Questões sobre Cultura

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O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

Em uma área estimada em 600.000 m2, Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Ao lado dos jardins, ao ar livre, havia magnífica coleção de milhares de espécies de plantas. Na década de 80, o sítio foi desapropriado pelo governo brasileiro para utilização como base de atividades culturais e científicas. Infelizmente, em decorrência da falta de conservação e outras dificuldades técnicas, o sítio foi desativado e fechado definitivamente à visitação pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

A Cinemateca Brasileira, em São Paulo, teve origem no Clube de Cinema, criado na década de 40 por um grupo de jovens intelectuais, entre os quais destacam-se Paulo Emilio Salles Gomes, Décio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza. Ao longo dessas décadas, superando restrições técnicas e financeiras, a Cinemateca viveu uma história de resistência, esforço e perseverança, para desenvolver um trabalho hoje reconhecido internacionalmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

A música de Villa-Lobos é um patrimônio da cultura brasileira que se encontra preservado e acessível desde 1960, quando, por determinação do presidente Juscelino Kubitschek, foi criado o Museu Villa-Lobos para resguardar o acervo musical do compositor, que, durante sua vida, optou por ser essencialmente brasileiro. Paralelamente à preservação e à contínua conservação do legado de Villa-Lobos, o museu desenvolve diversificada produção cultural e educativa, por meio do lançamento de discos, da edição de livros e da realização de concursos internacionais, festivais, recitais e concertos didáticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual conceito de museu, mundialmente aceito, foi elaborado, na década de 70 do século passado, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), organismo ligado à Unesco, que trata dos museus. O museu é uma instituição permanente, aberta ao público, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, que adquire, conserva, pesquisa, expõe e divulga as evidências materiais e os bens representativos do homem e da natureza, com a finalidade de promover o conhecimento, a educação e o lazer. Além dos museus, o ICOM inclui, na mesma definição: as galerias de exposição mantidas permanentemente por bibliotecas e arquivos; os monumentos e sítios naturais, históricos, arqueológicos e etnográficos, pelas suas atividades de coleta, pesquisa, conservação e divulgação; as instituições que abrigam espécimes vivos (jardins zoológicos, jardins botânicos e aquáticos) e os planetários. No Brasil, existem cerca de 1.300 instituições museológicas que apresentam uma grande diversidade: são museus de caráter nacional, regional e comunitário, públicos e particulares, históricos, artísticos, antropológicos e etnográficos, científicos, tecnológicos, museus de tudo e de todos.

No que se refere aos esforços brasileiros de pesquisa, coleta, conservação e divulgação do seu patrimônio cultural, julgue os itens abaixo.

Inaugurada em 1938 pelo Presidente Getúlio Vargas, a Escola Nacional de Belas Artes foi instalada no prédio do Museu Nacional de Belas Artes, na Avenida Rio Branco, centro do Rio de Janeiro. Primeira instituição voltada para as artes plásticas no Brasil, o museu foi criado pelo príncipe D. João, como Museu Real das Ciências, Artes e Ofícios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O primeiro autor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura foi:

  • A.

    Jorge Amado

  • B.

    Eça de Queiroz

  • C.

    José Saramago

  • D.

    Paulo Coelho

Em cartaz na Rede Globo, A Casa das Sete Mulheres constitui-se uma representação da Revolução Farroupilha (1835-45), movimento que tinha como objetivo:

  • A.

    implantar a República no Rio Grande do Sul

  • B.

    fortalecer a escravidão no Sul com leis mais severas

  • C.

    conquistar o Uruguai e incorporá-lo ao Brasil

  • D.

    tornar o Rio Grande do Sul uma colônia italiana

Da colônia aos dias de hoje, a arquitetura reflete as etapas da história brasileira. No século XX, ela acompanha o processo de modernização do país e, em certo sentido, tornou-se referência internacional. A esse respeito, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Não se pode falar em uma arquitetura colonial brasileira: uma sociedade essencialmente rural, vivendo em torno dos engenhos de açúcar, impediu o florescimento de construções típicas de áreas urbanas.

  • B.

    O prédio do Ministério da Educação, no centro da cidade do Rio de Janeiro, construído ao tempo do governo Vargas, é considerado o marco de fundação da arquitetura moderna brasileira

  • C.

    Oscar Niemeyer é personagem central da arquitetura brasileira do século XX, com uma obra reconhecida internacionalmente, cujo início efetivo se deu com o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte

  • D.

    Nos dias de hoje, uma obra projetada por Niemeyer, construída à beira-mar em Niterói, chama a atenção pela beleza das formas e pelo impacto que causa: trata-se do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

  • E.

    Brasília, que pode ser considerada a metasíntese de JK, notabiliza-se pelo singular projeto urbanístico de Lúcio Costa e pelo arrojo das formas arquitetônicas propostas por Niemeyer

Versos como "No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho/ tinha uma pedra/ no meio do caminho tinha uma pedra" foram escritos pelo poeta mineiro que, nascido em Itabira, fixou-se no Rio de Janeiro, notabilizando-se como um dos maiores nomes da poesia moderna em língua portuguesa. Trata-se de

  • A. Carlos Drummond de Andrade
  • B. Olavo Bilac
  • C. Manuel Bandeira
  • D. Murilo Mendes
  • E. Augusto dos Anjos

Considerada uma das mais ricas do mundo, ombreando- se com a norte-americana, a música popular brasileira tem uma longa história, em que se mesclam influências de grupos, etnias e culturas presentes na formação do Brasil. No que se refere a essa trajetória da MPB, com sua importância e seu significado, assinale a opção correta.

  • A.

    Música que funciona como uma espécie de cartão de visitas do Brasil, sendo conhecida e executada em distintas partes do mundo, Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, tem uma letra que não esconde o momento histórico em que foi produzida, precisamente após a queda da ditadura de Vargas, quando o país se liberta do ufanismo imposto pelo autoritarismo de então

  • B.

    Entre os anos 1930 e 1940, coincidindo com o advento da era do rádio, a MPB atingiu um nível de excelência que todos reconhecem; nesse período em que cantores e compositores alcançam grande popularidade, sobressai a obra do compositor Noel Rosa

  • C.

    A segunda metade dos anos 50 corresponde à Era JK que, ao lado do impulso desenvolvimentista, também se caracterizou pela exuberância da criação cultural; paradoxalmente, ao mesmo tempo em que nasce o chamado Cinema Novo, a MPB se retrai e, por uma razão ainda desconhecida, mostra-se incapaz de produzir algo de novo.

  • D.

    A década de 60 assistiu à revitalização da MPB, fortemente impulsionada pelos festivais que a televisão realizava; nesse decênio, a normalidade política e o crescimento econômico devem ter contribuído para a fértil produção musical.

  • E.

    Lançando-se em meados dos anos 60, Chico Buarque de Hollanda tornou-se rapidamente um dos mais festejados compositores brasileiros; desde seu primeiro sucesso, A Banda, construiu uma obra marcada pelo lirismo romântico, olvidando os apelos ao engajamento político

Inspirando-se no patrimônio cultural brasileiro, suas lendas e tradições populares, produziu uma música erudita de elevado padrão, inclusive alvo de reconhecimento internacional. Falamos do regente e compositor de, entre outras peças notáveis, "Bachianas Brasileiras":

  • A. César Camargo Mariano
  • B. Antonio Carlos Jobim
  • C. Chico Buarque de Hollanda
  • D. Camargo Guarnieri
  • E. Heitor Villa-Lobos
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