Lista completa de Questões de Atualidades da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As principais causas da decadência do café no vale sul fluminense do Paraíba, incluindo o município de Valença, foram: a utilização de técnicas inadequadas de plantio e cultivo e o mau uso da terra. Dentre as técnicas inadequadas, destacou-se o plantio do café em linha reta, de cima para baixo, e não em curvas de nível. Com isso, o cafeeiro tinha suas raízes capilares lavadas e expostas ao ar e ao sol pelas águas das chuvas, o que diminuía, consideravelmente, a sua produtividade e o seu tempo de vida útil.Além disso, a enxurrada removia a camada fértil do solo que era depositada nas várzeas ou levada pelas águas dos rios da região. A inevitável erosão tornava as encostas imprestáveis. Podemos ainda apontar dois outros fatores de intensificação da esterilização encontrada na região de Valença, sendo:
a urbanização acelerada e a introdução do cultivo de milho.
o uso abusivo de agrotóxicos e a mecanização intensiva.
a pecuária extensiva e o reflorestamento de eucalipto.
o cultivo itinerante de roçado e a abertura de estradas federais.
o desmatamento intensivo e as queimadas constantes.
Oprocesso de aquecimento da economia Valenciana seria acelerado a partir de 1910. No início do século XX acontecia uma grande expansão nos negócios ligados à indústria têxtil em todo o país, dando início a um novo ciclo econômico na história de Valença. Além das ferrovias já implantadas no município, aponte um outro fator que favoreceu esse novo ciclo.
O povoamento com excedentes demográficos de mão de obra especializada, adaptadas ao trabalho fabril.
Redes bancárias com capitais privados provenientes de excedentes do mercado de café e da imigração portuguesa instalada.
A sua posição geográfica em relação aos grandes mercados do Rio, São Paulo e Brasília.
A concentração de propriedades produtoras de algodão para fornecimento de matéria-prima para as tecelagens locais.
A existência no município de barragens e quedas d'água naturais com fornecimento de energia barata para o desenvolvimento industrial.
O texto descreve um movimento ocorrido em quase todo vale sul fluminense cafeicultor. Entre os motivos que justificam essa migração, pode-se apontar:
o fortalecimento da mão de obra imigrante, conjugado com o solo fértil do Oeste (terra roxa, do italiano rossa).
as técnicas de cultivo e tratamento mais tradicionais responsáveis pela diferença da quantidade produzida e pela produtividade.
o elevado emprego de t rabalhadores remunerados provenientes da migração intrarregional Rio-SP.
os investimentos do capital excedente de café em infraestrutura de transporte na Vale Sul fluminense, facilitando o deslocamento populacional.
a aquisição de novas terras, por pequenos proprietários imigrantes europeus, no estado de São Paulo, para a prática policultora.
Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal votou, por unanimidade, favoravelmente sobre uma matéria que envolve as universidades brasileiras. Os juízes julgaram o caso da Universidade de Brasília que havia inovado nos procedimentos de acesso dos estudantes aos cursos oferecidos pela Instituição. A matéria julgada por esse tribunal consiste no seguinte tema:
Experimentos laboratoriais com uso de espécies vivas.
Reserva de vagas para estudantes negros e para indígenas.
Aprovação de pesquisa universitária com base emcélulas-tronco.
Proporção de professores estrangeiros visitantes nas universidades.
Convênios firmados entre universidades nacionais e empresas estrangeiras.
O antigo nome da rua Saldanha Marinho (rua dos Mineiros) é um reflexo da vida das relações econômicas e condições geográficas da cidade no século XVIII. O nome anteriormente dado à rua representava:
a intensa chegada de migrantes provenientes do Estado de Minas Gerais, atraídos pelo trabalho agrícola.
a área onde se concentravam os mineradores, trabalhadores de exploração de minérios na mesma região.
a identificação de localização de famílias originárias de Minas Gerais, tradicionais no povoamento de Valença.
a passagem das tropas vindas da mineração no interior de Minas Gerais para a Corte no Rio de Janeiro.
a localização de comércio local, onde se realizavam as feiras com produtos trazidos por mercadores de Minas Gerais.
O estado de Rondônia possui diversas Unidades de Conservação Ambiental, já que o seu território é rico em biodiversidade e, ao mesmo tempo, sofre com o processo de desmatamento. Uma das Unidades de Conservação é denominada de Reserva Extrativista Lago do Rio Cuniã (RESEX), que possui a seguinte característica:
Em 1943, foi criado pelo Governo Federal o Território de Guaporé, atual estado de Rondônia. Na criação do referido território, foram instalados dois municípios. São eles:
A Serra Pacaás Novos forma um dos mais importantes conjuntos de elevações que constituem o relevo de Rondônia. O aspecto natural mais importante para Rondônia e adjacências, da referida serra, é:
A partir de 1970, a colonização oficial em Rondônia se desenvolve, tendo à frente o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o qual implementou, pioneiramente, cinco Projetos Integrados de Colonização (PIC). Nesse contexto, o primeiro PIC implementado pelo INCRA foi:
Sidney Girão.
Ji-Paraná
Ouro Preto.
PadreA. Rohl.
P.A. Ribeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...