Questões de Atualidades da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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As características essenciais do novo paradigma técnico-econômico, denominado "modelo de acumulação flexível", são, EXCETO:

  • A.

    ascensão dos complexos químico e metal-mecânico para a posição de liderança na inovação tecnológica e na elevação da produtividade;

  • B.

    aumento dos requisitos de qualificação da mão-de-obra em vários segmentos produtivos;

  • C.

    modificação dos padrões de concorrência, com a multiplicação de alianças tecnológicas e estratégicas entre empresas;

  • D.

    especialização das grandes empresas nas atividades essenciais e recurso à sub-contratação geralmente de empresas de pequeno e médio porte;

  • E.

    inovação dos métodos de gestão empresarial com base nas novas tecnologias da informação.

Leia os versos a seguir.

O autor da letra dessa música é:

  • A. Jorge Benjor;
  • B. Ed Motta;
  • C. Renato Russo;
  • D. Nando Reis;
  • E. Cazuza.

Um jornalista, após a derrota do Brasil para a França, na Copa 2006, declarou que se lembrava de uns versos famosos que poderiam bem representar o mau desempenho do time brasileiro na Copa e citou: "Nada vale a pena, se a alma é pequena". Essa frase modifica o verso original "Tudo vale a pena se a alma não é pequena", de autoria de:

  • A. Carlos Drummond de Andrade;
  • B. Manoel Bandeira;
  • C. Fernando Pessoa;
  • D. Cecília Meireles;
  • E. Luiz de Camões.

Acreditando em um novo papel para a arte, os surrealistas pintavam o mundo dos sonhos, querendo revelar as verdades escondidas dentro de cada pessoa.

O artista mais representativo do surrealismo, autor do quadro acima, é:

  • A. Salvador Dali;
  • B. Marc Chagall;
  • C. Eliseu Visconti;
  • D. Vincent van Gogh;
  • E. Juan Miró.

Na última década, o cinema brasileiro tem explorado o gênero documentário, tendo grande aceitação pelo público e pela crítica na medida em que trabalha temas recorrentes do dia a dia.

Na relação a seguir, o filme que NÃO pertence a esse gênero é:

  • A.

    Notícias de uma guerra particular, de João Moreira Salles;

  • B.

    Edifício Master, de Eduardo Coutinho;

  • C.

    Cidade de Deus, de Fernando Meirelles;

  • D.

    Janela da alma, de Walter Carvalho;

  • E.

    Ônibus 174, de José Padilha.

O estado de Mato Grosso é cortado por diversas rodovias federais, a maioria delas passando por Cuiabá. A rodovia Cuiabá-Santarém é a:

  • A.

    BR-153;

  • B.

    BR-116;

  • C.

    BR-230;

  • D.

    BR-163;

  • E.

    BR-101.

O conceito "cidadania" é muitas vezes empregado de forma ambígua em escritos jornalísticos, políticos, jurídicos e acadêmicos. A maior parte destas produções considera a "cidadania" sob uma perspectiva histórica, isto é, como um processo de universalização dos direitos civis e políticos, resultante de lutas sociais. Contudo, "cidadania" é também entendida como direito de afirmação da diferença, em estreita vinculação às assertivas do multiculturalismo. Indique a transcrição em que este segundo viés prepondera sobre a primeira no que tange à preservação do patrimônio cultural brasileiro:

  • A.

    "Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira [...]".Constituição do Brasil, Art. 216, 1988.

  • B.

    "Atualmente o país conta com dezessete bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu excepcional e único valor para a cultura da humanidade. Em 2001, as expressões orais e gráficas dos índios Wajãpi do Amapá foram proclamadas Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade […]"Unesco, Sede Brasil, 2006.

  • C.

    "[...] Um dos desafios desse Museu é tratar a língua portuguesa não apenas como patrimônio que se transmite de uma geração para outra, mas também como Mátria e Matriz que une e irmana, no mundo, todos os cidadãos que falam a língua portuguesa.".Discurso do Ministro Gilberto Gil na inauguração do Museu da Língua Portuguesa, 2006.

  • D.

    "Este patrimônio cultural imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana".Decreto n. 5.752, 12/04/2006.

  • E.

    "A Cultura Digital promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital, assim como a bandeira da ampliação infinita da circulação de informação e criação. Estas novas possibilidades de difusão e acesso à cultura impactam o marco legal dos direitos autorais conforme a disposição atual, e fomenta a discussão sobre novas formas de licenciamento e gestão de conteúdos".Ministério da Cultura. Fórum de Cultura Digital, 2006.

O texto acima transcrito particulariza a formulação de uma política patrimonial pelo Estado brasileiro. Assinale a alternativa em afinidade às concepções de cultura e patrimônio hegemônicas em âmbito federal durante os "tempos de Capanema":

  • A.

    A criação do Museu Histórico Nacional, em 1922, no antigo Arsenal de Guerra, Rio de Janeiro, por ocasião da Exposição Comemorativa do Centenário da Independência.

  • B.

    A inauguração do prédio do Ministério da Educação e Saúde, em 1935, com destaque à arquitetura em linhas modernistas traçadas por Le Corbusier.

  • C.

    A atuação da Inspetoria de Monumentos Nacionais (1934- 1937), voltada principalmente a trabalhos de restauração e preservação na cidade mineira de Ouro Preto.

  • D.

    O manifesto redigido por Mário de Andrade, em 1938, intitulado "Museus Populares", que aponta o impacto das (então) novas tecnologias na popularização da arte.

  • E.

    A concepção de Brasil como "arquipélago cultural", defendida por Vianna Moog, em 1940, acentuando as diferenças regionais.

O extrato do artigo acima citado explicita a criação de espacialidades conferidoras de visibilidade a um projeto de nação brasileira capitaneado pela Coroa ao longo do século XIX. Além do IHGB, outras instituições foram fundadas, ainda no período regencial, dentro desta mesma perspectiva, entre as quais podem ser citadas:

  • A.

    o Museu Imperial e a Academia Brasileira de Letras;

  • B.

    a Real Biblioteca (hoje Biblioteca Nacional) e o Museu Imperial;

  • C.

    a Real Biblioteca (hoje Biblioteca Nacional) e o Imperial Colégio Pedro II;

  • D.

    a Academia Brasileira de Letras e o Arquivo Público do Império (hoje Arquivo Nacional);

  • E.

    o Arquivo Público do Império (hoje Arquivo Nacional) e o Imperial Colégio Pedro II.

Entre as iniciativas tomadas pela sociedade civil, na década de 90, para responder à exclusão social de milhões de brasileiros, a de maior repercussão junto à opinião pública foi a coordenada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

O lema da sua campanha foi:

  • A. "Terra para quem nela trabalha";
  • B. "Mobilização pela vida";
  • C. "Quem tem fome tem pressa";
  • D. "Fome zero";
  • E. "Fim da exclusão".
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