Questões de Atualidades da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Para além do aquecimento global, o Secretário chama a atenção para os atuais problemas ambientais relativos à

  • A.

    cultura de massa.

  • B.

    diversidade biológica.

  • C.

    economia de mercado.

  • D.

    ideologia ecológica.

  • E.

    produção flexível.

O Banco Mundial é uma agência do sistema das Nações Unidas, fundada em 1944. No momento de sua criação, sua principal missão era financiar a reconstrução dos países devastados pela guerra. Atualmente o Banco Mundial tem tido, como uma de suas funções, a de

  • A.

    socorrer os países-membros em momentos de crise, como a que eclodiu em 2008.

  • B.

    ofertar capitais de longo prazo especialmente para o financiamento de projetos de desenvolvimento econômico.

  • C.

    regular os fluxos comerciais entre países desenvolvidos e emergentes, equilibrando a balança comercial.

  • D.

    ofertar linhas de crédito comercial para os paísesmembros, a fim de incrementar as relações econômicas.

  • E.

    implementar programas de ajuste macroeconômico para países em desenvolvimento.

O aumento do consumo de energia elétrica teve como um fator principal, no período, a(o)

  • A.

    expansão da eletrificação rural por regiões.

  • B.

    retomada da atividade industrial.

  • C.

    suspensão de políticas de racionamento.

  • D.

    reconfiguração dos fusos horários do País.

  • E.

    desmembramento do Sistema Nacional de Energia.

A análise da notícia acima conduz à conclusão sobre o Irã de que o(a)

  • A.

    enriquecimento do urânio é incompatível com essa região do planeta.

  • B.

    país é considerado por essa Agência a mais forte potência nuclear regional.

  • C.

    governo atual se empenha para recuperar o status de potência nuclear.

  • D.

    programa nuclear iraniano está paralisado devido aos Estados Unidos.

  • E.

    sua capacidade nuclear é insuficiente para produzir bombas atômicas.

Analise os dados de um estudo estatístico sobre a mobilidade social no Brasil.

- Filhos de profissionais urbanos têm 15 vezes mais chances de entrar na escola do que os filhos dos trabalhadores rurais; crianças brancas têm 3 vezes mais chances de entrar na escola do que as não brancas.

- Filhos de profissionais urbanos têm 4 vezes mais chances de entrar na universidade do que os dos trabalhadores rurais; estudantes brancos, na mesma transição educacional, têm 2 vezes mais chances de ingressar na universidade do que os não brancos.

Esses dados permitem concluir que, no Brasil, as desigualdades de oportunidades educacionais

  • A.

    aumentam quando o nível educacional de origem aumenta.

  • B.

    ocorrem mais em função de raça do que de classe social.

  • C.

    não justificam as políticas de ação afirmativa do governo.

  • D.

    ocorrem também em função de raça.

  • E.

    diminuem para os não brancos quando o nível educacional de origem aumenta.

Em dezembro de 2009, realizou-se a Conferência do Clima COP-15, em Copenhague, reunindo representantes de 193 nações. Das negociações e impasses, surge um acordo, sem força de lei, firmado por Brasil, Estados Unidos, China, Índia e África do Sul. Com relação ao acordo, analise as propostas a seguir.

I – A temperatura global não pode aumentar além de 2 oC acima dos níveis pré-industriais.

II – Devem ser criados incentivos financeiros para projetos de REED (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).

III – Cortes profundos nas emissões de CO2 são necessários, e os países devem fornecer informações sobre a implementação de suas ações.

É(São) pertinente(s) ao acordo a(s) proposta(s)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e III, apenas.

O desenvolvimento sustentável planetário exige a criação de medidas e parâmetros, para se negociar, mais concretamente, a redução dos índices de poluição atmosférica. Uma dessas medidas é o chamado CO2 e ou CO2 eq. A medida mencionada foi criada para expressar, precisamente, a

  • A.

    remuneração equivalente às emissões evitadas de gás carbônico, ou seja, créditos de carbono.

  • B.

    equidistância entre os pontos máximo e mínimo da poluição causada pelo gás carbônico.

  • C.

    equiparação futura das emissões de gás carbônico entre países ricos e países pobres.

  • D.

    quantidade de gás carbônico equivalente encontrada nos gases de efeito estufa.

  • E.

    quantidade de monóxido de carbono necessária à formação do gás carbônico.

Ao final de 2009, o BNDES aprovou financiamento de parques geradores de energia no Ceará, nos municípios de Aracati e São Gonçalo do Amarante. Os projetos aprovados fazem parte do PROINFA, o programa do governo de incentivo a investimentos em fontes alternativas, que contribuam para a diversificação da matriz energética brasileira, empregando recursos renováveis. Os projetos aprovados contemplam parques geradores de energia

  • A.

    eólica.

  • B.

    hidrelétrica.

  • C.

    termelétrica.

  • D.

    maremotriz.

  • E.

    solar.

A “pegada ecológica” humana pode ser minimizada globalmente se forem aplicados, com efeito, os princípios relacionados ao conceito de

  • A.

    orçamento participativo.

  • B.

    desenvolvimento sustentável.

  • C.

    produção flexível.

  • D.

    comércio justo.

  • E.

    economia popular.

O país africano em foco é

  • A.

    Nigéria.

  • B.

    Sudão.

  • C.

    Eritreia.

  • D.

    Angola.

  • E.

    Somália.

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