Questões de Atualidades da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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Avalie se o Estado de Rondônia faz limite com os seguintes Estados:

I. Acre.

II. Amapá.

III. Amazonas.

IV. Mato Grosso.

Estão corretos:

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Em relação a aspectos relevantes da história da formação de Rondônia, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Até o século XVII apenas algumas missões religiosas haviam chegado à região onde hoje se encontra o Estado de Rondônia; no início do século XVIII, portugueses subiram o rio Madeira até o rio Guaporé e chegaram ao arraial de Bom Jesus, antigo nome da localidade de Cuiabá, onde descobriram ouro.

 A partir da descoberta do ouro, ocorrem seguidas explorações de bandeirantes pelo vale do rio Guaporé em busca das riquezas minerais da área.

Pelo Tratado de Tordesilhas toda a região pertencia à Espanha; com as Bandeiras e o mapeamento dos rios Madeira, Guaporé e Mamoré, no período de 1722 a 1747, os limites entre Portugal e Espanha foram redefinidos por meio dos Tratados de Madri (1750) e de Santo Ildefonso (1777); Portugal passou então a ter a posse definitiva da região.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. F, F e F.
  • B. F, V e V.
  • C. V, F e V.
  • D. V, V e F.
  • E. V, V e V.

Em relação ao Real Forte do Príncipe da Beira, NÃO é correto afirmar que:

  • A. está localizado no município de Costa Marques, à margem direita do rio Guaporé, na localidade denominada Príncipe da Beira.
  • B. faz parte do Patrimônio Histórico Nacional.
  • C. sua construção é conseqüência do Ciclo do Ouro e marca o primeiro processo de colonização do espaço físico que constitui o Estado de Rondônia.
  • D. sua pedra fundamental foi lançada em 20 de junho de1826.
  • E. serviu para manter o domínio português sobre as duas principais vias de comunicação da região, os rios Guaporé e Jauru.

A história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré passa pela questão do Acre (1899-1902), que ocasionou a assinatura de um importante tratado em 1903. Esse tratado define a compra da Região do Acre por 2 milhões de libras esterlinas e viabiliza a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré por parte do governo brasileiro, então vivamente interessado na exploração da borracha do Acre e do noroeste boliviano.

Esse documento é conhecido como Tratado de:

  • A. Madri.
  • B. Petrópolis.
  • C. Paris.
  • D. São Paulo.
  • E. Manaus.

O Estado de Rondônia foi criado no período:

  • A. da Primeira República.
  • B. do Estado Novo.
  • C. da ditadura militar.
  • D. da Nova República.
  • E. da revolução constitucionalista.

O estado de Rondônia faz divisa com, EXCETO:

  • A. o estado do Amazonas.
  • B. o estado de Mato Grosso.
  • C. o estado do Acre.
  • D. o estado do Pará.
  • E. a Bolívia.

O estado de Rondônia elege, a cada quatro anos, a seguinte quantidade de deputados federais:

  • A. 6.
  • B. 8.
  • C. 10.
  • D. 12.
  • E. 16.

O nome do estado presta homenagem a:

  • A. Cândido Rondon.
  • B. Máximo Ronda.
  • C. Felinto Rondélio.
  • D. Garcia Ronda.
  • E. Aparício Rondélio.

Em março de 2011, o Japão foi atingido por um forte tremor de terra, seguido de uma onda gigante (tsunami), fenômenos que geraram graves consequências para o país. Dentre essas conseqüências, é possível apontar as abaixo relacionadas, EXCETO:

  • A.

    risco de contaminação de pessoas e alimentos por radiação nuclear;

  • B.

    morte de centenas de pessoas e destruição de residências em Fukushima;

  • C.

    racionamento de energia elétrica;

  • D.

    de produtos eletrônicos de origem japonesa no mercado internacional;

  • E.

    incremento nas exportações de automóveis.

Segundo Lúcia Duarte, os grandes problemas ambientais com que convivemos atualmente são, em sua maior parte, frutos de uma visão distorcida e parcial de questões como desenvolvimento, progresso e crescimento. Essa visão fez com que o homem ocidental encarasse a natureza como

  • A.

    fonte inesgotável de recursos.

  • B.

    ambiente de exploração de subsistência.

  • C.

    habitat a ser preservado.

  • D.

    lugar das religiões.

  • E.

    inspiração de responsabilidade social.

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