Lista completa de Questões sobre Política Internacional/ Relação entre Países para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
33- As eleições presidenciais francesas, neste ano de 2002, ganharam, em termos de impacto na opinião pública, uma importância bem superior à habitual. Em relação ao ocorrido no mais recente processo eleitoral vivido pela França, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa, assinalando em seguida a opção correspondente.
( ) Ao contrário do que previam os institutos de pesquisa, o candidato socialista Lionel Jospin não conseguiu passar ao segundo turno, tendo sido atropelado pelo veterano líder da extrema-direita Jean-Marie Le Pen.
( ) A esmagadora vitória obtida por Jacques Chirac no segundo turno, quando obteve mais de 80% dos votos, explica-se por seu carisma pessoal e pelo fato de ser o herdeiro político do grande líder francês Charles De Gaulle.
( ) Embora de extrema direita, Le Pen se distingue e se afasta das demais correntes políticas direitistas hoje existentes na Europa porque não admite a xenofobia e o racismo, além de defender a presença da França na União Européia.
Em maio de 2002, o presidente George W. Bush sancionou a nova Lei Agrícola ("Farm Bill") para os Estados Unidos da América (EUA), depois de aprovada nas duas Casas do Congresso. Em suma, novos e alentados subsídios são garantidos aos agricultores norte-americanos. No que concerne a uma decisão de tal natureza, e tendo em vista o elevado grau de interdependência da economia mundial, é correto afirmar que
a lei está perfeitamente inserida no espírito neoliberal que conduz a globalização, na medida em que, estimulando o aumento da produção agrícola norte-americana, amplia a oferta desses produtos no mercado mundial, o que faz cair seus preços.
funcionando como uma rede de proteção aos produtores rurais norte-americanos, a nova lei acabará por beneficiar, como num efeito dominó, o mercado mundial de grãos, pois que preços mais competitivos dinamizam as transações comerciais.
é provável que a União Européia e outros tradicionais exportadores de produtos agrícolas, como é o caso do Brasil, protestem e queiram questionar a nova legislação norteamericana; nesse caso, o fórum adequado para a discussão é a Organização Mundial do Comércio (OMC).
relativamente ao Brasil, as perdas – se existirem – deverão ser mínimas porque é pequena a participação do país no comércio mundial de soja, já que sua produção, embora de grande dimensão, volta-se quase que exclusivamente para atender a demanda interna.
a nova lei agrícola adotada pelos EUA não pode ser acusada de protecionista porque, em histórica decisão tomada em fins de 2001, os países integrantes da OMC reconheceram a necessidade de serem ampliados os subsídios para os produtos agrícolas, como forma de combater a fome no planeta
Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.
Em discurso pronunciado em Moscou, em janeiro de 2002, ao ser recebido oficialmente pelo Presidente V. Putin, o Presidente Fernando Henrique Cardoso condenou, por obsoleto, o sistema criado em Bretton Woods.
( ) Em junho de 1944, na cidade norteamericana de Bretton Woods, representantes de 44 países, com suas economias abaladas pela Segunda Guerra Mundial, reuniram-se para estabelecer uma nova ordem financeira internacional.
( ) Na ocasião, sob inspiração do economista britânico John M. Keynes, foi criado um sistema cambial atrelado ao dólar, que, por sua vez, se fixaria no ouro; com isso, pretendia-se garantir a estabilidade da economia internacional e das moedas nacionais.
( ) Na mesma oportunidade, fundaram-se o Fundo Monetário Internacional (FMI), a quem caberia manter o sistema cambial, e o Banco Mundial (BIRD), que financiaria projetos para o desenvolvimento dos países-membros.
Nas questões de 35 a 40, marque com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas, assinalando em seguida a opção correspondente.
Os recentes episódios ocorridos na Venezuela, assim como a atual situação argentina, conquanto marcados por suas especificidades, permitem análise mais ampla, comportando comparações com outros países latino-americanos e com outros momentos de sua História.
( ) Entre as novidades trazidas pelo fracassado golpe venezuelano, pode-se apontar o fato de que foi liderado pela associação de empresários com os sindicatos de trabalhadores do setor mais moderno e que sua força veio, em larga medida, da manipulação de informação pelos donos dos meios de comunicação.
( ) Com seu retorno ao poder, pouco tempo depois de ser deposto, Hugo Chávez provou que a Venezuela não está dividida e, muito menos, sem rumo claro a seguir, já que seu propósito de ser uma alternativa ao fracasso do neoliberalismo e de promover a "revolução bolivariana" mostra-se vitorioso.
( ) Em verdade, o que está acontecendo na Venezuela e na Argentina é a repetição, sem diferenças substanciais, da experiência vivida nos anos 1960 e 1970 pela América Latina, com seus golpes militares: inflação sob controle e bom desempenho econômico, mas profunda instabilidade política.
Foi eleito presidente da República Federal da Alemanha Horst Koehler. Membro da oposição conservadora liberal, Koehler foi escolhido com 604 dos 1204 votos da Assembléia Federal e assumirá o cargo no início de julho. A notícia causou polêmica na Europa pelo cargo que Koehler ocupava anteriormente:
Diretor do FMI.
Presidente da ONU.
Presidente do Banco Mundial.
Diretor da Polícia Política Européia.
Assinale a alternativa que define a chamada Primavera de Praga.
Um movimento, no princípio do século XX, pela concessão do direito de sufrágio às mulheres.
Observe o infográfico.
Analisando os percentuais do infográfico, podemos concluir que os franceses demonstraram nas urnas o(a)
Analise esse acontecimento.
O exemplo de união de Brigitte e Emmanuel Macron vence
No dia 11 de novembro de 2004, em um hospital militar em Paris, Yasser Arafat, o homem que sua vida inteira dedicou à criação de um Estado Palestino, morreu aos 75 anos. Para a sua sucessão o povo palestino elegeu:
Ahmed Yassin
Marwan Barghouti
Abu Mazen
Faruk Kaddumi
Ariel Sharon
O prazo é até o mês de setembro! Se o Congresso brasileiro não aprovar nosso ingresso no Mercosul nós nos retiraremos. O Brasil tem muito a perder com a nossa saída. Esse ultimato foi feito em meados de junho de 2007, pelo presidente do país que tem pretensões de fazer parte do Mercosul. Trata-se de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...