Lista completa de Questões de Atualidades da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
O sloanismo tornou-se o símbolo mais espetacular do american dream (sonho americano) ao estabelecer os padrões modernos de financiamento e consumo.
As relações internacionais do início do século XXI não só mantiveram algumas tendências com relação à situação mundial, como também agregaram tendências novas. A propósito dessas tendências, assinale a opção correta.
No século XXI, a maioria dos países assentiu, sem contestação, à hegemonia norte-americana no mundo.
A Europa, região com longa experiência no sistema de integração entre países, consolidou, sem problemas, a integração política e constitucional da União Europeia.
Ao iniciar-se o século XXI, ao contrário do que ocorreu no século anterior, evidenciam-se vários países da América do Sul com regimes políticos nacionalistas e tendentes ao centralismo.
A Ásia tem perdido força econômica e política nesta primeira década do século XXI.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
Apesar do encolhimento das três grandes montadoras — Ford, GM e Chrysler —, Detroit continua sendo a capital mundial do automóvel.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema por ele focalizado, além do atual cenário americano, julgue os itens seguintes.
A decisão histórica a que o texto se reporta deve ser entendida como o retorno, ainda que de forma atenuada, aos tempos da polarização ideológica que caracterizava a Guerra Fria.
Com relação ao Brasil no contexto internacional, julgue os itens que se seguem.
O acrônimo BRIC significa Brasil, Ruanda, Índia e Canadá e se refere ao grupo de países (G-4) que busca articular um diálogo entre as civilizações.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao mencionar a crise diplomática entre Brasil e Colômbia, em 1999, o texto remete a uma situação que envolve o país vizinho há bastante tempo e que cria tensões na região amazônica. Os graves problemas com os quais se depara a Colômbia, cujos reflexos se fazem sentir no Brasil e em outros países sul-americanos, incluem
o tráfico de mulheres e de crianças.
o contrabando de minerais radioativos e de fármacos.
a explosão demográfica e as forças paramilitares.
as ações da guerrilha e do narcotráfico.
o contrabando de armas nucleares e convencionais.
Considerando a realidade brasileira, de seus fundamentos culturais às questões atinentes à segurança pública, passando pelas dimensões de interdependência de uma ordem mundial cada vez mais globalizada na qual o país está inserido e que, para além da economia, envolve múltiplas relações, julgue os itens de 111 a 120.
Tradicionalmente presentes na evolução econômica do mundo a partir da Revolução Industrial, as correntes migratórias ganham impulso e estímulo nos dias atuais graças à necessidade de mão-de-obra verificada com crescente intensidade nos países mais ricos, em especial nos que compõem a zona do euro.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A Índia é um Estado laico e democrático.
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A principal tensão étnica na Índia, em escala nacional, é a rivalidade entre a maioria hindu e a minoria muçulmana.
Depois de muitas crises, de alternância entre períodos democráticos e autoritários, a República brasileira completa 120 anos em 2009. O colapso do regime militar, em 1985, possibilitou o retorno do poder civil e a construção de uma democracia mais sólida e menos formal, cujo símbolo maior é a Constituição Federal de 1988. Assinale a opção que não representa característica, nos dias de hoje, da República brasileira.
O sistema de governo é o presidencialista.
O presidente da República é chefe de Estado e de Governo.
O Estado brasileiro está organizado sob a forma federativa.
Pode haver segundo turno nas eleições para presidente, governador e prefeito de grandes municípios.
O voto é obrigatório para todos, independentemente da idade do eleitor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...