Lista completa de Questões sobre Geografia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente a figura e com base neste mapa, suas numerações e conhecimentos geopolíticos, resolva a questão
Ao longo da Europa, governantes enfrentam movimentos separatistas, sendo que alguns foram agravados pela crise econômica. Marque a afirmativa que apresenta uma relação INCORRETA entre a numeração, a região/país e o conflito.
Em 1750, Portugal e Espanha assinaram um novo tratado em relação à distribuição das terras do novo mundo. Com base no princípio de Uti Possidetis, diversos espaços amazônicos, incluindo onde se encontra atualmente o estado de Rondônia, passaram ao domínio português. Esse fato é denominado deTratado de:
A compreensão dos fusos horários é importante para as pessoas que viajam e possuem contatos e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.
As fronteiras brasileiras estendem-se por 23.086 quilômetros. Desse total, 15.719 quilômetros correspondem a fronteiras terrestres e 7.367 quilômetros, a uma extensa orla marítima banhada pelo oceano Atlântico. São países que fazem fronteira com o Brasil, EXCETO:
Chile.
Bolívia.
Colômbia.
Argentina.
Venezuela.
Por estar localizado totalmente no hemisfério Ocidental, o Brasil tem os seus fusos horários atrasados em relação ao horário do meridiano de Greenwich. Atualmente, qual a quantidade de fusos adotados no Brasil?
2.
3.
4.
5.
6.
Nos séculos passados, muitas populações foram dizimadas por doenças transmissíveis. Acreditava-se que as doenças eram causadas por gases pestilenciais originados de matéria orgânica apodrecida, que contaminavam o ambiente. Desde a primeira metade do século XX, são realizados esclarecimentos a respeito da relação entre doenças e o meio ambiente, o que fortalece as ciências ligadas à saúde pública e à epidemiologia. A respeito desse assunto e de saúde pública, julgue os itens subsequentes.
Indicadores como mortalidade, morbidade e letalidade são fundamentais para o planejamento de ações de prevenção e controle das doenças. À mortalidade associam-se os termos surto, endemia, epidemia e pandemia e à morbidade associam-se os dados de sexo, causa, lugar e condição.
As fronteiras brasileiras estendem-se por 23.086 quilômetros. Desse total, 15.719 quilômetros correspondem a fronteiras terrestres e 7.367 quilômetros, a uma extensa orla marítima banhada pelo oceano Atlântico. São países que fazem fronteira com o Brasil, EXCETO:
Chile.
Bolívia.
Colômbia.
Argentina.
Venezuela.
Observe a imagem a seguir.
A imagem acima reproduz a capa do primeiro número (1908) da revista OImmigrante, um periódico informativo e de propaganda distribuído para os imigrantes que desembarcavam no porto de Santos, em São Paulo. A respeito da imagem, assinale a afirmativa correta.
São países com vasto território, população de mais de 1 bilhão de pessoas, enorme necessidade de geração de emprego e grandes desafios pela frente para conseguir fontes de energia, matérias-primas e alimentos, educação e proteção ao meio ambiente. Esses países viraram as estrelas da globalização, pois atraíram as grandes corporações interessadas em farta mão de obra barata para produzir manufaturados a baixo custo.
A que países o texto acima se refere?
Coreia do Sul e Rússia.
Irã e Grécia.
África do Sul e Brasil.
China e Índia.
Estados Unidos e Canadá.
O recrutamento de colonos para povoar regiões consideradas estratégicas por Portugal em sua colônia americana foi uma das medidas políticas empreendidas pelo Marquês de Pombal, por meio de uma política colonial claramente mercantilista, com o objetivo de fortalecer o poder da realeza e reduzir históricos privilégios concedidos a comerciantes ingleses.
Nesse sentido, a decisão tomada pelo governo de Lisboa de enviar colonos provenientes dos Açores e de Mazagão, no norte da África, para a região Norte brasileira foi motivadapelo comprovado sucesso do emprego de mão de obra imigrante nas lavouras de café no centro-sul da colônia, fato que indicava bons prognósticos para sua utilização na Amazônia.
pela urgente necessidade de povoar o Norte do Brasil, uma vez que, em face da crescente pressão exercida por Inglaterra, França e Holanda, era preciso integrar a área às demais regiões da colônia.
pela expansão da produção aurífera ao longo do século XVIII, cujo andamento das atividades dependia do fornecimento de gêneros alimentícios produzidos nos mais diversos pontos da colônia.
pela necessidade de controle do território do Norte, que permitiria ao governo de Portugal ampliar seus domínios americanos e, a partir do mapeamento hidrográfico da Amazônia, controlar a estratégica bacia platina.
pelo fato de as correntes migratórias externas poderem substituir, com vantagem, as populações nativas que, nesse contexto, haviam sido dizimadas em larga medida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...