Questões de Atualidades da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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O agronegócio inverte o sentido das migrações brasileiras: agora se vai do Sul e do Leste para o Norte. A população de Rondônia aumentou a taxas de 16% ao ano durante a década de 1990. A cidade de Buritis é, entre os 5 560 municípios brasileiros, a que mais recebeu migrantes nos últimos tempos – 90% deles vindos das regiões Sul e Sudeste do país. Os que chegaram na última década do século passado, se diferenciam dos que vieram nos anos 70 e 80 pelo fato de:

  • A.

    mudarem o perfil agropecuário do estado investindo no gado leiteiro.

  • B.

    terem sido atraídos por terras de boa qualidade a preços mais baixos.

  • C.

    realizarem investimentos em cana-de-açúcar para a produção de etanol.

  • D.

    utilizarem mão de obra boliviana, qualificada no cultivo de oleaginosas.

  • E.

    utilizarem mão de obra boliviana, qualificada no cultivo de oleaginosas.

Com muito atraso, produtores rurais finalmente apelam para as hidrovias amazônicas para o escoamento da sua produção.Asoja chega ao exterior a partir do rio Madeira, com 910 Km de navegabilidade ajustada. Barcaças de 3 200 toneladas são rastreadas por satélites e orientadas por sonares. O calado é de cinco metros. Na secular hidrovia do Mississipi, o calado é de somente três metros e a carga não pode passar de 1 100 toneladas por barcaça.

 

Um dos fatores que garante a navegabilidade do rio Madeira é:

  • A.

    todos os afluentes à direita do rio Amazonas são navegáveis.

  • B.

    sua profundidade varia somente entre a estação chuvosa e seca.

  • C.

    possuirumgrande número de eclusas ao longo do trajeto.

  • D.

    ser ligado por canais artificiais que garantem o volume de água.

  • E.

    não apresentar corredeiras porque não tem pedras no seu leito.

No mapa da questão nº 14, aparece um trecho da rodovia BR-364 atravessando o estado de Rondônia e a imagem retrata basicamente um dos objetivos da rodovia: escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste. Quanto ao outro propósito desta rodovia, que vai interferir na economia do estado é:

  • A.

    permitir o acesso mais rápido aos portos do Pacífico.

  • B.

    acelerar o intercâmbio comercial com o Peru e a Bolívia.

  • C.

    tornar o estadoumelo entre o Brasil e o PactoAndino.

  • D.

    explorar o potencial turístico existente ao redor da rodovia.

  • E.

    agilizar as operações que envolvem a extração da madeira.

É possível detectar algumas fases bem definidas na história da ocupação humana na Amazônia Brasileira. Após um longo período pré-histórico, que se desenvolveu por alguns milênios – envolvendo grupos étnicos e linguísticos vindos por rotas complexas – sucederam-se três modelos históricos de apropriação e utilização dos espaços regionais. Emrelação ao estado de Rondônia, a sequência correta é:

  • A.

    extração de madeiras nobres / extração da borracha / garimpos em floramentos cristalinos e extração de diamantes.

  • B.

    exploração do ouro e diamantes / extração de madeiras / implantação de núcleos de povoamento.

  • C.

    exploração de pedras preciosas / extração da borracha / implantação de núcleos de colonização.

  • D.

    coleta de drogas do sertão / exploração de ouro e diamantes / abertura de rodovias de penetração.

  • E.

    exploração do ouro e diamantes / extração da borracha / implantação de agrovilas ao longo das rodovias de penetração.

Muitos consideram a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré como precursora da rodovia BR-364. O início da sua construção está vinculado ao Tratado de Petrópolis que resolveu as disputas territoriais entre o Brasil e a Bolívia, ficando a construção da ferrovia como contrapartida para concretizar uma aspiração boliviana no que diz respeito ao problema de:

  • A.

    realizar a ligação ao Pacífico.

  • B.

    integração ao Centro-Oeste.

  • C.

    acessibilidade ao rioAmazonas.

  • D.

    escoamento de sua produção mineral.

  • E.

    ocupar a fronteira com o Peru.

O início da exploração da borracha amazônica foi próspero, mas a bonança durou pouco. Em 1912, a produção atingia o pico de 42 mil toneladas. A borracha representava 40% de todas as exportações nacionais. Em um segundo momento, entre 1942 e 1945, a borracha teve uma sobrevida que não foi com a mesma pujança do início do século, e logo voltou a perder em expressão no cenário econômico nacional. Nas duas fases mais expressivas da produção, um fator apontado abaixo pode ser considerado como responsável pelo declínio da borracha brasileira:

  • A.

    falta de crédito à extração e ao beneficiamento do látex.

  • B.

    precariedade da mão de obra usada pelos seringueiros.

  • C.

    dificuldade para escoar a produção até o porto de Belém.

  • D.

    concorrência da borracha produzida pelos asiáticos.

  • E.

    população indígena dificultava o acesso aos seringais.

Porto Velho nasceu em 1907, como “porto velho dos militares”, referência a uma guarnição que acampara no local em uma das guerras que ocorreram durante a segunda metade do século XIX, entre as nações do continente. Mais tarde, a região passou a ser usada para descarregar material para construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. O conflito continental a que o texto faz referência foi:

  • A.

    Guerra do Pacífico.

  • B.

    Guerra do Paraguai.

  • C.

    Guerra do Chaco.

  • D.

    Guerra da Cisplatina.

  • E.

    Guerra dos Farrapos.

Consideradas como as duas maiores obras do governo Lula, as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau devem consumir até R$ 28 bilhões em investimentos para gerar, a partir de 2013, 6 450 MW de energia e tentar tirar o país da rota de um novo apagão. Apesar de toda euforia provocada pela construção das obras e, os possíveis benefícios que elas irão trazer, a consequência social mais provável que irá afetar parte da população pode ser assinalada em:

  • A.

    desaparecimento por completo da pesca.

  • B.

    fim do garimpo que ainda atrai aventureiros.

  • C.

    remoção de famílias que vivem na beira do rio.

  • D.

    extinção dos pastos que atendem à pecuária.

  • E.

    lagos das usinas vão afetar o setor madeireiro.

Aeconomia capixaba durante muito tempo ficou à sombra dos demais estados da região Sudeste. Atualmente, este quadro foi revertido e o petróleo aparece como um dos principais responsáveis por essa transformação, já que o estado do Espírito Santo aparece em segundo lugar entre os principais produtores, superado apenas pelo Rio de Janeiro. Um fator que contribuiu para que a vice-liderança na produção nacional de petróleo se concretizasse foi:

  • A.

    a abundância de depósitos minerais cristalinos no território capixaba.

  • B.

    a desativação de poços em águas profundas por falta de tecnologia.

  • C.

    os estímulos que incentivaram a pesquisa mineral, dados pelo Estado.

  • D.

    a revitalização de alguns campos produtores situados em áreas terrestres.

  • E.

    a diminuição da produção de gás para dedicar-se somente ao petróleo.

Os quadros abaixo mostram a distribuição dos trabalhadores e a distribuição das riquezas geradas pelos setores econômicos no Espírito Santo.

Combase nos dados apresentados nos dois quadros pode-se afirmar que:

  • A.

    números reduzidos do Setor Primário mostram decadência da economia cafeeira.

  • B.

    incentivos fiscais dados por estados vizinhos esvaziam o setor industrial capixaba.

  • C.

    19% de população empregada no Setor Secundário refletem elevada robotização.

  • D.

    desenvolvimento petrolífero do estado ajudou o Setor Terciário a ter altos valores.

  • E.

    dados apresentados pelo Setor Terciário demonstram um alto grau de urbanização.

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