Lista completa de Questões sobre Energia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o assunto tratado no fragmento de texto acima e aspectos da história recente a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
De acordo com informações prestadas pelas autoridades japonesas, o vazamento de radiação decorreu de os reatores da usina de Fukushima não se terem desligado automaticamente após o terremoto, ao contrário do que se previa para situação como essa.
Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos relevantes da atualidade.
A fusão do combustível nuclear do núcleo da usina de Fukushima, após esta ser atingida por terremoto no Japão, demonstrou a fragilidade dos sistemas de segurança das usinas nucleares.
geopolítica do petróleo e do gás no Oriente Médio seria neutralizada.
crescente dependência da Europa em relação à Rússia seria reduzida.
rede de dutos transoceânicos entre Europa e América seria expandida.
presença militar estadunidense no Atlântico Norte seria reprimida.
exportações energéticas da Europa para a América seriam ampliadas.
Sobre as fontes de energia e poluição ambiental, podemos afirmar que:
I- as usinas hidrelétricas utilizam um recurso natural renovável, portanto não provocam impactos ambientais que causam, por exemplo, prejuízos à flora e à fauna.
II- uma importante vantagem da produção de energia nuclear é a de que suas usinas, mantendo seu funcionamento normal, não lançam partículas poluentes na atmosfera.
III- a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, provoca a chuva ácida, polui o ar e destrói vegetação, dentre outros impactos.
IV- a energia eólica é uma fonte de energia ilimitada nos lugares que apresentam as condições adequadas, mas emite poluentes no ar durante a operação.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
Julgue os próximos itens com relação à atual política externa e interna do governo do Irã. O desenvolvimento de um programa nuclear pelo Irã tem causado preocupação internacional, em especial, por parte dos Estados Unidos da América, de Israel e alguns países europeus.
Atualidades - Energia - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2010
Barato e abundante, o carvão nunca deixou de ser usado como fonte de energia. Ao contrário, a demanda mundial por este combustível fóssil, importantíssimo na produção de aço e de eletricidade, mais que dobrou nos últimos 35 anos. Calcula-se que as reservas mundiais sejam suficientes para 150 anos de consumo, embora pode-se afirmar que é uma das fontes que mais produz dióxido de carbono. Dominar a emissão deste elemento, é urgente para controlar o aquecimento global. O advento do uso do carvão como fonte de energia começa a partir:
Das últimas décadas do século XIX, com a necessidade de substituição do petróleo, devido à crise dos países da OPEP.
Do século XVIII, com a eclosão da Revolução Industrial.
Da segunda metade do século XX, com o uso do carvão em máquinas de guerra.
Do século XIV, com a utilização deste combustível fóssil, como implemento nas grandes navegações.
Do final do século XX e início do século XXI, devido à procura de fontes de energia limpa.
O aumento do consumo de energia elétrica teve como um fator principal, no período, a(o)
expansão da eletrificação rural por regiões.
retomada da atividade industrial.
suspensão de políticas de racionamento.
reconfiguração dos fusos horários do País.
desmembramento do Sistema Nacional de Energia.
A análise da notícia acima conduz à conclusão sobre o Irã de que o(a)
enriquecimento do urânio é incompatível com essa região do planeta.
país é considerado por essa Agência a mais forte potência nuclear regional.
governo atual se empenha para recuperar o status de potência nuclear.
programa nuclear iraniano está paralisado devido aos Estados Unidos.
sua capacidade nuclear é insuficiente para produzir bombas atômicas.
A comissão de energia da Califórnia decidiu que a partir de 2011, todos os televisores de até 58 polegadas (147, 32 centímetros) deverão apresentar maior eficiência energética. Atualmente, apenas 25% dos aparelhos disponíveis nas lojas atendem a esse requisito. Segundo analistas, a medida permitirá uma grande economia anual e evitará a construção de uma usina elétrica de 500 megawatts. (Revista Planeta, 02/2010) No Brasil:
A totalidade dos aparelhos de TV já seguem essas normas, e a economia de energia nesse setor, supera as expectativas desejadas.
A maioria dos aparelhos digitais já está entre os aparelhos mais econômicos do planeta.
Somente os aparelhos que têm acesso às redes de TV por assinatura são mais econômicos.
Há ainda uma grande necessidade de se avaliar formas de se economizar energia, não só com as TVs, mas também com outros aparelhos eletroeletrônicos
A tecnologia nacional utilizada na maioria maciça dos televisores comercializados no Brasil, já está inserida nos moldes das empresas que economizam energia através de seus aparelhos.
A energia nuclear tem sido apontada como solução para a crise energética em muitos países. Muitas pessoas, no entanto, encontram uma grande desvantagem no seu emprego. Qual?
A dificuldade de operação das usinas nucleares que exigem tecnologia de que não dispomos, necessitando que a quase totalidade da mão-de-obra nelas empregada seja de estrangeiros.
O perigo da radioatividade. A possibilidade de acidentes como o de Chernobyl, na ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
O lançamento na atmosfera, no processo de produção de energia, de gases poluentes, como o dióxido de carbono.
A inexistência de urânio no Brasil, levando-nos à dependência desse mineral, fundamental para a produção do combustível nuclear.
A dependência econômica e tecnológica uma vez que o Brasil, por não dominar qualquer tecnologia nuclear, não pode fabricar as pastilhas que alimentam os reatores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...