Lista completa de Questões sobre Energia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao tema da energia no Brasil e no mundo.
A vulnerabilidade energética na parte meridional da América do Sul vem se apresentando como elemento limitante do crescimento econômico de países como a Argentina.
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao tema da energia no Brasil e no mundo.
Empresas internacionais como a Gasprom, da Rússia, têm apresentado gerenciamento aberto, mas pouco estratégico, das grandes reservas de gás daquele país.
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao tema da energia no Brasil e no mundo.
A água em movimento nos rios ou barrada por represas, fonte de energia renovável em hidrelétricas, é cada vez mais valorizada no mercado global.
Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos ao tema da energia no Brasil e no mundo.
A base nuclear da energia produzida no mundo amplia-se cada vez mais ante o esgotamento iminente do petróleo.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.
Os EUA são os maiores produtores no mundo de etanol a partir da cana-de-açúcar.
No que concerne às matrizes energéticas e a sua relevância no cenário internacional, julgue os itens subseqüentes.
A questão da energia está exclusivamente relacionada à escassez de suprimentos, à sua produção e aos seus custos.
Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos.
Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresenta um argumento correto.
O uso de grandes superfícies agrícolas para a produção de energia pode reduzir, no curto prazo, a quantidade de cereais destinados à alimentação, o que pode influir na alta dos preços dos alimentos.
Não existe uma relação biunívoca, direta e universal entre a produção de biocombustíveis e o aumento da insegurança alimentar: ela varia de acordo com a capacidade e a característica de cada país e o sistema de produção usado.
O uso da bioenergia contribuiria para a redução de gases de efeito estufa, possibilitaria a inserção produtiva e a melhoria da renda de pequenos produtores e permitiria que muitos países em desenvolvimento reduzissem sua dependência do petróleo importado.
O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.
A produção de biocombustíveis pode mudar o eixo geopolítico vigente nas regiões em desenvolvimento, com grandes conseqüências para a atual estrutura de poder no campo energético.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude e a diversidade dos temas por ele tratados, julgue os itens que se seguem.
Fidel Castro (CUBA) e Hugo Cháves (VENEZUELA) simbolizam o apoio incondicional latino-americano ao projeto brasileiro de produção de combustível a partir da cana-de-açúcar.
Leia o texto abaixo com atenção:
Marque, entre as opções abaixo, a que apresenta corretamente a relação dos seis países envolvidos nas negociações pelo desarmamento nuclear da Coréia do Norte:
O ano de 2006 foi marcado por fatos significativos no que se refere ao tema energético no Brasil e no mundo. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A nacionalização do gás e do petróleo na Bolívia gerou um debate nacional restrito aos aspectos puramente econômicos acerca do tema energia.
O gasoduto que integra a Venezuela à Argentina tem como grande beneficiário o Brasil, mais especificamente as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
A dimensão energética e o crescimento econômico robusto não têm relação entre si.
A Rússia, potência energética da Eurásia, ampliou sua presença no cenário internacional depois da Guerra Fria, por meio, entre outros fatores, da sua força no campo energético.
O petróleo e seu preço internacional têm impedido que países como a Venezuela possam agir de forma mais autônoma no cenário internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...