Lista completa de Questões sobre Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no assunto mencionado no texto acima e em temas correlatos, assinale a alternativa incorreta.
Um aspecto econômico que une os interesses de Goiás e da Bielo-Rússia é a possibilidade de exportação de soja para o país europeu.
Os incentivos fiscais oferecidos pelo governo de Goiás poderão facilitar as negociações não só com a Bielo-Rússia, mas também entre o estado e outros investidores nacionais e estrangeiros.
Para os bielo-russos, a parceria com o estado de Goiás relaciona-se à possibilidade de incrementar os negócios na América Latina.
Um produto que o estado de Goiás exporta em grande quantidade e que poderá ser ofertado à Bielo-Rússia é o potássio, de larga utilização na moderna agricultura.
Os laços comerciais de Goiás com a Bielo-Rússia tornam-se importantes uma vez que podem contribuir para facilitar a entrada de produtos goianos no leste da Europa.
As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:
fusão entre capital bancário e industrial.
forte movimento de exportação de capitais.
expansão de grandes corporações mundiais.
retirada do Estado do cenário econômico mundial.
acentuado processo de concentração de capitais.
Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, configuram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na
Segunda Guerra Mundial.
Guerra Franco-Prussiana.
Guerra dos Boxers.
Guerra Civil Americana.
Primeira Guerra Mundial.
O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi assinalado pela emergência de regimes totalitários. Relativamente a essa realidade que marcou profundamente as décadas de 1920 e 1930, em larga medida causadora da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
O fascismo italiano teve no racismo o suporte ideológico oficial do regime.
Na Alemanha, Hitler chegou ao poder mediante violento golpe de Estado.
O ditatorial Estado Novo de Vargas apresentava aspectos próprios do fascismo.
A Guerra Civil Espanhola interrompeu a marcha ascensional da direita fascista.
Com Roosevelt, os EUA rompem a histórica tradição democrática do país.
As últimas décadas do século XX assistiram à consolidação de um longo processo histórico, basicamente mas não exclusivamente caracterizado pela conformação de um mercado efetivamente mundial. A essa nova realidade, comumente chamada globalização, agregam-se vários elementos, exceto:
presença de capitais financeiros de risco, chamados especulativos, que entram e saem rapidamente de um país.
incessantes inovações tecnológicas que impulsionam a produção e as comunicações.
rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros, que também se globalizaram.
existência de empresas especializadas em calcular o grau de perigo que um país oferece aos investidores.
acentuada redução das desigualdades sociais, entre países e entre os diversos continentes.
Em relação aos fluxos comerciais e financeiros da ordem global contemporânea, assinale a opção correta.
Uma das razões para o fracasso das negociações promovidas pela OMC para a superação dos grandes impasses no comércio internacional reside na manutenção de subsídios que países ricos insistem em oferecer aos seus produtores agrícolas.
Criada para regular o modo pelo qual os países realizam operações de compra e venda de bens e serviços, a Organização Mundial do Comércio (OMC) vê-se fragilizada por não dispor de mecanismos que lhe permitam arbitrar contenciosos entre os países que a integram.
Ao se recusar a participar da OMC, justamente por não se considerar uma economia de mercado, a China sente-se livre para atuar no comércio mundial sem se submeter às normas que regulam essa atividade em escala global, o que torna seus produtos bem mais competitivos.
O livre-comércio é, em teoria e em termos práticos, a grande bandeira empunhada pelos protagonistas da globalização, razão pela qual tendem a ser efetivamente suprimidas as barreiras alfandegárias, como a cobrança de taxas para que o produto entre em um país.
Prova de que a hegemonia dos países economicamente mais poderosos é inconteste no âmbito do comércio global é que, do surgimento da OMC aos dias de hoje, nenhuma demanda patrocinada por país em desenvolvimento ou emergente logrou sair vitoriosa.
Atualidades - Economia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2010
Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a alternativa correta.
Os manifestantes da foto têm como foco de protesto a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), que conduz as negociações da Rodada de Doha.
Dentre os alvos dos protestos, destaca-se a seguinte diretriz da Rodada de Doha:
fragilização do comércio multilateral.
consolidação do protecionismo econômico.
liberalização do comércio mundial.
aprofundamento da estatização do comércio.
expansão dos subsídios econômicos domésticos.
A reestruturação do tipo de infraestrutura referida acima expressa especificamente o fato de o país expandir sua capacidade
informacional.
defensiva.
normativa.
logística.
institucional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...