Lista completa de Questões sobre Distrito Federal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos recursos hídricos, julgue os itens que se seguem.
A demanda excessiva e a poluição de recursos hídricos nas diversas bacias do DF têm sua origem em fatores diferentes. Com efeito, a pressão sobre os recursos hídricos, em virtude da expansão de núcleos urbanos consolidados, da criação de novos núcleos urbanos e da industrialização, é maior nas bacias dos rios Descoberto e São Bartolomeu. Nesta última, são mais fortes as influências de condomínios residenciais. A pressão da agricultura irrigada é maior na bacia do Rio Preto. Comparada às demais, a bacia do rio Maranhão é a que tem sofrido menor pressão antrópica até o momento.
Declarada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, Brasília enfrenta os desafios de ser, tão jovem, uma cidade tombada e, ao mesmo tempo, demandando ser concluída, o que implica acompanhar o desenvolvimento urbano e as necessidades de seus ocupantes. Julgue os próximos itens, que tratam do tombamento de Brasília. Como a legislação define que em todo perímetro da orla do lago Paranoá o acesso público será mantido, torna-se necessário desapropriar os lotes registrados em cartório que dão acesso privado ao lago.
Declarada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO, Brasília enfrenta os desafios de ser, tão jovem, uma cidade tombada e, ao mesmo tempo, demandando ser concluída, o que implica acompanhar o desenvolvimento urbano e as necessidades de seus ocupantes. Julgue os próximos itens, que tratam do tombamento de Brasília. Para serem considerados parte integrante do patrimônio histórico artístico nacional, os bens precisam ser inscritos separada ou agrupadamente nos Livros do Tombo.
O governo federal, com objetivo de criar uma base jurídica de atuação conjunta entre os entes federados envolvidos com o processo de gestão territorial decorrente da atração urbana gerada por Brasília, criou, em 1998, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), envolvendo uma população de cerca de 2,9 milhões de habitantes.Julgue os itens subseqüentes, relativos à RIDE. O recorte territorial que mais reflete a problemática da aglomeração urbana da região de Brasília é a área que compreende o DF e as cidades goianas limítrofes ao DF, cujo princípio aglutinador não é a base econômica, mas a aglomeração populacional oriunda dos fluxos migratórios.
O governo federal, com objetivo de criar uma base jurídica de atuação conjunta entre os entes federados envolvidos com o processo de gestão territorial decorrente da atração urbana gerada por Brasília, criou, em 1998, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), envolvendo uma população de cerca de 2,9 milhões de habitantes.Julgue os itens subseqüentes, relativos à RIDE. A RIDE é composta por municípios limítrofes ao DF e tem como objetivo o gerenciamento dos recursos hídricos das bacias hidrográficas compartilhadas entre o DF e os municípios goianos.
O governo federal, com objetivo de criar uma base jurídica de atuação conjunta entre os entes federados envolvidos com o processo de gestão territorial decorrente da atração urbana gerada por Brasília, criou, em 1998, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), envolvendo uma população de cerca de 2,9 milhões de habitantes.Julgue os itens subseqüentes, relativos à RIDE. Uma análise socioeconômica da RIDE aponta para um crescimento demográfico muito mais rápido nas cidades limítrofes do que no DF, existindo uma tendência, já comprovada por pesquisas, de um movimento migratório do DF para essas cidades, especialmente em função da demanda por moradia.
O governo federal, com objetivo de criar uma base jurídica de atuação conjunta entre os entes federados envolvidos com o processo de gestão territorial decorrente da atração urbana gerada por Brasília, criou, em 1998, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), envolvendo uma população de cerca de 2,9 milhões de habitantes.Julgue os itens subseqüentes, relativos à RIDE. A competência para a gestão da RIDE cabe ao DF, que deve prover os meios para a implementação das ações aprovadas pelo respectivo conselho administrativo (COARIDE), que é composto por órgãos federais e pelas unidades federadas envolvidas.
Os números apontados pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000 (PNSB 2000), realizada pelo IBGE, revelaram que os índices de atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil estão ainda distantes da universalização pretendida e necessária. Os índices nacionais de atendimento pelos serviços de abastecimento de água, por meio de ligações domiciliares às redes, alcançaram 77,8%, enquanto o esgotamento sanitário chegava apenas a 47,2% dos domicílios. Com relação a infra-estrutura e serviços urbanos, julgue os itens subseqüentes. O DF, quando da sua implantação inicial, foi objeto de estudo de seus condicionantes físicos, consolidados em um relatório que tinha como objetivo a escolha de um sítio adequado ao processo de urbanização. Esse relatório destacou que o território do planalto central possui elevada presença de mananciais subterrâneos.
Os números apontados pela Pesquisa Nacional de Saneamento Básico 2000 (PNSB 2000), realizada pelo IBGE, revelaram que os índices de atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil estão ainda distantes da universalização pretendida e necessária. Os índices nacionais de atendimento pelos serviços de abastecimento de água, por meio de ligações domiciliares às redes, alcançaram 77,8%, enquanto o esgotamento sanitário chegava apenas a 47,2% dos domicílios. Com relação a infra-estrutura e serviços urbanos, julgue os itens subseqüentes. A situação do tratamento de esgotos no DF, privilegiada em relação à realidade nacional, tem gerado um desafio à gestão ambiental, no que se refere à destinação final do lodo gerado pelas estações. A destinação adequada desse subproduto vem sendo objeto de estudos, uma vez que sua disposição em aterro sanitário de resíduos sólidos piora a situação ambiental do aterro.
O plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana. No DF, desde a edição da LODF, se elaboraram duas versões do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), e o poder público está coordenando o processo de construção de um novo plano diretor de ordenamento territorial.Julgue os itens subseqüentes, que tratam do PDOT em vigor e da política habitacional. Desde a promulgação do PDOT, a maior ocupação urbana ocorreu na zona urbana de dinamização, considerada como zona de expansão urbana prioritária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...