Questões de Atualidades da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Lista completa de Questões de Atualidades da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1º de julho de 1999, o Brasil adotou formalmente o regime de metas para a inflação como diretriz de política monetária. A esse respeito é correto afirmar que:

  • A.

    Para o ano de 2013, a meta central do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IbGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatística) é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo sem que a meta seja formalmente descumprida.

  • B.

    O índice de preços utilizado no sistema de metas de inflação do país é o IGP-M (Índice Geral de Preço de Mercado) medido pela fGV (fundação Getúlio Vargas).

  • C.

    A meta de inflação anual no país é estipulada pelo próprio banco Central do brasil.

  • D.

    Atualmente, mensalmente, o Copom (Comitê de Política Monetária) do banco Central se reúne para verificar se o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está de acordo com a meta anual pré-estabelecida e utiliza o depósito compulsório como instrumento primário de política monetária.

Em 2011 o Brasil se tornou a sexta maior economia do mundo, ultrapassando a grã-Bretanha com um PIB (Produto Interno Bruto) aproximado de US$ 2,48 trilhões. No entanto, ao final do primeiro semestre de 2012, voltou a sétima colocação segundo matéria publicada na revista veja de 29/08/2012. Sendo assim, não estão incluídos no cálculo do PIB do país em 2012:

  • A.

    Consertos de notebooks realizados em uma loja especializada na cidade do Rio de Janeiro em 2012.

  • B.

    Geladeiras fabricadas e vendidas no interior de Minas Gerais em 2012.

  • C.

    Madeiras produzidas e utilizadas na fabricação de mesas no Rio Grande do Sul em 2012.

  • D.

    Cirurgias plásticas realizadas no Hospital São Luiz na cidade de São Paulo em 2012.

A partir do final dos anos de 1990 o governo brasileiro passou a apresentar superávits primários. No entanto, os déficits nominais permanecem até hoje. Sendo assim, é correto afirmar que:

  • A.

    Um superávit primário de, por exemplo, R$ 20 bilhões significa que as receitas do governo foram maiores que os seus gastos nesse mesmo valor, incluindo os juros da dívida pública.

  • B.

    O governo brasileiro desde o final da década de 1990 consegue economizar, mas não o suficiente para arcar com o pagamento total dos juros da dívida.

  • C.

    Em função dos déficits nominais o governo deverá emitir moeda e/ou comprar títulos públicos com o objetivo de cumprir suas obrigações financeiras.

  • D.

    Ao emitir moeda para financiar o déficit público, a inflação tenderá a diminuir.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...