Lista completa de Questões de Atualidades da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A região marcada na Alemanha (número 2) é pouco provável que se separe, mas muitos dos moradores dessa área defendem a ideia, pois acreditam que a região seria mais rica se fosse independente. Trata‐se da(e)
A ______________________ é uma área que corresponde a quase 60% do território brasileiro e engloba a totalidade de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do estado do ________________ (a oeste do meridiano de 44°W), perfazendo 5,0 milhões de km². Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Sobre o setor agropecuário do Brasil NÃO é correto afirmar que
Uma brasileira, chamada Ana Paula Maciel, foi presa na Rússia, juntamente com outros ativistas do Greenpeace, acusados, inicialmente, pelo governo daquele país, de pirataria e vandalismo, já que foram detidos tentando invadir uma plataforma marítima. O objetivo da ação apresentada era
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2014
Nelson Mandela morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, em sua casa, em Joanesburgo, África do Sul. Sobre a história de um dos mais expressivos defensores dos direitos humanos em nosso planeta, analise as afirmativas.
I. Foi o primeiro negro a ser eleito presidente da África do Sul, logo após receber o Prêmio Nobel da Paz.
II. Governou a África do Sul durante duas décadas, implantando a democracia, a igualdade e inserindo o país no BRICS.
III. Por sua militância a favor da igualdade racial foi condenado à prisão perpétua na África do Sul, mas libertado durante as reformas executadas pelo presidente Frederik de Klerk.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A principal finalidade da Comissão Nacional da Verdade é
Os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade já alcançaram grandes conquistas e revelações significativas na elucidação de um dos períodos mais dramáticos da história recente do Brasil, tais como:
I. Algumas pessoas que participaram da estrutura repressiva do regime militar admitiram à Comissão que torturaram ou viram outros agentes torturando presos, em audiências realizadas pelas comissões, com depoimentos relevantes, pois contrariam o discurso oficial dos militares, que ora negam que houvesse tortura, ora afirmam que eram casos isolados.
II. Após solicitação da Comissão Nacional da Verdade, a Justiça de São Paulo determinou a mudança dos atestados de óbito do jornalista Vladimir Herzog e do estudante Alexandre Vannucchi Leme, oficializando que ambos foram mortos pelo regime militar depois de sofrerem tortura, o que pode abrir precedentes para que outras famílias solicitem a mudança de atestado de óbito de seus parentes mortos pela ditadura.
III. Em parceria com outros órgãos e comissões, a Comissão Nacional da Verdade vem solicitando exumações e revendo laudos para investigar a morte de pessoas durante o regime militar no Brasil, como, por exemplo, o caso do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964 pelos militares, que teve seu corpo retirado do cemitério de São Borja (RS) e levado para Brasília, a fim de serem coletadas amostras para esclarecer o real motivo de sua morte.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Um dos casos mais emblemáticos ocorridos nos últimos anos de governos militares no Brasil foi o atentado a bomba no Riocentro, um centro de convenções no Rio de Janeiro. A Comissão Nacional da Verdade obteve documentos que apresenta detalhes inéditos sobre a ação dos militares para acobertar a autoria do atentado que ocorreu em 1981, durante a realização de um show para comemorar o
O gráfico foi elaborado com base nos primeiros resultados divulgados pelo estudo Tolerância Social à Violência Contra as Mulheres, realizado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Este resultado gerou grande polêmica e uma série de protestos, tendo sido posteriormente retificado pelo Ipea. A leitura dos resultados iniciais apresentados no gráfico NÃO nos permite afirmar apenas que a maioria
Após a divulgação dos resultados apresentados no gráfico, o Ipea lançou uma nota com uma retificação informando que a correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. O item apontado nesta nota, que gerou grande protesto entre as mulheres brasileiras, é o questionamento:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...