Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As Nações Unidas lançaram no final de 2010, o primeiro atlas sobre meio ambiente referente à América Latina e Caribe. A publicação reúne mais de 200 fotografias de satélites que registram as mudanças e os problemas ambientais que estão ocorrendo na região e foi apresentada por Sílvia Giada, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em um país da América Central, que possui um famoso canal interligando os oceanos Atlântico e Pacífico. Trata-se:
Nicarágua.
Panamá.
Honduras.
Costa Rica.
México.
Atualidades - Meio Ambiente - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Segundo a definição da Agenda 21, a desertificação é a degradação do solo em áreas áridas, semi-áridas e sub-úmidas secas, resultante de diversos fatores, inclusive de variações climáticas e de atividades humanas. A prioridade no combate à desertificação deve ser a implementação de medidas preventivas para terras não atingidas pela degradação ou que estão apenas levemente degradadas. Como ações necessárias para minimizar e evitar a desertificação no Planeta, a Agenda 21 propões algumas ações.
1. Fortalecimento da base de conhecimentos e desenvolvimento de sistemas de informação e monitoramento para regiões não propensas a desertificação e seca, intensificando a exploração econômica dos recursos remanescentes nesses ecossistemas, tendo em vista a incapacidade de se reverter problemas em locais já afetados.
2. Combate à degradação do solo por meio da intensificação das atividades de conservação do solo, florestamento e reflorestamento.
3. Extinção de programas que ofertem assentamentos às comunidades carentes tradicionais por compreender que as ações exploratória e extrativista destas comunidades ampliam os riscos de se esgotar os recursos pelo extrativismo de subsistência em áreas totalmente.
4. Impedir a participação de comunidades tradicionais locais que ainda não dominam os princípios ambientais envolvidos no controle da desertificação e no manejo dos efeitos da seca, priorizando apenas grupos de consciência ecológica mais avançada.
De acordo com os princípios da Agenda 21, está(ão) correta(s) apenas
2.
2 e 3.
1 e 3.
1, 2 e 4.
2 e 4.
Um aspecto marcante da História Contemporânea é que, nas últimas décadas, o mundo parece ter acordado para as questões globais do meio ambiente. Dois séculos depois de iniciada a Revolução Industrial, a ideia de desenvolvimento sustentável tende a ganhar densidade. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.
O Protocolo de Kyoto, que detalhou metas para a redução da emissão de gases que ampliam o efeito estufa, em especial aqueles expelidos por indústrias e veículos, encontrou sérias dificuldades para atingir seus objetivos porque faltou-lhe, entre outros aspectos, a adesão integral dos países mais desenvolvidos, como os EUA.
Um dos mais graves problemas a afligir a humanidade nos dias de hoje é a escassez de água; entre os principais fatores a ameaçar as fontes de água no planeta podem ser citados o aumento da população, o crescimento nãosustentável da economia e a agricultura irrigada.
Atropelada pelos problemas que afetam a segurança internacional e que colocam em risco permanente a paz mundial, a ONU dirige sua atenção para o Conselho de Segurança e, por isso mesmo, recebe severas críticas por sua flagrante omissão em face da questão ambiental.
Ausência de saneamento básico, a exemplo de redes de esgotamento sanitário, e o consumo de água contaminada contribuem fortemente para o aumento de doenças infecciosas e são responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano, principalmente menores de cinco anos de idade.
Um dos maiores desafi os que cientistas e ambientalistas encontram, na atualidade, é entender o comportamento do clima global, o que explica o elevado grau de polêmica que envolve as previsões sobre o clima e o acirramento das negociações em torno de acordos internacionais, marcados por interesses políticos e econômicos.
Acerca da questão ambiental no planeta e de temas correlatos, assinale a alternativa correta.
Considerando os principais acontecimentos da atualidade e suas implicações históricas, julgue os itens que se seguem. A Convenção sobre Mudanças Climáticas (COP15), realizada em Copenhague em dezembro de 2009, terminou sem que os países participantes chegassem a um consenso sobre as medidas a serem tomadas quanto a esse tema.
Assinale a alternativa correta quanto ao recente desastre ecológico ocorrido nos Estados Unidos.
O derramamento de petróleo ocorreu no Oceano Pacífico, na região chamada Golfo do México, próximo à Califórnia.
O choque entre dois navios petroleiros carregados de óleo provocou o acidente de dimensões catastróficas.
Várias tentativas frustradas foram feitas para impedir o vazamento do petróleo e até o início do mês de junho não haviam obtido o efeito desejado.
A empresa brasileira Petrobrás, que opera na exploração de petróleo nas camadas do pré-sal no hemisfério norte, foi contratada pelo governo norte-americano para os serviços de limpeza do óleo que se espalha pelo mar.
A construção da próxima geração de carros elétricos depende de lítio, mineral em que aproximadamente metade das reservas do mundo está na Bolívia, um dos países mais pobres do mundo e que não está disposto a vendê-lo facilmente. Acerca da exploração do lítio boliviano, assinale a opção correta.
O diretor de cinema James Cameron, antes de visitar o Brasil, esteve na Bolívia, onde apoiou a causa dos indígenas contrários à exploração do mineral.
O Greenpeace se declarou contrário à exploração porque isso destruiria os lagos de sal, patrimônio ecológico e cultural da humanidade.
A mina que a PETROBRAS construiu para a exploração do mineral foi expropriada juntamente com as refinarias que a empresa mantinha no país.
Um problema de difícil solução é a localização do mineral, cujos depósitos estão sob a cidade de La Paz, o que dificulta o processo exploratório.
O governo boliviano, por meio da estatal Comibol, pretende inaugurar um projeto piloto de exploração nos próximos meses.
Com relação às consequências do efeito estufa na natureza, assinale a alternativa CORRETA.
Ação corrosiva devido à presença de ácido sulfúrico no ar.
Ação nociva sobre as partes aéreas das plantas, diminuindo-lhes a resistência.
Destruição da vegetação natural.
Elevação do nível do mar devida ao derretimento de grandes massas de gelo.
O Greenpeace, que chancela a propaganda acima, é uma organização não-governamental (ONG) com sede em Amsterdã e atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Sabendo disso, a imagem acima com o selo da ONG tem o propósito de promover:
campanhas publicitárias de modo a impulsionar o uso e a venda de madeira, certificando sua origem para a indústria moveleira.
campanhas publicitárias de venda de brinquedos que elejam o tema "proteção do meio ambiente".
campanhas contra o desmatamento, com vistas a proteger áreas de florestas, sensibilizando a opinião pública por meio de publicidades entre outros meios.
campanhas publicitárias da imagem da empresa a ser consolidada mundialmente, haja vista que sua inserção se dá nas imediações da Europa.
A diminuição das emissões de gases de efeito estufa é uma preocupação crescente em todo o mundo. Um dos pontos mais delicados a enfrentar refere-se ao setor de transportes. A respeito dos esforços feitos para diminuir a emissão de poluentes nesse setor da economia, julgue os itens subsequentes. Uma das apostas da indústria automobilística é começar a produzir os chamados carros híbridos, movidos tanto a gasolina quanto a álcool.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...