual em 1542, a Amazônia
tem funcionado como cabo de guerra entre fato e ficção,
fantasia e realidade (...).
Assim que os ensandecidos conquistadores do século XVI
foram substituídos pelos meticulosos cientistas do século
XIX – entre eles o francês La Condamine, o descobridor da
borracha – ficou claro que o maior tesouro da Amazônia
era vegetal."
BUENO, Eduardo.
Brasil: uma história. 2ª ed. ver.São Paulo: Ática, 2003, p. 156.
Apesar de a região amazônica ser conhecida desde a época citada, não houve, até o século XVIII, por parte do governo português, qualquer projeto de efetiva colonização do interior da Amazônia. Contudo, o desinteresse português era relativo, o que pode ser evidenciado pela(o):
assinatura do Tratado de Madri, em 1750, que garantia à Espanha a exploração da Bacia Amazônica.
dificuldade em transpor os obstáculos dos rios Madeira e Mamoré para embarcar produtos nativos extraídos da região.
expansão das missões jesuíticas castelhanas que, sob o beneplácito da Igreja e da Coroa Portuguesa, garantiram a catequese e a disponibilidade de mão-de-obra escrava indígena.
presença de uma população nativa, com cultura diversificada da européia, resistente ao trabalho escravo.
envio de expedições e fundação de fortificações, com o objetivo de conter as investidas dos espanhóis, afastando-os das regiões mineradoras do centro-oeste.
Assinale a alternativa INCORRETA com relação às regiões brasileiras.
As regiões Sul e Sudeste ocupam menos de 20% do território do país e concentram a maior parte da população.
A região Centro-Oeste possui a maior área verde do planeta
As regiões que receberam maior número de migrantes nos últimos anos são a Sudeste e a Centro-Oeste
A região Nordeste é a maior em número de estados.
Nesta região brasileira ocorre atualmente a maior expansão agrícola do país, com o predomínio das grandes propriedades que desenvolvem extensas monoculturas e o uso intensivo de máquinas, corretivos químicos e fertilizantes que acabam por provocar fortes impactos ambientais. Muitos desses estabelecimentos agrícolas pertencem ou estão associados aos complexos agroindustriais. O texto faz referência à região
Assinale a alternativa correta a respeito do lobo-guará.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...