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A agricultura é, atualmente, um dos setores mais protegidos do comércio mundial e figura no centro das negociações multilaterais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Com relação ao protecionismo agrícola e seus efeitos no comércio mundial é incorreto afirmar que:
o Acordo sobre a Agricultura da Rodada Uruguai, que entrou em vigor em 1995, estabeleceu metas para a redução dos subsídios à exportação para os signatários.
nos países da OCDE as tarifas para produtos agrícolas são, em média, mais altas do que as tarifas para produtos industriais.
os países do G-20 são os principais usuários dos subsídios à exportação de produtos agrícolas no mundo.
nos países da OCDE, os subsídios têm um papel significativo nas receitas provenientes da agricultura.
os países do G-20 passaram a desempenhar um papel mais ativo nas negociações acerca do comércio mundial de produtos agrícolas durante a Rodada Doha.
Entre os principais aspectos, diretos ou indiretos, dessa transnacionalização não se destaca:
a nova divisão internacional do trabalho.
o crescimento de financiamento offshore.
a formação de cadeias produtivas internacionais.
o aumento generalizado da remuneração do trabalho.
a maior eficiência nos setores de transporte e de comunicação.
Dados alarmantes contrastam com discursos tranqüilizadores no que se refere à produção de biocombustíveis. A falta de consenso dificulta a diversificação da matriz energética mundial, atualmente dominada pelos hidrocarbonetos.
Com relação à produção dos biocombustíveis, assinale a afirmativa que não apresenta um argumento correto.
O uso de grandes superfícies agrícolas para a produção de energia pode reduzir, no curto prazo, a quantidade de cereais destinados à alimentação, o que pode influir na alta dos preços dos alimentos.
Não existe uma relação biunívoca, direta e universal entre a produção de biocombustíveis e o aumento da insegurança alimentar: ela varia de acordo com a capacidade e a característica de cada país e o sistema de produção usado.
O uso da bioenergia contribuiria para a redução de gases de efeito estufa, possibilitaria a inserção produtiva e a melhoria da renda de pequenos produtores e permitiria que muitos países em desenvolvimento reduzissem sua dependência do petróleo importado.
O aumento da produção é o resultado do uso de tecnologia mais avançada e de práticas mais intensivas por área produzida, o que preserva os ecossistemas e as florestas nativas.
A produção de biocombustíveis pode mudar o eixo geopolítico vigente nas regiões em desenvolvimento, com grandes conseqüências para a atual estrutura de poder no campo energético.
Os filmes ou documentários a seguir relacionam-se corretamente com os textos, à exceção de um. Assinale-o.
Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles, 1999 A gente é injusto com o documentário, à medida que ele tem uma relação muito forte com a história e a realidade brasileira. (Silvio Tendler)
Canudos, de Sérgio Rezende, 1997 Quando o cineasta se dispõe a chafurdar no lixo da história, ele presta um serviço inestimável para o país, Uma porcentagem grande de quem viu Canudos nunca tinha ouvido falar daquele episódio. (Paulo José)
Macunaíma, de Pedro de Andrade, 1969 Quando fui contracenar com o [Grande] Otelo em Macunaíma tinha um sentimento de veneração por ele. Tinha uma cena em que eu tinha que ficar com ele no colo, batendo na cabeça dele e dizendo: Cresce, cresce, meu filho, pra ir pra São Paulo ganhar muito dinheiro. (Paulo José)
Deus e o Diabo na terra do sol, de Glauber Rocha,1964 É a maior experiência cinematográfica do Brasil. [...] O que as pessoas não levam em consideração é o fato de um menino de 22 anos fazer um filme que está na história do cinema mundial. (Othon Bastos)
Vidas secas, de Nelson Pereira dos Santos, 1963 A transposição do vídeo para a película resulta feia? Não, é bonito, interessante e viável. Me incomoda um pouco no cinema sensação de muito dinheiro gasto num país sem recurso. (Matheus Nachtergaele)
Um dos principais itens da plataforma eleitoral de Fernando Lugo, ex-bispo católico eleito presidente da República do Paraguai em abril de 2008, foi a revisão do Tratado de Itaipu, celebrado com o Brasil em 26 de abril de 1973.
Entre outras cláusulas, o Tratado prevê que:
o Paraguai não receberá a compensação financeira dos royalties, pois seu território não foi atingido pela construção da barragem.
a venda da energia produzida a partir do aproveitamento hidrelétrico referido no tratado deve ser feita a preço de custo para países não signatários.
os signatários devem adquirir, conjunta ou separadamente, o total da energia produzida a partir do aproveitamento hidrelétrico referido no tratado.
os limites territoriais estabelecidos entre os dois países podem ser revistos em função da implantação de instalações destinadas à produção de energia elétrica e obras auxiliares.
os países signatários têm o direito de vender a energia por eles não utilizada para terceiros países.
Transita atualmente na Câmara dos Deputados uma proposta de Projeto de Lei encaminhada pelo Governo Federal que estabelece diretrizes para a gestão integrada dos resíduos sólidos no país. A necessidade de regulamentação do setor torna-se evidente quando se observam os resultados da Pesquisa de Saneamento Básico realizada no ano de 2000 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com relação às informações divulgadas pela pesquisa relativas à situação da limpeza urbana e à gestão de resíduos sólidos no Brasil, é correto afirmar que:
a menor parte dos municípios brasileiros utiliza os lixões como destinação final do lixo coletado.
entre 1989 e 2000 o crescimento populacional relativo do país foi maior que o crescimento da massa de lixo coletado no mesmo período.
a maioria dos municípios com população abaixo de 50.000 habitantes destina uma parcela significativa do seu orçamento para a gestão de resíduos sólidos.
a maior parte dos municípios com mais de um milhão de habitantes cobra algum tipo de tarifa para a cobertura de serviços de limpeza urbana.
a Região Nordeste é a que possui o maior número de pessoas ocupadas em serviços de limpeza urbana.
Em relação à crise das grandes cidades brasileiras, analise as afirmativas a seguir:
I. O setor da construção civil e o mercado de comércio informal minimizam os efeitos da crise urbana ao absorverem a mão-de-obra de pouca ou nenhuma qualificação.
II. A infra-estrutura urbana e os serviços públicos são insuficientes e mal distribuídos e reforçam os contrastes entre áreas com melhores equipamentos urbanos e outras de baixo padrão de habitabilidade.
III. A ausência de uma política social e ambiental eficientes encaminha um número expressivo de moradores para áreas urbanas de risco e contribui para o processo acentuado de degradação da natureza com a destruição de manguezais e de áreas verdes, entre outras.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Desde meados do século XIX, o mundo passou a girar em torno do petróleo – o chamado ouro negro. Ainda nos dias de hoje, há disputas comerciais, políticas e militares entre países interessados em explorar e controlar a sua produção. Na história do Brasil, esse tema mobilizou amplos setores da opinião pública:
no início da Primeira República, quando o presidente Floriano Peixoto deu o ponto de partida na exploração do óleo em terras baianas.
durante a gestão do presidente Getúlio Vargas (1951-54), quando foram estabelecidas as condições para a criação da Petrobras.
nas décadas de 1960 e 1970, no contexto da luta democrática contra o regime militar brasileiro.
durante os "cinqüenta anos em cinco" do governo do presidente Juscelino Kubitschek, quando foram implantadas as primeiras plataformas na costa brasileira.
na década de 1990, quando da adoção de uma política monopolista levada adiante pelos presidentes Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
No último ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem sido convocado para tomar decisões que dizem respeito à organização do sistema político-partidário do país. Uma dessas decisões foi a que:
estabeleceu regras de fidelidade partidária.
definiu normas para o estabelecimento de um sistema bipartidário.
baixou regras para a convocação de uma nova assembléia constituinte.
fixou critérios para a extinção das pequenas agremiações partidárias.
estabeleceu normas para a interdição geral de plebiscitos e referendos populares.
Durante o mês de outubro de 2007, um dos temas que chamaram a atenção dos meios políticos foi o debate em torno da possibilidade de o presidente Luís Inácio Lula da Silva concorrer a um terceiro mandato, a despeito de suas declarações em não autorizar qualquer iniciativa nesse sentido. Na história política brasileira, a legislação que estabeleceu o estatuto da reeleição presidencial foi aprovada:
durante o regime militar, com vistas a garantir maior continuidade político-administrativa.
na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, sob o argumento de que era fundamental para o país dar continuidade ao programa de reformas estruturais levado adiante pelo governo.
na gestão de Campos Sales ainda na Primeira República, como forma de consolidar a política então adotada de equilíbrio das finanças públicas do país.
no início da década de 1960, como resposta à crise decorrente da renúncia do presidente Jânio Quadros.
pelo presidente Getúlio Vargas na década de 1950, com o objetivo de dar prosseguimento ao seu programa de cunho nacional-desenvolvimentista.
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